Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Dia Mundial da Higiene das Mãos

O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem lugar a 5 maio.

Este dia internacional chama a atenção para a importância da higienização das mãos. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções nos ouvidos e estômago. Muitos fungos e germes acumulam-se nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.

Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.

Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos. 


Quando lavar as mãos?

Antes de mexer em alimentos
Depois de mexer em resíduos
Depois de ir à casa de banho
Depois de assoar nariz
Depois de espirrar ou tossir Após mudar fraldas
Após tocar em feridas ou doentes
Após fazer festas a animais





Uma correta lavagem de mãos é feita com sabonete e tem a duração de um minuto.


Dia Mundial da Asma

O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça feira do mês de maio. Este ano celebrou-se no dia 5 de Maio.

A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Atinge mais as crianças que os adultos.

Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde.

Sintomas de asma mais comuns

Falta de ar e cansaço
Pieira e tosse
Dores ou pressão no peito

Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana e podem agravar-se durante a prática de exercício físico ou durante a noite. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma.


Asma em Portugal

Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma. Algumas profissões representam maiores riscos de desenvolver a doença, como padeiros, pedreiros, cabeleireiros e pescadores.

A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crónica mais comum nas crianças.


Dia da Mãe

Teve lugar, no passado dia 3 de maio, o Dia da Mãe. Por ser um dia tão especial e dizer respeito a uma das relações mais importantes na vida de cada um de nós, aqui fica a nossa menção ao mesmo.

"O Dia da Mãe é uma data comemorativa que, em Portugal, se celebra no primeiro domingo do mês de maio. Chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas mudou para a nova data em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo. Trata-se de uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam-lhe surpresas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o seu empenho e dedicação.


Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga

A origem do Dia da Mãe remonta às comemora
ções primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra

Celebrava-se no quarto domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.