Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HIV e contágio

Na sequência da comemoração do dia mundial da luta contra a SIDA, foi sugerida, a todos os diretores de turma, a dinamização da atividade "Contágio", cujos principais objetivos eram sensibilizar os alunos para os efeitos nefastos do vírus e alertar para as formas como o mesmo pode ser contraído. No 6º4 este "jogo" foi muito apreciado pelos alunos, que partilharam connosco a sua opinião sobre o mesmo:

"No dia 7 de dezembro de 2011, na aula de Formação Cívica, participámos numa atividade/jogo intitulado “Contágio”, a propósito do Dia Mundial Contra a Sida.
Através deste jogo aprendemos que a Sida é uma "doença" contagiosa, que pode ser transmitida por via sexual ou sanguínea. Aprendemos ainda que as relações sexuais sem proteção são um comportamento de alto risco. Por outro lado, aprendemos também o valor de assumirmos comportamentos de segurança.

Divertimo-nos muito com esta atividade pois foi uma forma interessante e diferente de aprendermos algo sobre esta "doença" e sobre a nossa sexualidade."