Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 13 de março de 2012

Uma horta na Escolinha


Muito se fala aos alunos, nos dias de hoje, de como as coisas eram no tempo dos nossos avós, em que grande parte da comida vinha da pequena horta no fundo do quintal, de que as pessoas eram mais resistentes porque os alimentos assim produzidos eram mais saudáveis. Mas, na maior parte das vezes, não passamos da teoria. Independentemente da razão para a inexistência de um espaço onde se possa mostrar aos jovens como era antigamente uma horta, o que é certo é que, sendo uma grande parte dos alunos da cidade, onde vivem em apartamentos ou vivendas com pouco espaço exterior, estes ficam para toda a vida  com uma noção muito vaga do que é colher aquilo que se produz. Por todas estas razões, é meritório o trabalho da professora Angela, do Jardim de Infância do Castelo, que pôs as mãos à obra e fez, com a ajuda dos seus alunos, uma pequena horta. Aqui fica o registo do momento em que procedia à rega da mesma e de um pequeno texto por ela escrito.




"A seca é grande, não chove...
temos que regar a nossa horta!!
Plantámos couves, alfaces, abóboras, cabaças, salsa,
batatas........ e mais umas sementes que iremos descobrir.
Se a fartura for grande convidamos para a sopa....

Beijinhos

Jardim de Infância do Castelo"

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Linha Saúde 24

"A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas."


A importância deste meio de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em caso de doença é, quanto a nós, tão grande que prontamente acedemos ao pedido que nos fizeram de publicitar o seu serviço entre os alunos e restante comunidade educativa. Desta forma, foi distribuído aos alunos das várias escolas do agrupamento o "Pequeno Livro Saúde 24", com a explicação de como o serviço funciona e em que situações deve ser consultado, assim como fizemos chegar aos professores informação suplementar (Apresentação e Dossier Saúde 24) de forma a esclarecerem quaisquer dúvidas apresentadas pelos pequenos durante as aulas. 


Para os Pais e Encarregados de Educação e demais interessados, disponibilizamos aqui todas as informações pertinentes sobre a Linha Saúde 24, de forma a que tomem conhecimento da sua existência, se tal for o caso, ou que conheçam mais aprofundadamente  a forma como este serviço os pode ajudar. 


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Formação "Alimentação saudável da Criança"

Como diz o velho ditado, não basta comer, há que saber fazê-lo. E comer não é apenas "atafulharmo-nos"com a primeira coisa saborosa que nos aparecer pela frente. É preciso saber escolher os alimentos e, se for caso disso, conhecer as formas de melhor os acondicionar, transportar e conservar, garantindo a máxima qualidade e todas as suas propriedades no momento de os preparar e consumir. E, se isto é importante para a alimentação dos adultos, muitos outros cuidados e atenções são necessários na alimentação das crianças de todas as idades. Será destes e de outros assuntos que se falará nesta formação que recomendamos.
Aqui fica então o convite para participar numa atividade muitíssimo interessante.

 Um conselho do Coordenador do Projeto de Educação para a Saúde e da Responsável pela Bibloteca da Escola.

(Carregue sobre as imagens para as ver ampliadas)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Chegou recentemente à Escola a informação de que a Liga Portuguesa contra o Cancro abriu a XIV Edição do Concurso de Desenho e de Composição sobre o Dia Mundial sem Tabaco. Este concurso, cuja abertura oficial foi no dia 17 de Novembro (data da efeméride), irá decorrer até 31 de Março de 2012.
Trata-se de uma actividade em que, para além de se sensibilizarem as pessoas para o grande problema que é o Tabagismo e para as eventuais consequências desse hábito, se torna possível a conquista de diversos prémios em dinheiro. Se tens algum jeito e criatividade, não percas esta oportunidade!






Todas as informações que necessitas encontram-se nos seguintes links:

            Aviso de Abertura         Guia de orientação/ Condições        Boletim de Inscrição

Para mais informações, consulta o site da Liga Portuguesa contra o Cancro, dirige-te ao teu
diretor de turma ou ao coordenador do Projeto de Educação para a Saúde.

CEF participa no projeto “Educação para a Saúde”

A turma CEF “ Práticas de Ação Educativa” da escola básica Afonso de Paiva, no âmbito do estudo das temáticas “Higiene e Saúde” e “Educação Sexual em Meio Escolar”, participou no projeto do Instituto Português da Juventude “CuidaTe”.
Neste sentido, participou nas ações de sensibilização: “Métodos Contracetivos”; “Doenças Sexualmente Transmissíveis” e “Higiene e Saúde”, dinamizadas pelas profissionais enfermeira Umbelina e Dr.ª Cristina, que para além de promoverem um conhecimento mais aprofundado sobre os vários assuntos, fomentaram ainda o debate de ideias, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas dos alunos.

Comemoração do dia da Alimentação na JI/EB 1 de Freixial do Campo

Para comemorarmos o Dia da Alimentação, decidimos motivar para um aspeto fundamental na alimentação humana: a ingestão de SOPA.
 Após apresentação da história O caldo de pedra, em powerpoint, a exploração e registo gráfico da mesma, nada melhor do que a confeção de uma sopa de legumes, com a colaboração de todas as crianças na preparação dos ingredientes. Posteriormente, a sopa confecionada foi servida ao almoço e estava tão boa que algumas crianças repetiram!





Biblioteca Escolar comemora “Dia Mundial da Alimentação”

Foram dinamizadas sessões de animação de leitura dedicadas à alimentação saudável, para os alunos da EB de São Tiago, EB do Castelo e EB Afonso de Paiva.  A história "O Feijão, a Sra. Palha e o Carvão", dos Irmãos Grimm, foi a escolhida precisamente porque o feijão é um alimento necessário e muito importante na nossa alimentação.



Para além disso os alunos puderam observar, cheirar e sentir diversos alimentos que serviram de cenário à sessão.


Esta atividade teve como principal objetivo incutir nos alunos hábitos de alimentação saudável, motivando para a leitura e incentivando o gosto pelos livros.