
A Obesidade e todas as consequências nefastas a ela associadas são, cada vez mais, uma preocupação constante da nossa Sociedade. Resultado de uma má alimentação, quer a nível da qualidade como da quantidade, está geralmente associada a outras condições como a Diabetes, a Hipertensão arterial e a Arterosclerose.
Um grupo de Enfermeiras do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco desenvolve junto das Escolas um projeto intitulado "Viver melhor - Promoção da Qualidade de Vida na Adolescência", promovendo rastreios entre a população infantil. Realizou assim, na nossa Escola e durante o primeiro período, várias atividades como a medição do índice de massa corporal (IMC), rastreio da glicemia e avaliação da tensão arterial entre os alunos do 7º ano de escolaridade. Os alunos cujos valores medidos representavam situações mais preocupantes foram encaminhados, mediante contato com os respetivos Encarregados de Educação, para consultas da especialidade.

Na sequência deste projeto, que é uma continuação do trabalho já desenvolvido no ano anterior, as enfermeiras do Serviço de Pediatria deslocaram-se à Escola na passada sexta-feira, dia 15 de Fevereiro, para dinamizar uma ação de sensibilização intitulada "Alimentação Saudável". Esta ação foi desenvolvida em duas sessões, cada uma com cerca de quarenta minutos e envolvendo duas turmas. No final, os alunos preencheram um pequeno inquérito e receberam, cada um, uma pequena saca térmica contendo o equivalente a um pequeno-almoço ou lanche saudável.
O projeto vai continuar a ser desenvolvido, ainda este ano letivo, agora com os alunos do 8º ano de escolaridade.
