Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra-se hoje, dia 30 de Outubro.
Em Portugal são detetados anualmente cerca de 5000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. No entanto, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher.
Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.
A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia.

Prevenção - Fatores de risco
 - Idade: a probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.


- Reincidência do cancro da mama - uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.

- História familiar - o risco é agravado se houver se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).

- Alterações genéticas: alterações em certos genes (BRCA1, BRCA2, entre outros)
Primeira gravidez depois dos 31 anos

- História menstrual longa: mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.

- Terapêutica hormonal de substituição: mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.

- Raça: o cancro da mama ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas (brancas), comparativamente a mulheres latinas, asiáticas ou afro-americanas.

- Obesidade após a menopausa.

- Falta de atividade física.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Feira de Ciência, Tradição & Cultura - Afonso de Paiva promoveu benefícios do azeite

O AE Afonso de Paiva participou na Feira de Ciência, Tradição & Cultura, promovida pelo Centro de Recursos de Ideias e Materiais da Escola Superior de Educação de Castelo Branco nos dias 16 e 17 de outubro de 2014, no espaço da Associação Empresarial de Castelo Branco.

O azeite foi o tema com que a Afonso de Paiva se fez representar nesta feira, enquanto escola parceira do projeto. Nas duas bancas reservadas ao Agrupamento, os visitantes tiveram acesso a informação detalhada sobre as propriedades e benefícios deste produto alimentar e puderam ainda deliciar-se com uma tradicional tiborna e diversos bolos confecionados com azeite. 

Ao longo do último ano, este tema tem sido trabalhado com as crianças do JI Quinta das Violetas e as EB1 de São Tiago e de Salgueiro do Campo, no âmbito do projeto “Diálogos... Ciência, Tradição & Cultura”. Os docentes receberam formação que lhes permitiu desenvolver trabalho em sala de aula, com o objetivo de dar a conhecer e valorizar uma das tradições abrangidas pelo projeto, nomeadamente a produção do azeite.



Biblioteca Escolar - Sessão de animação de leitura no Dia Mundial da Alimentação

A Biblioteca Escolar Afonso de Paiva assinalou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) com uma animação de leitura destinada aos alunos do 3.º ano da EB Afonso de Paiva, numa sessão articulada entre a biblioteca e as professoras titulares de turma. O entusiasmo dos alunos foi expressivo ao ouvirem O dia em que a barriga rebentou, de José Fanha, contada pela professora bibliotecária, Carla Nunes. A acompanhar a leitura desta divertida história, foram igualmente projetadas as apelativas ilustrações de Maria João Gromicho, seguindo-se um animado diálogo com os pequenos ouvintes, a leitura de imagens, os comentários e perguntas, bem como uma sensibilização para a importância de uma alimentação saudável. As atividades prosseguiram em sala de aula, com a resolução de uma ficha de leitura preparada pelas professoras titulares de turma. 
As sessões de leitura são dinamizadas pela professora bibliotecária junto dos alunos dos JI e EB do 1.º ciclo do Agrupamento e fazem parte de um conjunto de iniciativas com que a Biblioteca Escolar promove a leitura junto dos nossos alunos. São momentos de proximidade com os espaços da biblioteca (EB S. Tiago e EB Afonso de Paiva), proporcionando um contacto privilegiado com o imaginário literário e o cativante universo da ilustração.


Dia Mundial da Alimentação celebrado na Escola da Mina

“Um Lanche Saudável” foi uma das atividades desenvolvidas pelos alunos da EB1 Mina para realçar a importância de hábitos alimentares adequados.

Assim, no dia dedicado à alimentação, alunos e professoras reuniram-se no ginásio da escola e aí cada um mostrou aos outros o lanche que tinha levado para a escola. A variedade dos lanches foi muita, mostrando que comer bem para viver com saúde pode ser delicioso e ao mesmo tempo nutritivo.

De louvar o esforço das famílias que, neste dia, não incluíram nos lanches dos seus meninos alimentos açucarados e com gorduras.

Para rematar o evento, foram mostrados folhetos e lidas quadras alusivas a uma alimentação saudável.









Dia Mundial da Alimentação - "Saber Comer" (Biblioteca Municipal)

No sentido de celebrar o Dia Mundial da Alimentação, foram desenvolvidas, no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, várias atividades de sensibilização para esta temática, tão importante para os jovens.

Assim, no passado dia 13 de outubro, os alunos dos 1.º e 2.º anos da EB1 Mina dirigiram-se à Biblioteca Municipal onde os esperavam momentos divertidos e instrutivos. As atividades desenvolvidas na Biblioteca, integradas no mês da alimentação, tiveram como mote “Os alimentos saudáveis” e vieram ao encontro das atividades relacionadas com a Semana da Alimentação das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

Os alunos assistiram a uma história projetada em powerpoint, “A sopa queima”, a que se seguiram jogos relacionados com a importância de uma alimentação saudável. Assim, os alunos tiveram oportunidade de participar na história, resolver sopas de letras, jogos de memória e jogos de adivinhas. O entusiamo e a participação ativa por parte dos alunos traduziram bem o sucesso das atividades, provas evidentes de que, cada vez mais e para benefício dos nossos alunos, a sala de aula, de vez em quando, deve extravasar o simples espaço físico da escola.









segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cuidados a ter para evitar o Ébola

Sendo o Ébola a doença atual mais preocupante e não querendo, apesar de tudo, assustar ninguém, deixamos aqui um panfleto da GALP sobre os cuidados a ter para prevenir esta perigosa enfermidade. Nunca é demais ter cuidado e, no que respeita à Saúde, devemos estar sempre muito bem informados.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dia Mundial da Gaguez

"O Dia Internacional da Gaguez celebra-se a 22 de outubro. A data visa mostrar as dificuldades, traumas e receios que as pessoas com gaguez enfrentam diariamente quando tentam comunicar com outras pessoas.

Estima-se que existam cerca de 100 mil gagos em Portugal, sendo que este problema na fala afeta mais os homens do que as mulheres.

Tratamento para a gaguez

A gaguez tem tratamento, recorrendo-se à ajuda especializada de terapeutas da fala.

O melhor tratamento para a gaguez é, na verdade, falar. A pessoa com gaguez deve enfrentar os medos que sente quando mostra a sua gaguez. A confiança e auto estima são essenciais para conseguir assumir a dificuldade ao falar, sendo essencial que quem escuta colabore com a pessoa gaga, de forma a encorajá-la a exprimir-se. No entanto deve evitar-se completar as frases quando o gago está a falar.

Gaguez na infância

A gaguez na infância é comum porque a criança pretende articular várias palavras ao mesmo tempo e tem muita avidez de falar. Daí que a gaguez na infância é passageira e deve ser lidada de forma calma e subtil pela família."


A nossa Escola também celebra esta efeméride. Participa nesta campanha!