E porque hoje é o Dia do Professor, aqui ficam duas mensagens sobre as quais devemos refletir...
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Dia Mundial do Coração...
Foi a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) quem escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000.
O objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano. A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticaram um estilo de vida saudável.
Das iniciativas desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular, a World Heart Federation destaca a necessidade de praticar rituais saudáveis no local de trabalho e em casa. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização deste dia.
Neste dia realizam-se campanhas em Portugal e por todo o mundo para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas, com caminhadas e corridas pela saúde. As atividades são organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com câmaras municipais e diversas entidades.
Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.
O tema do Dia Mundial do Coração 2015 é "Siga o caminho para um Coração Saudável".
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
De novo em aulas...
E, uma vez mais, as férias terminaram e as aulas já se iniciaram. A todos os alunos, pais, professores, assistentes operacionais e restante comunidade educativa, desejamos as Boas Vindas e votos de mais Um Excelente Ano Letivo na nossa companhia!
Como é habitual, a Equipa da Educação para a Saúde dinamizará, ao longo do ano, ações/atividades para que possas melhorar a tua saúde e qualidade de vida. Os bons hábito que interiorizares hoje acompanhar-te-ão ao longo da vida!!!!
Participa!! Questiona!! Pratica!!
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Dia Mundial da Higiene das Mãos
O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem lugar a 5 maio.
Este dia internacional chama a atenção para a importância da higienização das mãos. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções nos ouvidos e estômago. Muitos fungos e germes acumulam-se nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.
Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.
Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos.
Antes de mexer em alimentos
Depois de mexer em resíduos
Depois de ir à casa de banho
Depois de assoar nariz
Depois de espirrar ou tossir Após mudar fraldas
Após tocar em feridas ou doentes
Após fazer festas a animais
Uma correta lavagem de mãos é feita com sabonete e tem a duração de um minuto.
Este dia internacional chama a atenção para a importância da higienização das mãos. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções nos ouvidos e estômago. Muitos fungos e germes acumulam-se nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.
Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.
Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos.
Antes de mexer em alimentos
Depois de mexer em resíduos
Depois de ir à casa de banho
Depois de assoar nariz
Depois de espirrar ou tossir Após mudar fraldas
Após tocar em feridas ou doentes
Após fazer festas a animais
Uma correta lavagem de mãos é feita com sabonete e tem a duração de um minuto.
Dia Mundial da Asma
O Dia Mundial da Asma celebra-se anualmente na primeira terça feira do mês de maio. Este ano celebrou-se no dia 5 de Maio.
A asma é uma doença crónica muito comum e que afeta a passagem de ar de e para os pulmões, causando inflamação das vias respiratórias e dificuldade em respirar. Atinge mais as crianças que os adultos.
Este dia internacional da asma é organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde.
Sintomas de asma mais comuns
Falta de ar e cansaço
Pieira e tosse
Dores ou pressão no peito
Os sintomas podem ocorrer várias vezes ao dia ou semana e podem agravar-se durante a prática de exercício físico ou durante a noite. A prevenção precoce favorece o tratamento da asma.

Asma em Portugal
Estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de asma. Algumas profissões representam maiores riscos de desenvolver a doença, como padeiros, pedreiros, cabeleireiros e pescadores.
A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de asma e que esta é a doença crónica mais comum nas crianças.
Dia da Mãe
Teve lugar, no passado dia 3 de maio, o Dia da Mãe. Por ser um dia tão especial e dizer respeito a uma das relações mais importantes na vida de cada um de nós, aqui fica a nossa menção ao mesmo.
"O Dia da Mãe é uma data comemorativa que, em Portugal, se celebra no primeiro domingo do mês de maio. Chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas mudou para a nova data em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo. Trata-se de uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam-lhe surpresas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o seu empenho e dedicação.
Origem do Dia da Mãe
Grécia Antiga
A origem do Dia da Mãe remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Século XVII - Inglaterra
Celebrava-se no quarto domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.
Estados Unidos
Em 1904, quando Anna Jarvis perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e pôr um fim a todos os tipos de discriminação,promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











.jpg)


