Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Alunos da Mina colhem mirtilos na Herdade Couto da Várzea (Retrospetiva)

Uma manhã de sol, crianças felizes, professoras e auxiliares animadas, pais dinâmicos e acolhedores, e vontade de descobrir e aprender. Eis os ingredientes necessários para um dia em cheio na quinta dos pais de dois dos alunos da nossa escola.
Nesta aventura, vivida no dia 19 de junho, os alunos da Escola da Mina puderam visitar o viveiro “Sementes Vivas”, uma empresa que produz sementes biológicas e biodinâmicas locais e tradicionais da nossa região.
Depois desta visita, foi tempo de deitar mãos à obra e, com muito entusiasmo, colher e comer mirtilos na propriedade dos donos da empresa Berrysmart, pais dos nossos colegas Catarina e do Tiago Antunes.
A D.ª Sandrine foi a nossa anfitriã e foi com ela que aprendemos todo o processo de produção do mirtilo: da semente ao fruto.
Para recuperar forças, almoçámos com alguns dos trabalhadores, que até nos tinham preparado um bolinho! Mais um gesto de simpatia e amabilidade a somar a todos os que já nos tinham proporcionado.
Já de barriguinha cheia, fomos embalar todos os mirtilos que tínhamos apanhado e que, muito gentilmente, nos foram oferecidos.
De volta à escola, o cansaço não se sobrepôs ao entusiasmo e à animação!
E assim vivemos um dia diferente e com verdadeira ligação à Natureza.
Aos pais da Catarina e do Tiago um obrigado do tamanho da vossa generosidade.
















Adaptado de www.afonsopaiva.pt

domingo, 15 de julho de 2018

EB Mina – Visita ao Museu do Pão


Na sexta-feira onze de maio, logo de manhã, nós, os alunos da turma do 2.º e 3.º ano da Mina, saímos de Castelo Branco para irmos visitar o Museu do Pão, em Seia.
A caminho, parámos na Serra da Estrela e estivemos a brincar com a neve.
Quando chegámos a Seia, saímos do autocarro, lanchámos e fomos de comboio até ao Museu do Pão.
Durante a visita, uns “duendes” contaram-nos a história do Pão e explicaram-nos como se fazia o pão e nós, com as nossas mãos, pudemos amassar e fazer uma lembrança que trouxemos connosco como recordação.
No final da visita, fizemos um jogo dos sentidos para adivinharmos os cereais de que se pode fazer pão e até pudemos provar as diferentes variedades de pão que lá se confecionam. O pão era muito saboroso!
Depois de almoçarmos, brincámos no parque e regressámos à nossa escola no “autocarro do Sr. Alexandre”. A viagem foi bem animada!
Texto escrito por: Ariana Fontão; Catarina Barbudo; Inês Borrego; Matilde Ivo e Tiago Miguel
  









Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Hábitos de Vida Saudável

Trabalhos realizados pelos alunos do 7.º 2, da Escola Básica Afonso de Paiva, no âmbito da Oferta Complementar de Escola - "Educação para a Cidadania", sob orientação do Prof. António Mesquista | Ano letivo 2017-2018
[Clique na imagem para ver os trabalhos]
https://issuu.com/afonsode…/…/2017.18_trabalhos_oc_saude_7_2

Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dia da Bolacha

Ora aqui está um excelente Dia para os mais gulosos: o Dia da Bolacha!
Este doce dia é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias à disposição do paladar humano: a bolacha. A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.

Algumas sugestões para o Dia da Bolacha são:
  • Fazer bolachas com os pais e amigos (sempre com a presença de um adulto)
  • Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal
  • Dar bolachas aos amigos e colegas
  • Experimentar novos tipos/sabores de bolachas
  • Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos
  • Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.
Mas, MUITA ATENÇÃO: não se esqueçam que o consumo de bolachas, tal como de qualquer outra guloseima, deve ser moderado, pois estas provocam cáries e promovem o aparecimento de doenças como a diabetes e a obesidade!

Adaptado de www.calendarr.com





terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dia Mundial da Alimentação

Tal como tem acontecido todos os anos, as Escolas do Agrupamento Afonso de Paiva celebraram, no dia 16 de outubro de 2015, mais um Dia Mundial da Alimentação.
Muita diversão e animação pautam as atividades desenvolvidas nesse dia, que culminam, quase sempre, com a degustação de um ou outro acepipe. 

Deixamos aqui os registos (em forma de notícias) do que foi feito neste dia tão animado.

Dia Mundial da Alimentação – Um dia em grande para as crianças de Salgueiro do Campo
Na nossa escola, iniciamos as comemorações do dia da alimentação no dia 15 de outubro. As avós de algumas crianças do Jardim de Infância e da Escola do 1.º ciclo vieram  fazer papas de carolo. Relembramos sabores de outros tempos, quando o milho era uma importante fonte de alimento. Com ele os mais pobres faziam broa, papas… e assim se matava a fome aos novos e aos velhos. Era a sobremesa de ricos e pobres.
No dia 16, de tarde, visitamos os nossos queridos idosos do centro de dia de Salgueiro do Campo. Com eles relembramos adivinhas, histórias , músicas e poesias.
Falamos da importância de uma alimentação variada e equilibrada. Depois partilhamos um delicioso lanche saudável.
Nós levamos as papas de carolo feitas no dia anterior, eles retribuíram com uma deliciosa salada de fruta, gelatina, iogurte…

Foi uma tarde muito bem passada, um dia em grande.





Comer bem para bem crescer - EB1 da Mina
Para comemorar o Dia da Alimentação, 16 de outubro, os alunos da EB1 Mina desenvolveram atividades relacionadas com a necesssidade de uma alimentação saudável. 

Assim, na quinta-feira, dia 15 de outubro, os alunos ouviram com muita atenção o senhor enfermeiro da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que lhes falou sobre a importância de comer várias vezes ao dia de forma variada, evitando o açúcar e as gorduras. Os alunos observaram e comentaram a roda dos alimentos e, no final, receberam um presente alusivo às frutas. Nesse mesmo dia, os alunos deslocaram-se à cozinha do refeitório da escola onde ajudaram a confecionar gelatinas, como proposta de uma sobremesa saudável. A sobremesa foi posteriormente servida ao almoço.

Na sexta-feira, dia 16 de outubro, Dia da Alimentação, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos fizeram uma visita de estudo ao Mercado Municipal, local desconhecido para vários alunos. Tiveram a oportunidade de observar produtos regionais que geralmente não se encontram em grandes superfícies. 

O dia e as atividades sobre a alimentação foram rematados de forma muito divertida com o visionamento do filme “Ratatui” cuja ação se desenvolvia, por coincidência, em torno do tema da culinária. 


JI de Freixial do Campo - Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro de 2015, Dia da Alimentação, fizemos, na nossa sala, uma salada de fruta com os mais variados frutos outonais. Cada criança trouxe para o Jardim duas peças de fruta e foi com essa fruta que a Educadora Maria e a Auxiliar Joaquina prepararam a famosa salada.
Depois foi só saborear! As imagens mostram alguns momentos…



UCCCB e EB Afonso de Paiva promovem sessões de sensibilização e informação


A comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica Afonso de Paiva começou logo pela manhã do dia 16 de outubro, no auditório da escola-sede, onde recebemos a visita da senhora enfermeira Luísa, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), para falar sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada.

A primeira sessão foi direcionada para as turmas de 1.º ano e a segunda para as turmas de 3.º e 4.º anos. A senhora enfermeira reforçou, uma vez mais, a necessidade e importância de termos uma alimentação equilibrada e variada para assim sermos mais saudáveis. Foi muito interessante e os nossos alunos reforçaram as aprendizagens de uma forma divertida. 



No final de cada sessão, foi oferecido a todos um marcador de livros com a forma de alimentos. Para aplicação das aprendizagens realizadas, confecionámos uma salada de fruta com frutas trazidas pelos nossos meninos, que ficou muito saudável e saborosa! 




domingo, 8 de novembro de 2015

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de Novembro nos estados membros da União Europeia.

A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.
Importância do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.

Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar têm excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de vir a ser obesos.

Adaptado de www.calendarr.com



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Festival das Sopas 2014/2015

No ano letivo de 2014/15 teve lugar, mais uma vez, o já célebre "Festival das Sopas" do nosso Agrupamento. Não tendo sido aqui feito, desde então, a divulgação do evento, achamos, mesmo assim, que o mesmo merece, da nossa parte, o devido destaque. Carregue na imagem em baixo ou aqui para ver a notícia publicada na altura  e as fotografias.



domingo, 25 de outubro de 2015

Dia Mundial das Massas

E por estranho que pareça, hoje assinala-se o Dia Mundial das Massas.

Este ano, a celebração inspira-se no tema "Alimentar o planeta, energia para a vida ", com o objetivo de informar os consumidores e a comunicação social sobre o valor nutricional das massas alimentícias.

A ideia da data surgiu em 1995 num congresso mundial sobre massa, sendo a data instituída em 1998 pela International Pasta Organization (IPO).

O dia comemora a importância da massa para a alimentação saudável e equilibrada e relembra o seu contributo da massa para o desporto e saúde das pessoas.

A massa é um alimento feito a partir de uma pasta de pão sem fermento que pode ser moldado em mais de 600 formas, sendo o nome das massas geralmente um descritivo das suas formas. As primeiras referências à massa remontam a 1154, na Sicília, em Itália, um país bem conhecido pelas suas "pastas".

Em Portugal realizam-se conferências, exposições, visitas e workshops de moldagem de massas, estes destinados aos mais pequenos. Portugal é um dos 20 maiores consumidores de massa mundiais, com 6,6 kg per capita anuais. Para comemorar o Dia Mundial das Massas é indispensável comer um prato de massa.

Adaptado

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial do Pão

Hoje, para além do Dia Mundial da Alimentação, comemora-se também o Dia Mundial do Pão. 
Alimento consumido por uma grande parte da população mundial, pode apresentar aspetos e ingredientes que variam de país para país e de localidade para localidade. 

O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há cerca de 6000 anos.

Surgimento do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
 Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota,. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.

A fermentação

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egito onde, há cerca de 6 mil anos, teria sido descoberta a fermentação.

O ar contém uma quantidade enorme de microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura, que encontram nas massas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da acção desses microrganismos, o amido divide-se em dióxido de carbono (CO2) e álcool. As bolhas do dióxido de carbono não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa. Durante a cozedura, o CO2 e o álcool conseguem escapar, mas o seu efeito é evidente na porosidade, sabor e aroma do pão.

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e humidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtem-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha.

O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal ainda se produz muito pão de massa velha. O pão alentejano e muitas broas minhotas são exemplos disso. Nas grandes superfícies comerciais e nas casas de produtos naturais/saudáveis também se encontra pão de massa velha ou fermento natural.

No entanto, a industrialização trouxe formas mais rápidas de produzir pão. O fermento de padeiro, que na grande maioria é utilizado para a fermentação do nosso pão, é um concentrado de leveduras. Como concentrado que é, torna a fermentação mais rápida e mais intensa. No entanto, os mais atentos ao paladar do pão observam a falta dos sabores e aromas que o fermento de padeiro não consegue "imitar".

O pão no Egito

As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcios há 4000 anos a.C. No Egito, o pão pagava salários: camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado á água formavam uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre os túmulos de reis que viveram por volta de há 2 500 a.C.


Em Israel

As primeiras padarias surgiram em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.


Na Antigüidade Clássica

O pão também teve sua história na Grécia e em Roma.

Na Grécia ocorreu na mesma época que no Egito, já em Roma foi bem mais tarde (800 anos a.C.), porém com grande importância.

Foi em Roma, por volta de 500 a.C. que foi criada a primeira escola para padeiros, tendo-se tornado o principal alimento daquela civilização. Este era preparado em padarias públicas.

Pode-se dizer que, com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.


Na Idade Média

Com o início da Idade Média, por volta do ano 476 da era comum, as padarias acabaram e a produção de pão voltou a ser caseira. Assim, as pessoas voltaram a comer pão sem fermento.

A partir do século XII, na França, a panificação volta a ser como antes.

Na Idade Moderna

No século XVII, a França torna-se um destaque mundial na fabricação de pães, desenvolvendo técnicas aprimoradas de panificação.

A industrialização do pão

O aparecimento da máquina ocorre somente no século XIX, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais), com um custo muito alto e também com grande rejeição. Os consumidores mostraram-se “hostis” com o pão feito mecanicamente. Pouco tempo depois surge o motor elétrico e a reclamação passa a ser dos padeiros. Cada máquina substituía dois padeiros.

Hoje o trigo é tratado em moinhos, é lavado, escorrido e passado por cilíndricos que separam o grão da casca.