Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia da Paralisia Cerebral

Hoje celebra-se também o Dia da Paralisia Cerebral.

Comemoração do Dia da Paralisia Cerebral

A data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013. Esta data visa desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas com paralisia cerebral, assim como as suas famílias.

Neste dia organizam-se atividades que apelam à solidariedade para com os doentes com paralisia cerebral, no intuito de melhorar a sua vida.

A paralisia cerebral é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de paralisia cerebral. Em Portugal são cerca de 20 mil pessoas que vivem com paralisia cerebral, registando-se 200 novos casos por ano.


Adaptado de http://www.calendarr.com/

Vídeo sugerido:


Dia mundial do combate ao Bullying

Mensagem da Ordem dos Psicólogos Portugueses aos Pais e Encarregados de Educação

Dia Mundial do Combate ao Bullying

Nesta altura do ano, os pais ajudam os filhos a arrumar a mochila, os livros e todos os materiais necessários para começar o novo ano letivo “com o pé direito”. Mas, no regresso à escola também é importante pensar na saúde psicológica das crianças e jovens que, para além de entusiasmadas, também podem ficar apreensivas com todas as mudanças que as aulas, os professores e os colegas novos trazem. 

Procure passar algum tempo a conversar com o seu filho e tente saber como lhe correu o dia. Se já tentou fazer esta pergunta e só recebeu um “bem” como resposta, não desista. Faça perguntas sobre as várias atividades ou momentos do dia, por exemplo: “O que é que mais/menos gostaste de fazer hoje?”, “Ao que é que brincaste no intervalo da tarde?” ou “A tua Professora hoje estava bem-disposta?”. E fale sobre o seu dia também, tornando o diálogo aberto com o seu filho um hábito.

Esteja atento a sinais de bullying. O bullying é um comportamento intencionalmente agressivo e humilhante, que ocorre repetidamente e que pode incluir ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, fazer troça) ou excluir alguém do grupo propositadamente.

Encoraje o seu filho a expressar os seus sentimentos, a dizer “não” quando se sente desconfortável ou pressionado, a não reagir com violência, mas a abandonar as situações em que se sinta em perigo e a pedir ajuda.

Alguma ansiedade no início do ano escolar é normal e passa após os primeiros dias ou semanas. No entanto, se lhe parece que o seu filho continua ansioso ou triste, procure ajuda.

Texto com alterações

Vídeo sugerido (em inglês):

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial do Pão

Hoje, para além do Dia Mundial da Alimentação, comemora-se também o Dia Mundial do Pão. 
Alimento consumido por uma grande parte da população mundial, pode apresentar aspetos e ingredientes que variam de país para país e de localidade para localidade. 

O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há cerca de 6000 anos.

Surgimento do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.
 Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho a que se chama bolota,. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.

A fermentação

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egito onde, há cerca de 6 mil anos, teria sido descoberta a fermentação.

O ar contém uma quantidade enorme de microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura, que encontram nas massas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da acção desses microrganismos, o amido divide-se em dióxido de carbono (CO2) e álcool. As bolhas do dióxido de carbono não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa. Durante a cozedura, o CO2 e o álcool conseguem escapar, mas o seu efeito é evidente na porosidade, sabor e aroma do pão.

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e humidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtem-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha.

O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal ainda se produz muito pão de massa velha. O pão alentejano e muitas broas minhotas são exemplos disso. Nas grandes superfícies comerciais e nas casas de produtos naturais/saudáveis também se encontra pão de massa velha ou fermento natural.

No entanto, a industrialização trouxe formas mais rápidas de produzir pão. O fermento de padeiro, que na grande maioria é utilizado para a fermentação do nosso pão, é um concentrado de leveduras. Como concentrado que é, torna a fermentação mais rápida e mais intensa. No entanto, os mais atentos ao paladar do pão observam a falta dos sabores e aromas que o fermento de padeiro não consegue "imitar".

O pão no Egito

As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcios há 4000 anos a.C. No Egito, o pão pagava salários: camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado á água formavam uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre os túmulos de reis que viveram por volta de há 2 500 a.C.


Em Israel

As primeiras padarias surgiram em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.


Na Antigüidade Clássica

O pão também teve sua história na Grécia e em Roma.

Na Grécia ocorreu na mesma época que no Egito, já em Roma foi bem mais tarde (800 anos a.C.), porém com grande importância.

Foi em Roma, por volta de 500 a.C. que foi criada a primeira escola para padeiros, tendo-se tornado o principal alimento daquela civilização. Este era preparado em padarias públicas.

Pode-se dizer que, com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.


Na Idade Média

Com o início da Idade Média, por volta do ano 476 da era comum, as padarias acabaram e a produção de pão voltou a ser caseira. Assim, as pessoas voltaram a comer pão sem fermento.

A partir do século XII, na França, a panificação volta a ser como antes.

Na Idade Moderna

No século XVII, a França torna-se um destaque mundial na fabricação de pães, desenvolvendo técnicas aprimoradas de panificação.

A industrialização do pão

O aparecimento da máquina ocorre somente no século XIX, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais), com um custo muito alto e também com grande rejeição. Os consumidores mostraram-se “hostis” com o pão feito mecanicamente. Pouco tempo depois surge o motor elétrico e a reclamação passa a ser dos padeiros. Cada máquina substituía dois padeiros.

Hoje o trigo é tratado em moinhos, é lavado, escorrido e passado por cilíndricos que separam o grão da casca.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. 

Neste dia realizam-se, por todo o Mundo, atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

- Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;

- Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;

- Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;

- Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;

- Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Em 2015 o tema do Dia Mundial da Alimentação é: "Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

Participa nesta celebração, procurando fazer uma alimentação o mais saudável possível. Quem sabe se não é o ponto de partida para melhorares os teus hábitos alimentares e te tornares muito mais saudável por muitos e muitos anos!....

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia do Professor

E porque hoje é o Dia do Professor, aqui ficam duas mensagens sobre as quais devemos refletir...




terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dia Mundial do Coração...

O Dia Mundial do Coração celebra-se também em Portugal, a 29 de setembro.

Foi a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) quem escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000. 

O objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano. A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticaram um estilo de vida saudável. 

Das iniciativas desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular, a World Heart Federation destaca a necessidade de praticar rituais saudáveis no local de trabalho e em casa. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização deste dia. 

Neste dia realizam-se campanhas em Portugal e por todo o mundo para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas, com caminhadas e corridas pela saúde. As atividades são organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com câmaras municipais e diversas entidades. 

Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.

O tema do Dia Mundial do Coração 2015 é "Siga o caminho para um Coração Saudável".









quarta-feira, 23 de setembro de 2015

De novo em aulas...

E, uma vez mais, as férias terminaram e as aulas já se iniciaram. A todos os alunos, pais, professores, assistentes operacionais e restante comunidade educativa, desejamos as Boas Vindas e votos de mais Um Excelente Ano Letivo na nossa companhia!
Como é habitual, a Equipa da Educação para a Saúde dinamizará, ao longo do ano, ações/atividades para que possas melhorar a tua saúde e qualidade de vida. Os bons hábito que interiorizares hoje acompanhar-te-ão ao longo da vida!!!!



Participa!! Questiona!! Pratica!!