Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alimentação Saudável. Mostrar todas as mensagens

sábado, 28 de setembro de 2013

Dia Mundial da Alimentação – Concurso de Fotografia

ALIMEN~1
 A DECOJovem desafia os alunos dos ensinos básico, secundário/profissional a tirarem uma fotografia original e criativa de uma fruta ou legume da época e a escreverem uma frase sobre a importância de uma alimentação saudável.
Ambas devem ser enviadas até ao dia 11 de outubro de 2013.

Há prémios para oferecer e as melhores fotografias serão integradas na fotogaleria que a DECOJovem vai lançar a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.


Fonte: dge

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Movimento pela Diabetes

A AÇÃO ESCOLAS EM MOVIMENTO PELA DIABETES VAI, DE FORMA PEDAGÓGICA E DIVERTIDA, FORMAR E EDUCAR AS NOSSAS CRIANÇAS PARA A PROBLEMÁTICA DA DIABETES

2.000€ em material para equipar o ginásio e um Dia em Movimento na escola, com muitas surpresas..
Este desafio é dirigido aos alunos do 5.º e 6.º ano e aos seus professores. Juntos, têm de criar um vídeo sobre o tema "Alimentação saudável e exercício físico para ajudar a prevenir a Diabetes", com a duração máxima de 3 minutos.

Os vídeos devem ser enviados até ao dia 17 de abril de 2013. Depois, vão ser votados aqui, até ao dia 10 de maio de 2013. Os vencedores do desafio são as três escolas com os vídeos mais votados.

Para consultar o blogue respetivo, carregue aqui.
Site do Movimento pela Diabetes: carregue aqui.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ação de Sensibilização sobre Alimentação Saudável

A Obesidade e todas as consequências nefastas a ela associadas são, cada vez mais, uma preocupação constante da nossa Sociedade. Resultado de uma má alimentação, quer a nível da qualidade como da quantidade, está geralmente associada a outras condições como a Diabetes, a Hipertensão arterial e a Arterosclerose. 
Um grupo de Enfermeiras do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco desenvolve junto das Escolas um projeto intitulado "Viver melhor - Promoção da Qualidade de Vida na Adolescência", promovendo rastreios entre a população infantil. Realizou assim, na nossa Escola e durante o primeiro período, várias atividades como a medição do índice de massa corporal (IMC), rastreio da glicemia e avaliação da tensão arterial entre os alunos do 7º ano de escolaridade. Os alunos cujos valores medidos representavam situações mais preocupantes foram encaminhados, mediante contato com os respetivos Encarregados de Educação, para consultas da especialidade. 
Na sequência deste projeto, que é uma continuação do trabalho já desenvolvido no ano anterior, as enfermeiras do Serviço de Pediatria deslocaram-se à Escola na passada sexta-feira, dia 15 de Fevereiro, para dinamizar uma ação de sensibilização intitulada "Alimentação Saudável". Esta ação foi desenvolvida em duas sessões,  cada uma com cerca de quarenta minutos e envolvendo duas turmas. No final, os alunos preencheram um pequeno inquérito e receberam, cada um, uma pequena saca térmica contendo o equivalente a um pequeno-almoço ou lanche saudável.
O projeto vai continuar a ser desenvolvido, ainda este ano letivo, agora com os alunos do 8º ano de escolaridade.















quarta-feira, 20 de junho de 2012

Uma tarte de mamute para os alunos sensibilizar de que uma sopa os vai deliciar


Foi realizada uma atividade, de animação de leitura, em todas as escolas e jardins de infância do agrupamento que, teve como objetivo informar e motivar os alunos a participar na “Rota de Afonso de Paiva” com o festival das sopas.
“A tarte de mamute”, de Jeanne Willis, foi o livro escolhido e apresentado pela educadora Madalena Nunes.
Este conta a história de um gordo mamute que vivia no cimo de uma montanha e de um homem das cavernas esfomeado que vivia lá em baixo, no vale, e que ao olhar para o mamute, imaginava uma tarte deliciosa. Mas transformar um mamute numa tarte não vai foi tarefa fácil para o nosso herói!
Os alunos aprenderam a cozinhar uma tarte e no final até provaram tarte de mamute. Bem! Não foi bem tarte de mamute, porque é muito difícil apanhar um mamute e para além disso, o mamute é um animal extinto. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam uma tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há 12000 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.

Com esta atividade, os alunos puderam, ainda, recordar que uma refeição é composta de três pratos, sendo que, a tarte pode ser servida como sobremesa. Por outro lado, foram sensibilizados a consumir sopa uma vez que esta constitui uma parte fundamental das receitas utilizadas como primeiro prato em qualquer país.

Em termos de componentes alimentares, são tão equilibradas que não seria necessário incluir outros pratos na nossa alimentação.



_________________________________________________________________________________

A "Tarte de Mamute" na EB de Salgueiro do Campo


Havia um homem pré-histórico que cada vez que olhava para o cimo do monte estava lá sempre um mamute a olhar para ele. O homem todos os dias pensava em matá-lo e em fazer uma tarte.
Um dia lembrou-se de fazer uma lança; mas ele não sabia fazer lanças então foi pedir a um amigo que a fez. Durante os seus planos, sempre que o homem pré-histórico se lembrava do que necessitava para caçar o mamute pedia ajuda aos amigos. Assim, conseguiu a lança, a armadilha, o carro, a panela, a lenha para a fogueira e prometendo como pagamento a todos um pedaço de tarte de mamute. Quando finalmente tinha tudo o que necessitava, começou a subir o monte para assustar o mamute e assim cair na armadilha. De repente, reparou que o mamute tinha desaparecido e ouviu-se um barulho estrondoso ….
Era a família do mamute que apareceu e levou tudo na frente.

Atividade “ A Viagem de Afonso de Paiva – descoberta de novos mundos e sabores”


Mães colaboram no desenvolvimento do Plano de Atividades


O jardim de infância Quinta das Violetas concretizou a atividade “ A Viagem de Afonso de Paiva – descoberta de novos mundos e sabores” com a colaboração de algumas mães que participaram na atividade “Master Chefe: cheiros e sabores”, confecionando receitas, utilizando alguns produtos dos países visitados por Afonso de Paiva. Estas experiências são oportunidades de aprendizagem para as crianças na medida em que o seu envolvimento é forte.





A rota de Afonso de Paiva, adaptada às idades das nossas crianças e utilizando a gastronomia, foi motivação para a realização de pequenas tarefas culinárias. Tiveram contacto com os ingredientes, exploraram alguns cheiros e sabores, aprenderam regras de higiene e manuseamento dos alimentos.








A nossa participação no Festival das Sopas também teve a colaboração de uma mãe para a confecção das mesmas. Desta vez, a mãe do João trouxe as” Novas Teconologias” da cozinha, confecionando as sopas “coloridas” na Bimby. As famílias colaboraram com os ingredientes. Também esta atividade foi motivadora para a educação das nossas crianças, sensibilizando-as para uma alimentação saudável. Esta atividade esteve inserida no conhecimento da rota de Afonso de Paiva, tendo o nosso jardim explorado as cores e sabores das sopas da Índia. À hora combinada as famílias deliciaram-se com a prova das sopas.





Educadoras do JI Quinta das Violetas

Uma outra forma de falar sobre Alimentação


Enfermeiras levam peça de fantoches às crianças do Salgueiro do Campo




JI de Salgueiro do Campo faz jogos sensoriais olfativos e visuais

Os alunos do JI de Salgueiro do Campo fizeram e provaram crepes

Integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, experimentámos novos sabores e cheiros no Jardim de Infância do Salgueiro do Campo.
Fizemos jogos sensoriais olfativos e visuais com várias especiarias: canela, pimenta branca, caril, açafrão das índias, pimentão doce, piripiri e noz moscada. Observámos as cores e os cheiros. Com recurso ao computador, observámos as plantas de onde estas se extraem.
O cheiro que mais os cativou foi o da canela.
Decidimos, por isso, fazer algo em que todas as crianças pudessem participar. A nossa assistente operacional ensinou-nos uma receita de crepes fácil e deliciosa.
Cada criança provou a massa crua e o crepe depois de cozido. Por fim polvilharam-nos com as especiarias e servimo-los para a nossa sobremesa desse dia. As crianças gostaram desta experiência e pediram para voltarmos a fazer crepes.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festival das Sopas 2011/2012

Na sequência daquilo que tem sido preconizado no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e, nomeadamente, de todo o esforço que tem sido aplicado no sentido de melhorar os hábitos alimentares dos alunos, teve lugar na Escola Sede o segundo Festival de Sopas, intitulado "Na ROTA de Afonso Paiva". Partindo de um ideia (mais um ideal) da professora Madalena Nunes, responsável pela cantina e bares da Escola e acérrima defensora de tudo o que torne as refeições escolares mais agradàveis e, fundamentalmente, mais saudáveis e tendo o apoio da equipa da Biblioteca nas suas inúmeras ações de sensibilização sobre higiene e alimentação, o projeto foi tomando gradualmente forma até à sua consecução, no dia 18 de Maio. A adesão foi total por parte de pais e encarregados de educação, alunos, professores e funcionários que participaram trazendo os ingredientes e ajudando na preparação dos expositores e na confeção das sopas. 
Durante a festa houve lugar também para a música, com a participação do Clube de Música da Escola, o Grupo de Adufeiras da ESALBI, os alunos da Educação Especial, que presentearam a audiência com músicas e danças e um grupo de alunas do 7º ano, com danças medievais. 
Finalmente, cerca de 1000 litros de diferentes sopas foram servidos aos cerca de 1500 visitantes, que expressaram o seu agrado e fizeram votos de que esta atividade se repita no próximo ano letivo. 
O Festival, pela sua importância como fator de sensibilização e promoção da Saúde, foi integrado num projeto com que a Escola se candidatou ao Concurso "Prémo de boas práticas em Educação para a Saúde e Ação Social Escolar", promovido pelo Ministério da Educação". 
Ficam aqui os nossos agradecimentos, em nome da equipa que organizou e preparou esta atividade, a todos quantos contribuíram com o seu empenho e entusiasmo de forma a tornar o evento um grande sucesso. 


Para visualizar a "reportagem fotográfica" do evento, carregue aqui ou na imagem.
Também lá encontrará as receitas das sopas servidas durante o Festival. 


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Formação "Alimentação saudável da Criança"

Como diz o velho ditado, não basta comer, há que saber fazê-lo. E comer não é apenas "atafulharmo-nos"com a primeira coisa saborosa que nos aparecer pela frente. É preciso saber escolher os alimentos e, se for caso disso, conhecer as formas de melhor os acondicionar, transportar e conservar, garantindo a máxima qualidade e todas as suas propriedades no momento de os preparar e consumir. E, se isto é importante para a alimentação dos adultos, muitos outros cuidados e atenções são necessários na alimentação das crianças de todas as idades. Será destes e de outros assuntos que se falará nesta formação que recomendamos.
Aqui fica então o convite para participar numa atividade muitíssimo interessante.

 Um conselho do Coordenador do Projeto de Educação para a Saúde e da Responsável pela Bibloteca da Escola.

(Carregue sobre as imagens para as ver ampliadas)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Comemoração do dia da Alimentação na JI/EB 1 de Freixial do Campo

Para comemorarmos o Dia da Alimentação, decidimos motivar para um aspeto fundamental na alimentação humana: a ingestão de SOPA.
 Após apresentação da história O caldo de pedra, em powerpoint, a exploração e registo gráfico da mesma, nada melhor do que a confeção de uma sopa de legumes, com a colaboração de todas as crianças na preparação dos ingredientes. Posteriormente, a sopa confecionada foi servida ao almoço e estava tão boa que algumas crianças repetiram!





Biblioteca Escolar comemora “Dia Mundial da Alimentação”

Foram dinamizadas sessões de animação de leitura dedicadas à alimentação saudável, para os alunos da EB de São Tiago, EB do Castelo e EB Afonso de Paiva.  A história "O Feijão, a Sra. Palha e o Carvão", dos Irmãos Grimm, foi a escolhida precisamente porque o feijão é um alimento necessário e muito importante na nossa alimentação.



Para além disso os alunos puderam observar, cheirar e sentir diversos alimentos que serviram de cenário à sessão.


Esta atividade teve como principal objetivo incutir nos alunos hábitos de alimentação saudável, motivando para a leitura e incentivando o gosto pelos livros.



"Comer Bem, Aprender Melhor": Ação de sensibilização para pais e encarregados de educação

A educadora Madalena Nunes realizou, nos dias 22 e 23 de setembro, uma ação de sensibilização sobre o projeto "Comer Bem, Aprender Melhor" para todos os alunos do 1º ciclo da EB Afonso de Paiva e EB de São Tiago.
Esta ação teve os seguintes objetivos: alertar os pais para a importância de uma alimentação saudável, informar sobre  as regras de funcionamento do refeitório, melhorar o funcionamento do mesmo, sensibilizar para a importância do pequeno almoço e para o consumo de uma peça de fruta a meio da manhã.
Educar bem, é o melhor e o mais seguro investimento do futuro e é por isso que as escolas têm cada vez mais responsabilidade no “debitar” de informação sobre hábitos de uma alimentação saudável.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem vindo, gradualmente, a desenvolver esforços para se transformar num espaço promotor de saúde, valorizando a educação alimentar, não só através dos conteúdos curriculares, mas também através de uma oferta alimentar equilibrada e diversificada, tanto nos refeitórios como nos bares, para que os alunos sejam progressivamente capacitados para fazerem escolhas mais saudáveis.