Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Efemérides a não esquecer!

Dia Internacional da Criança com Cancro e Dia Mundial da Sídrome de Asperger

O dia 15 de Fevereiro foi instituído como o Dia Internacional da Criança com Cancro e hoje, dia 18 de Fevereiro, comemora-se o Dia Mundial da Síndrome de Asperger. São, infelizmente, duas realidades da sociedade atual e duas causas pelas quais se deveria, cada vez mais, lutar. Ao invés de voltarmos as costas a estes problemas e de dizermos o habitual "Ai, isso são coisas que não me dizem respeito!" ou de considerarmos que são situações "que só acontecem aos outros!", deveríamos informarmo-nos melhor e tentar compreender o quotidiano das pessoas afetadas por   tais circunstâncias. Só compreendendo o sofrimento dos outros, poderemos tentar ajudá-los e contribuir para melhorar a sua qualidade de vida.
Fica aqui o apelo para que participem de forma mais proativa e que contribuam para ajudar as pessoas afetadas a levar uma vida mais feliz.

Links para Notícias relacionadas:

Dia Internacional da Criança com Cancro:
- notícia 1
- notícia 2

Dia Internacional da Síndrome de Asperger

- notícia 1
- notícia 2

(carrega nos links para visualizar os vídeos)



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ação de Sensibilização sobre Alimentação Saudável

A Obesidade e todas as consequências nefastas a ela associadas são, cada vez mais, uma preocupação constante da nossa Sociedade. Resultado de uma má alimentação, quer a nível da qualidade como da quantidade, está geralmente associada a outras condições como a Diabetes, a Hipertensão arterial e a Arterosclerose. 
Um grupo de Enfermeiras do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco desenvolve junto das Escolas um projeto intitulado "Viver melhor - Promoção da Qualidade de Vida na Adolescência", promovendo rastreios entre a população infantil. Realizou assim, na nossa Escola e durante o primeiro período, várias atividades como a medição do índice de massa corporal (IMC), rastreio da glicemia e avaliação da tensão arterial entre os alunos do 7º ano de escolaridade. Os alunos cujos valores medidos representavam situações mais preocupantes foram encaminhados, mediante contato com os respetivos Encarregados de Educação, para consultas da especialidade. 
Na sequência deste projeto, que é uma continuação do trabalho já desenvolvido no ano anterior, as enfermeiras do Serviço de Pediatria deslocaram-se à Escola na passada sexta-feira, dia 15 de Fevereiro, para dinamizar uma ação de sensibilização intitulada "Alimentação Saudável". Esta ação foi desenvolvida em duas sessões,  cada uma com cerca de quarenta minutos e envolvendo duas turmas. No final, os alunos preencheram um pequeno inquérito e receberam, cada um, uma pequena saca térmica contendo o equivalente a um pequeno-almoço ou lanche saudável.
O projeto vai continuar a ser desenvolvido, ainda este ano letivo, agora com os alunos do 8º ano de escolaridade.















quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Associação de consumidores de Portugal

Recebemos mais um pedido de divulgação, desta vez da ACOP, Associação de Consumidores de Portugal, que transcrevemos aqui para o nosso blogue:


"O projecto "Vídeos de Educação do Consumidor”desenvolvido pela ACOPAssociação de Consumidores de Portugal –, consiste na elaboração de diversos vídeos abordando vários temas dentro do âmbito do direito do consumo.

O público alvo deste projecto são os alunos do ensino básico e secundário a nível nacional, tendo como objectivo informar e esclarecer os alunos para os mais diversos temas dentro do âmbito do direito do consumo, contribuindo para a sua formação e educação enquanto consumidores, promovendo-se assim, uma política educativa activa para o consumo, no contexto de uma cidadania responsável.

Os vídeos de distribuição gratuita devem ser apresentados aos alunos nas aulas ou noutras actividades que o agrupamento entender como adequadas.

Os temas abordados são os que de seguida se enunciam:

- Saldos e promoções;
             - Viagens Organizadas;
            - Preços;
            - Comprar a crédito / Comprar a prestações;
            - Como fazer uma reclamação. Papel das associações de consumidores e tribunais arbitrais;
            - Garantias;
            - Serviços públicos essenciais. O que são?;
            - Serviços de telecomunicações (telefone, internet, telemóveis, chamadas de valor acrescentado,
  dados pessoais);
            - Sobre-endividamento;
            - Educação do Consumidor. O que é? Direitos do Consumidor;
            - Cartões turísticos e de férias;
            - Publicidade enganosa,
            - Publicidade infanto-juvenil;
            - Orçamento doméstico;
            - Higiene na habitação;
            - Higiene na alimentação;
            - Segurança em meio escolar;
            - Segurança alimentar;
            - Segurança alimentar;
            - Viagens em excursão.

Solicita-se aos Srs. Professores que preencham uma ficha de inscrição online (http://acop.planetaclix.pt) por forma a poderem receber na sua caixa electrónica a indicação de que novos vídeos se encontram disponíveis.

No final do ano lectivo, deverão os Srs. Professores preencher uma brevíssima ficha de avaliação que se encontra disponível no site por forma a podermos avaliar devidamente o projecto.

Agradecemos que divulguem o projecto pelos colegas e amigos para educarmos os nossos pequenos grandes consumidores."

ACOP - Associação de Consumidores de Portugal
R. Vilaça da Fonseca, 5 - Villa Cortez
3030-321 Coimbra
Tlf. 239 404840 - Fax. 239 404738
http://acop.planetaclix.pt

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dia internacional da pessoa com deficiência

Como já aqui havia sido noticiado, teve lugar na Escola um "Sarau" comemorativo do Dia internacional da pessoa com deficiência. Fica então aqui, como prometido, a reportagem fotográfica dessa atividade do Departamento do Ensino Especial. Os nossos agradecimentos à Coordenadora por nos ter facultado as fotografias e o texto que apresentamos a seguir:

"Realizou-se, no passado dia 3 de Dezembro, no auditório do Agrupamento Afonso de Paiva, um colóquio e sarau cultural para assinalar o dia internacional da pessoa com deficiência e subordinado ao tema “Vi(ver) no teu ...nosso mundo”
O evento, que assinalou o dia internacional da pessoa com deficiência, visou integrar o plano anual de atividades da nossa escola, que tem por âmbito, no ano letivo 2012-2013, os temas centrais energia-água-floresta e resíduos.

O dia internacional da pessoa com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas.

O departamento de educação especial lembrou ainda a “ Declaração Universal dos Direitos do Homem" que diz: "... todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, logo, às crianças e jovens com NEE, deve a escola e a sociedade que os espera mais tarde, oferecer um ambiente de oportunidades, interação e desenvolvimento capaz de os tornar cidadãos que saibam comunicar e viver no seu (nosso) mundo da forma mais feliz possível, mas sempre ao seu ritmo."

Para ver a reportagem fotográfica carregue aqui ou sobre a fotografia.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas!


... e um Excelente Ano Novo, são os votos da Coordenação da Educação para a Saúde!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Encontros Educativos sobre Promoção da Prevenção e Segurança no Trabalho

Todos os anos é comemorado, no dia 28 de Abril, o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho. Desde 1996 que neste dia se homenageiam também as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais e em 2001 foi reconhecido e desde então apoiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), sendo atualmente celebrado em inúmeros países de todo o Mundo.
Em Portugal, esse dia foi instituído como "Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho" mediante a Resolução nº 44/2001 da Assembleia da República, cabendo à Autoridade para as Condições do Trabalho o cumprimento do recomendado nesta Resolução, nomeadamente a realização de campanhas de informação, formação e prevenção com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.
Sendo esta matéria de enorme relevância, a Autoridade para as Condições do Trabalho considerou que não se deveria limitar à mera comemoração do referido dia, mas que seria igualmente importante desenvolver, ao longo do ano, iniciativas no sentido da Promoção da Prevenção e Segurança no Trabalho. Assim, e por intermédio do seu Centro Local da Beira Interior, foram dinamizadas ações informativas, designadas por Encontros Educativos, para os alunos do 2º ciclo de escolaridade, mais concretamente ao nível do 5º Ano.
Na nossa Escola, eles tiveram lugar no dia 10 e 11 de Dezembro, segunda e terça feira, respetivamente, no Auditório, ficando aqui algumas fotografias alusivas a esta atividade.







terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A APAV lançou nova campanha para jovens!


A APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) possui, para além de uma linha telefónica gratuita para ajudar as vítimas de abusos e maus tratos, sites de informação e aconselhamento e desenvolve ainda diversas campanhas de sensibilização. Desta vez, a campanha destina-se aos jovens e procura alertar e prestar apoio a crianças e adolescentes que sofram ou conheçam quem sofra agressões e maus tratos de diversos tipos. O nome da campanha é "A tua segurança não é um jogo. Fica ligado." Fica aqui uma das imagens da mesma e os links para as páginas com ela relacionadas.