Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Alimentação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Alimentação. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial do Pão

Hoje, para além do Dia Mundial da Alimentação, comemora-se também o Dia Mundial do Pão. 
Alimento consumido por uma grande parte da população mundial, pode apresentar aspetos e ingredientes que variam de país para país e de localidade para localidade. 

O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há cerca de 6000 anos.

Surgimento do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
 Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota,. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.

A fermentação

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egito onde, há cerca de 6 mil anos, teria sido descoberta a fermentação.

O ar contém uma quantidade enorme de microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura, que encontram nas massas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da acção desses microrganismos, o amido divide-se em dióxido de carbono (CO2) e álcool. As bolhas do dióxido de carbono não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa. Durante a cozedura, o CO2 e o álcool conseguem escapar, mas o seu efeito é evidente na porosidade, sabor e aroma do pão.

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e humidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtem-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha.

O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal ainda se produz muito pão de massa velha. O pão alentejano e muitas broas minhotas são exemplos disso. Nas grandes superfícies comerciais e nas casas de produtos naturais/saudáveis também se encontra pão de massa velha ou fermento natural.

No entanto, a industrialização trouxe formas mais rápidas de produzir pão. O fermento de padeiro, que na grande maioria é utilizado para a fermentação do nosso pão, é um concentrado de leveduras. Como concentrado que é, torna a fermentação mais rápida e mais intensa. No entanto, os mais atentos ao paladar do pão observam a falta dos sabores e aromas que o fermento de padeiro não consegue "imitar".

O pão no Egito

As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcios há 4000 anos a.C. No Egito, o pão pagava salários: camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado á água formavam uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre os túmulos de reis que viveram por volta de há 2 500 a.C.


Em Israel

As primeiras padarias surgiram em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.


Na Antigüidade Clássica

O pão também teve sua história na Grécia e em Roma.

Na Grécia ocorreu na mesma época que no Egito, já em Roma foi bem mais tarde (800 anos a.C.), porém com grande importância.

Foi em Roma, por volta de 500 a.C. que foi criada a primeira escola para padeiros, tendo-se tornado o principal alimento daquela civilização. Este era preparado em padarias públicas.

Pode-se dizer que, com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.


Na Idade Média

Com o início da Idade Média, por volta do ano 476 da era comum, as padarias acabaram e a produção de pão voltou a ser caseira. Assim, as pessoas voltaram a comer pão sem fermento.

A partir do século XII, na França, a panificação volta a ser como antes.

Na Idade Moderna

No século XVII, a França torna-se um destaque mundial na fabricação de pães, desenvolvendo técnicas aprimoradas de panificação.

A industrialização do pão

O aparecimento da máquina ocorre somente no século XIX, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais), com um custo muito alto e também com grande rejeição. Os consumidores mostraram-se “hostis” com o pão feito mecanicamente. Pouco tempo depois surge o motor elétrico e a reclamação passa a ser dos padeiros. Cada máquina substituía dois padeiros.

Hoje o trigo é tratado em moinhos, é lavado, escorrido e passado por cilíndricos que separam o grão da casca.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. 

Neste dia realizam-se, por todo o Mundo, atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

- Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;

- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;

- Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;

- Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;

- Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Em 2015 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

Participa nesta celebração, procurando fazer uma alimentação o mais saudável possível. Quem sabe se não é o ponto de partida para melhorares os teus hábitos alimentares e te tornares muito mais saudável por muitos e muitos anos!....

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Biblioteca Escolar - Sessão de animação de leitura no Dia Mundial da Alimentação

A Biblioteca Escolar Afonso de Paiva assinalou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) com uma animação de leitura destinada aos alunos do 3.º ano da EB Afonso de Paiva, numa sessão articulada entre a biblioteca e as professoras titulares de turma. O entusiasmo dos alunos foi expressivo ao ouvirem O dia em que a barriga rebentou, de José Fanha, contada pela professora bibliotecária, Carla Nunes. A acompanhar a leitura desta divertida história, foram igualmente projetadas as apelativas ilustrações de Maria João Gromicho, seguindo-se um animado diálogo com os pequenos ouvintes, a leitura de imagens, os comentários e perguntas, bem como uma sensibilização para a importância de uma alimentação saudável. As atividades prosseguiram em sala de aula, com a resolução de uma ficha de leitura preparada pelas professoras titulares de turma. 
As sessões de leitura são dinamizadas pela professora bibliotecária junto dos alunos dos JI e EB do 1.º ciclo do Agrupamento e fazem parte de um conjunto de iniciativas com que a Biblioteca Escolar promove a leitura junto dos nossos alunos. São momentos de proximidade com os espaços da biblioteca (EB S. Tiago e EB Afonso de Paiva), proporcionando um contacto privilegiado com o imaginário literário e o cativante universo da ilustração.


Dia Mundial da Alimentação celebrado na Escola da Mina

“Um Lanche Saudável” foi uma das atividades desenvolvidas pelos alunos da EB1 Mina para realçar a importância de hábitos alimentares adequados.

Assim, no dia dedicado à alimentação, alunos e professoras reuniram-se no ginásio da escola e aí cada um mostrou aos outros o lanche que tinha levado para a escola. A variedade dos lanches foi muita, mostrando que comer bem para viver com saúde pode ser delicioso e ao mesmo tempo nutritivo.

De louvar o esforço das famílias que, neste dia, não incluíram nos lanches dos seus meninos alimentos açucarados e com gorduras.

Para rematar o evento, foram mostrados folhetos e lidas quadras alusivas a uma alimentação saudável.









Dia Mundial da Alimentação - "Saber Comer" (Biblioteca Municipal)

No sentido de celebrar o Dia Mundial da Alimentação, foram desenvolvidas, no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, várias atividades de sensibilização para esta temática, tão importante para os jovens.

Assim, no passado dia 13 de outubro, os alunos dos 1.º e 2.º anos da EB1 Mina dirigiram-se à Biblioteca Municipal onde os esperavam momentos divertidos e instrutivos. As atividades desenvolvidas na Biblioteca, integradas no mês da alimentação, tiveram como mote “Os alimentos saudáveis” e vieram ao encontro das atividades relacionadas com a Semana da Alimentação das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

Os alunos assistiram a uma história projetada em powerpoint, “A sopa queima”, a que se seguiram jogos relacionados com a importância de uma alimentação saudável. Assim, os alunos tiveram oportunidade de participar na história, resolver sopas de letras, jogos de memória e jogos de adivinhas. O entusiamo e a participação ativa por parte dos alunos traduziram bem o sucesso das atividades, provas evidentes de que, cada vez mais e para benefício dos nossos alunos, a sala de aula, de vez em quando, deve extravasar o simples espaço físico da escola.









quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e subnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Uma alimentação saudável é importante para um bom desenvolvimento do teu corpo e da tua mente. Tem cuidado com o que comes!.... 



quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Comemoração do Dia da Alimentação no JI de Freixial do Campo



No dia 16 de outubro
Foi o “Dia da Alimentação”.
Fizemos salada de fruta
Que faz bem ao coração.

Logo de manhãzinha
Começámos a trabalhar
Mas antes de cortar a fruta
Tivemos de a descascar.

Juntámos pêra,
Banana e maçã.
Pêssego e ananás
E, no fim, romã.

Sumo de laranja
Foi bom acrescentar
Para ficar deliciosa
Pronta a saborear.

Salada de fruta colorida
Saborosa parecia estar
Mas até ao almoço
Não a podíamos degustar.

Finalmente chegou a hora
De a saladinha provar
Estava docinha e gostosa
Que a queríamos comer sem parar.
 
Depois do almoço
Uma história para ouvir e ver
Falava de uma princesa
Que a sopa não queria comer

Com fantoches no fantocheiro
O Primeiro Ciclo a representar
Para os meninos e meninas
Que andam no Pré- escolar.

Depois deste dia bem passado
Ficámos todos a saber:
Temos de comer fruta e legumes
Se saudáveis quisermos ser.

                                                                                                      Alunos do 1º Ciclo
                                                                                                      Freixial do Campo

Dia Mundial da Alimentação

Projeto “O peixe é fixe!” e história “A Ovelhinha que veio para jantar”

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, os professores do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva realizaram algumas atividades, das quais destacamos a história “A OVELHINHA QUE VEIO PARA JANTAR”, contada a algumas turmas do 1.º ano, na Biblioteca de S. Tiago, e a apresentação do projeto “O PEIXE É FIXE”, no auditório da Escola Afonso de Paiva, levada a cabo pela Associação Portuguesa de Nutricionistas e pela ALIF (Associação da Indústria Alimentar pelo Frio), para o 4.º ano. Ambas as atividades tiveram como objetivo sensibilizar as crianças para os benefícios de uma alimentação correta, dando, no caso, mais destaque às frutas, aos legumes e ao peixe.

As crianças foram muito recetivas, gostaram e, ao que parece, aprenderam. Resta saber se os pais vão ser solidários com a ideia e começam a utilizar mais estes produtos nas suas receitas…. Esperamos que sim!