Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boas Festas!

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva
 e a
Coordenação da Promoção da Educação para a Saúde
 desejam a todos um
FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

“Conversas com a Família” – Saúde Infantil

Com o objetivo de abrir espaços e caminhos para a participação da família e criar expetativas positivas na interação com o Jardim de Infância, o Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva promoveu, no dia 27 de novembro, pelas 20 horas, no auditório a Escola Afonso de Paiva, o colóquio “Conversas com a Família”, subordinado ao tema “Saúde Infantil”.

Como cooperante nesta atividade, tivemos a colaboração da pediatra Dr.ª Maria dos Anjos, que se disponibilizou para responder aos anseios e dúvidas das famílias sobre alguns aspetos da saúde infantil. Abordou temas pertinentes, tais como alimentação, enurese noturna, rotinas diárias e regras na infância, respondendo, numa linguagem simples e clara, às questões que lhe foram sendo colocadas pelos presentes.

O Departamento de Educação Pré-Escolar agradece à Drª Maria dos Anjos a sua simpatia e disponibilidade, assim como às famílias que connosco estiveram como participantes nesta atividade.

A Coordenadora do Departamento

                Isaura Gil



domingo, 15 de dezembro de 2013

Comemorado mais um "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"

No passado dia 3 de dezembro de 2013, a Direção e o Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva promoveram a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, subordinada ao tema “Unidos nas diferenças para a Cidadania”, com o objetivo de educar para a cidadania, sensibilizar a comunidade educativa para a diferença, promover a inclusão e dar visibilidade à oferta do Agrupamento na área de Educação Especial.


Para ver a reportagem fotográfica, clique aqui ou sobre a imagem.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Parlamento dos Jovens

Debate “Drogas: Evitar e enfrentar as dependências”
 
No dia 27 de novembro de 2013, pelas 15h30, realizou-se, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na presença do Diretor do Agrupamento, Professor Rui Duarte, da Coordenadora do Projeto Parlamento dos Jovens, Professora Dulce Barata, e do Professor João Diogo, colaborador na implementação do referido Projeto, um debate intitulado “Drogas: Evitar e enfrentar as dependências”.
Para abordar esta temática, foram convidadas a Dr.ª Cecília Dias, Presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência do Distrito de Castelo Branco, e a Dr.ª Teresa Beirão, Psicóloga Clínica no Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco. Num auditório repleto de alunos, foram explanados temas como o perigo no consumo de substâncias psicoativas, que suscitaram um aceso debate. No decorrer desta sessão, foram ainda levantadas questões sobre a prevenção e o consumo de drogas e como evitar a sua utilização no meio escolar. No final do debate, procedeu-se a alguns esclarecimentos sobre o programa Parlamento dos Jovens.

                                                                                                                Professor João Diogo











quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher

Para assinalar o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher - 25 de novembro de 2013, a Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano, em colaboração com os alunos da EB S. Tiago, prepararam um movimento simbólico que consistiu na distribuição à comunidade de colheres de pau decoradas por alunos do 1º ciclo das escolas locais, entre as quais a escola básica S. Tiago e jovens do projeto “A vida a cores", gerido pela associação, às quais foram anexadas brochuras com o lema da campanha e informação útil sobre a temática da violência.

Esta iniciativa teve como principal objetivo desmitificar crenças e estereótipos e divulgar os apoios disponíveis para as vítimas de violência doméstica, sendo urgente lançar um alerta à comunidade para agir perante este flagelo!

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Nos dias 14 e 20 de novembro, a EREBAS comemorou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
No dia 14, realizou uma atividade no auditório da Escola Afonso de Paiva para as turmas com alunos surdos e alunos com necessidades educativas especiais, através de uma sensibilização acerca da língua dos surdos. Para que os alunos “vestissem” o papel de um surdo, efetuou-se um jogo de mímica em que um aluno representava por gestos uma palavra ou conceito. As três equipas tiveram sucesso ao mimar as palavras sorteadas. Os restantes alunos (público) adivinhavam a respetiva palavra. No final, aprenderam alguns gestos/saudações com a equipa da EREBAS – formadora de Língua Gestual Portuguesa (LGP), intérprete de LGP, terapeuta da fala e professor de educação especial. A atividade culminou com a entrega de um marcador com o abecedário em LGP.
No dia 20, no Jardim de Infância Quinta das Violetas, efetuou-se uma árvore através da técnica da estampagem das mãos que simbolizavam as folhas da árvore e ao mesmo tempo o instrumento de comunicação dos surdos. Também aqui os alunos conheceram a equipa da EREBAS e com ela aprenderam alguns gestos que poderão utilizar para comunicar com o seu colega surdo.
Graças à grande aceitação, motivação e posteriores solicitações para a realização deste tipo de atividades, podemos inferir que foram um êxito.

Brevemente, efetuaremos uma visita ao Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, solicitada pelo Coordenador dos cursos aí ministrados, Carlos Jorge Fernandes, para efetuar uma sensibilização sobre a cultura dos surdos.



 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MOVIMENTO CONTRA O DISCURSO DE ÓDIO

Ódio Não

O Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos online é uma campanha do Sector de Juventude do Conselho da Europa, que vai decorrer até 2015, e é feita pelos jovens e com os jovens, online e offline.

Mais informações aqui.