Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atividades do Ateliê de Ludoterapia

Ateliê de Ludoterapia “numa doce tarde”

Foi uma atividade do Ateliê de Ludoterapia em que os alunos aprenderam a confecionar as Areias de Cascais, identificaram os ingredientes e a importância dos mesmos para a confeção do bolo.

Receita das areias
375 gr. de açúcar 
600 gr. de manteiga 
900 gr. de farinha

Preparação: 
Amassa o açúcar com a manteiga até ficar uma massa homogénea. Junta a farinha à massa e envolver tudo bem. Molda bolinhas de massa e leva-as ao forno num tabuleiro a 200 °C cerca de 10 minutos. Quando retirares do forno passa as areias por açúcar e canela.
























 BOM APETITE!

________________________________________________________________________________

Grupos de comunicação






______________________________________________________________________________

Pizza no final do ano letivo










Dia Mundial da Criança

1 de Junho é o Dia Mundial da Criança. É um dia muito especial que pretende celebrar uma fase muito bela mas também conturbada da nossa vida: a infância. É durante esta etapa que se estabelecem muitas das características que nos definem como um ser humano individual e independente e que se forma grande parte da nossa personalidade. Por esta razão, é muitíssimo importante relembrar a todos os adultos que também já foram crianças e que das suas ações e decisões resultam consequências que serão muito importantes para o desenvolvimento futuro dos petizes. E, aos pequenos, dar a oportunidade de, pelo menos nesse dia, se sentirem felizes por serem crianças...
_________________________________________________________________________________


EB de São Tiago comemora “Dia Mundial da Criança”




No dia 1 de junho de 2012, os alunos da EB de São Tiago deslocaram-se às Docas para aí realizarem atividades integradas na comemoração do “Dia Mundial da Criança”. Visitámos a “III Bienal do Azeite”, brincámos nos insufláveis, observámos o gado bovino e caprino, fizemos uma vela com cera das abelhas e até fizemos biscoitos que comemos ao lanche. Foi muito divertido!

Alunos do 4º ano, turma 1 ST





_________________________________________________________________________________

Comemoração do “Dia Mundial da Criança” na EB da Mina

Comemorámos o "Dia Mundial da Criança" com diversas atividades de expressão plástica e a visualização de filmes.

Foi um dia muito divertido!









_________________________________________________________________________________

Comemoração do “Dia Mundial da Criança” na EB e JI do Freixial do Campo




Uma tarte de mamute para os alunos sensibilizar de que uma sopa os vai deliciar


Foi realizada uma atividade, de animação de leitura, em todas as escolas e jardins de infância do agrupamento que, teve como objetivo informar e motivar os alunos a participar na “Rota de Afonso de Paiva” com o festival das sopas.
“A tarte de mamute”, de Jeanne Willis, foi o livro escolhido e apresentado pela educadora Madalena Nunes.
Este conta a história de um gordo mamute que vivia no cimo de uma montanha e de um homem das cavernas esfomeado que vivia lá em baixo, no vale, e que ao olhar para o mamute, imaginava uma tarte deliciosa. Mas transformar um mamute numa tarte não vai foi tarefa fácil para o nosso herói!
Os alunos aprenderam a cozinhar uma tarte e no final até provaram tarte de mamute. Bem! Não foi bem tarte de mamute, porque é muito difícil apanhar um mamute e para além disso, o mamute é um animal extinto. Tal como os elefantes, estes animais apresentavam uma tromba e presas de marfim encurvadas, que podiam atingir cinco metros de comprimento, mas tinham o corpo coberto de pelo. Estes animais extinguiram-se há 12000 anos e foram muito comuns no Paleolítico, onde foram uma fonte importante de alimentação do homem da Pré-história.

Com esta atividade, os alunos puderam, ainda, recordar que uma refeição é composta de três pratos, sendo que, a tarte pode ser servida como sobremesa. Por outro lado, foram sensibilizados a consumir sopa uma vez que esta constitui uma parte fundamental das receitas utilizadas como primeiro prato em qualquer país.

Em termos de componentes alimentares, são tão equilibradas que não seria necessário incluir outros pratos na nossa alimentação.



_________________________________________________________________________________

A "Tarte de Mamute" na EB de Salgueiro do Campo


Havia um homem pré-histórico que cada vez que olhava para o cimo do monte estava lá sempre um mamute a olhar para ele. O homem todos os dias pensava em matá-lo e em fazer uma tarte.
Um dia lembrou-se de fazer uma lança; mas ele não sabia fazer lanças então foi pedir a um amigo que a fez. Durante os seus planos, sempre que o homem pré-histórico se lembrava do que necessitava para caçar o mamute pedia ajuda aos amigos. Assim, conseguiu a lança, a armadilha, o carro, a panela, a lenha para a fogueira e prometendo como pagamento a todos um pedaço de tarte de mamute. Quando finalmente tinha tudo o que necessitava, começou a subir o monte para assustar o mamute e assim cair na armadilha. De repente, reparou que o mamute tinha desaparecido e ouviu-se um barulho estrondoso ….
Era a família do mamute que apareceu e levou tudo na frente.

Atividade “ A Viagem de Afonso de Paiva – descoberta de novos mundos e sabores”


Mães colaboram no desenvolvimento do Plano de Atividades


O jardim de infância Quinta das Violetas concretizou a atividade “ A Viagem de Afonso de Paiva – descoberta de novos mundos e sabores” com a colaboração de algumas mães que participaram na atividade “Master Chefe: cheiros e sabores”, confecionando receitas, utilizando alguns produtos dos países visitados por Afonso de Paiva. Estas experiências são oportunidades de aprendizagem para as crianças na medida em que o seu envolvimento é forte.





A rota de Afonso de Paiva, adaptada às idades das nossas crianças e utilizando a gastronomia, foi motivação para a realização de pequenas tarefas culinárias. Tiveram contacto com os ingredientes, exploraram alguns cheiros e sabores, aprenderam regras de higiene e manuseamento dos alimentos.








A nossa participação no Festival das Sopas também teve a colaboração de uma mãe para a confecção das mesmas. Desta vez, a mãe do João trouxe as” Novas Teconologias” da cozinha, confecionando as sopas “coloridas” na Bimby. As famílias colaboraram com os ingredientes. Também esta atividade foi motivadora para a educação das nossas crianças, sensibilizando-as para uma alimentação saudável. Esta atividade esteve inserida no conhecimento da rota de Afonso de Paiva, tendo o nosso jardim explorado as cores e sabores das sopas da Índia. À hora combinada as famílias deliciaram-se com a prova das sopas.





Educadoras do JI Quinta das Violetas

Outra Horta na Escolinha


Jardim de Infância “Quinta das Violetas”
"A Nossa Hortinha: como “nasceu e cresceu”, um projeto de todos"


O Sr. Jardineiro da Câmara lavrou a terra.
O Sr. Marcelo, pai do Tomás, trouxe a ideia e terra e todos colaboraram para levar a terra para o local! Foram muitas as experiências de aprendizagem que as crianças tiveram oportunidade de realizar: encheram baldes e garrafas, carregaram, despejaram, mexeram na terra, que tanto os motivou!
Foi um projeto que envolveu de forma muito interessada o grande grupo do jardim de infância: crianças, educadoras, estagiários, assistentes operacionais e pais.
Tudo começou no Dia da árvore. Plantamos 2 figueiras e 1 nespereira.

Foi necessário preparar a terra, plantar e depois cuidar, com muito interesse e empenho!
Depois a pouco e pouco nasceu a nossa horta!
Plantámos morangueiros, tomateiros, couves, alfaces, beringelas, e algumas ervas aromáticas (hortelã, poejos).
Semeámos batatas, cenouras, nabiça, salsa e coentros.
Nas salas fizeram espantalhos para espantar os passarinhos e proteger a sementeira e a plantação.


Já passou um mês. Durante este tempo foi preciso regar e cuidar bem da horta. As crianças observaram continuamente o crescimento das hortícolas e aprenderam muito com este processo.

Comemoração do Dia da Mãe

O Dia da Mãe é, como todos nós sabemos, um dia muito importante. Não só para as mães que, como é por demais óbvio, são um dos pilares fundamentais da família e da educação das crianças de cada agregado familiar, mas também para os filhos e para os pais. Para os filhos, pela oportunidade de exprimirem todo o seu amor pelo progenitor materno e de reconhecerem a sua importância em todo o desenvolvimento emocional e afetivo. Para os pais, no sentido de reconhecerem a importância das mães como geradoras e protetoras da sua progénie e como elo de ligação e de organização familiar e social. 
Por todas estas razões e mais alguma, é fundamental não deixar passar esta data em branco e alargar o papel da Escola na formação das crianças, no sentido de as ajudar a entender a importância de um dia tão especial. 
________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE no Jardim de Infância do Freixial do Campo

Por ocasião do Dia da Mãe, as mães fizeram um “trabalho de casa”, dizendo o que é para elas ser Mãe. As crianças aprenderam quadras e canções e fizeram uma prendinha para as suas Mães. 


E porque as Mães são sempre bem vindas à escola, uma mãe veio um dia contar uma história às crianças do jardim e 1º Ciclo.

_________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE na EB de São Tiago



3º ano (7 ST) realiza atelier sobre o "Dia da Mãe”

Muito trabalho, imaginação e carinho à mistura para cele-brar e presentear as mães neste dia tão especial. Desejamos a todas mães, muitas felicidades!"





_________________________________________________________________________________

DIA DA MÃE na EB de Salgueiro do Campo

Nesta Escola o Dia foi comemorado com a elaboração, por parte dos alunos, de cartões com mensagens para as mães.