Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dia Mundial da Alimentação

Tal como tem acontecido todos os anos, as Escolas do Agrupamento Afonso de Paiva celebraram, no dia 16 de outubro de 2015, mais um Dia Mundial da Alimentação.
Muita diversão e animação pautam as atividades desenvolvidas nesse dia, que culminam, quase sempre, com a degustação de um ou outro acepipe. 

Deixamos aqui os registos (em forma de notícias) do que foi feito neste dia tão animado.

Dia Mundial da Alimentação – Um dia em grande para as crianças de Salgueiro do Campo
Na nossa escola, iniciamos as comemorações do dia da alimentação no dia 15 de outubro. As avós de algumas crianças do Jardim de Infância e da Escola do 1.º ciclo vieram  fazer papas de carolo. Relembramos sabores de outros tempos, quando o milho era uma importante fonte de alimento. Com ele os mais pobres faziam broa, papas… e assim se matava a fome aos novos e aos velhos. Era a sobremesa de ricos e pobres.
No dia 16, de tarde, visitamos os nossos queridos idosos do centro de dia de Salgueiro do Campo. Com eles relembramos adivinhas, histórias , músicas e poesias.
Falamos da importância de uma alimentação variada e equilibrada. Depois partilhamos um delicioso lanche saudável.
Nós levamos as papas de carolo feitas no dia anterior, eles retribuíram com uma deliciosa salada de fruta, gelatina, iogurte…

Foi uma tarde muito bem passada, um dia em grande.





Comer bem para bem crescer - EB1 da Mina
Para comemorar o Dia da Alimentação, 16 de outubro, os alunos da EB1 Mina desenvolveram atividades relacionadas com a necesssidade de uma alimentação saudável. 

Assim, na quinta-feira, dia 15 de outubro, os alunos ouviram com muita atenção o senhor enfermeiro da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que lhes falou sobre a importância de comer várias vezes ao dia de forma variada, evitando o açúcar e as gorduras. Os alunos observaram e comentaram a roda dos alimentos e, no final, receberam um presente alusivo às frutas. Nesse mesmo dia, os alunos deslocaram-se à cozinha do refeitório da escola onde ajudaram a confecionar gelatinas, como proposta de uma sobremesa saudável. A sobremesa foi posteriormente servida ao almoço.

Na sexta-feira, dia 16 de outubro, Dia da Alimentação, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos fizeram uma visita de estudo ao Mercado Municipal, local desconhecido para vários alunos. Tiveram a oportunidade de observar produtos regionais que geralmente não se encontram em grandes superfícies. 

O dia e as atividades sobre a alimentação foram rematados de forma muito divertida com o visionamento do filme “Ratatui” cuja ação se desenvolvia, por coincidência, em torno do tema da culinária. 


JI de Freixial do Campo - Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro de 2015, Dia da Alimentação, fizemos, na nossa sala, uma salada de fruta com os mais variados frutos outonais. Cada criança trouxe para o Jardim duas peças de fruta e foi com essa fruta que a Educadora Maria e a Auxiliar Joaquina prepararam a famosa salada.
Depois foi só saborear! As imagens mostram alguns momentos…



UCCCB e EB Afonso de Paiva promovem sessões de sensibilização e informação


A comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica Afonso de Paiva começou logo pela manhã do dia 16 de outubro, no auditório da escola-sede, onde recebemos a visita da senhora enfermeira Luísa, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), para falar sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada.

A primeira sessão foi direcionada para as turmas de 1.º ano e a segunda para as turmas de 3.º e 4.º anos. A senhora enfermeira reforçou, uma vez mais, a necessidade e importância de termos uma alimentação equilibrada e variada para assim sermos mais saudáveis. Foi muito interessante e os nossos alunos reforçaram as aprendizagens de uma forma divertida. 



No final de cada sessão, foi oferecido a todos um marcador de livros com a forma de alimentos. Para aplicação das aprendizagens realizadas, confecionámos uma salada de fruta com frutas trazidas pelos nossos meninos, que ficou muito saudável e saborosa! 




domingo, 8 de novembro de 2015

Dia Internacional do Trava-Línguas

Hoje é o Dia Internacional do Trava-Línguas.
A data é celebrada anualmente no segundo domingo de novembro. O objetivo é melhorar a enunciação, impressionar os amigos e divertir-se.
Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua.

Trava-línguas populares portugueses

Neste dia divirta-se a pronunciar trava-línguas aos seus amigos:
"O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem."
"Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam trigo num prato dum trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato dum trago."
"O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o ruidoso rei da Rússia.
- Raio! – ralhou o rei. – rato rapace!
- Raça! – rugiu o rato. – é rija a rolha!"

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de Novembro nos estados membros da União Europeia.

A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.
Importância do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.

Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar têm excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de vir a ser obesos.

Adaptado de www.calendarr.com



sábado, 7 de novembro de 2015

Dia Internacional da Preguiça

E porque hoje é Dia Internacional da Preguiça... Vamos aproveitar que é Sábado!

O intuito do Dia Internacional da Preguiça é lembrar que o descanso é importante para o bem estar da pessoa, sendo por vezes melhor descansar e não fazer mesmo nada.

Apesar de todas as segundas-feiras parecerem
o dia da preguiça, a verdade é que existe um dia especial para esta capacidade de ser incapaz. Aproveite o dia para explorar a arte de não fazer nada, o "dolce far niente".

O segredo do dia da preguiça é pensar que ao não fazer nada, a pessoa está a fazer algo. Uma sugestão de atividade para este dia, onde poupar energias é uma obrigação, é deitar-se na relva suave e admirar o andar das nuvens com um sorriso no rosto. Caso chova, pode-se deitar dentro de casa, num bom colchão ou sofá. O trabalho e as obrigações ficam para os outros dias do ano.

Adaptado de www.calendarr.com


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Festival das Sopas 2014/2015

No ano letivo de 2014/15 teve lugar, mais uma vez, o já célebre "Festival das Sopas" do nosso Agrupamento. Não tendo sido aqui feito, desde então, a divulgação do evento, achamos, mesmo assim, que o mesmo merece, da nossa parte, o devido destaque. Carregue na imagem em baixo ou aqui para ver a notícia publicada na altura  e as fotografias.



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Comemora-se hoje o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Cancro da mama em Portugal

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 5000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher.

Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.
Prevenção do cancro da mama

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção.


Fatores de risco do cancro da mama

Idade - probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.

Reincidência do cancro da mama - uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.

História familiar - o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).

Alterações genéticas - alterações em certos genes.

Primeira gravidez depois dos 31 anos.

História menstrual longa - mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.

Terapêutica hormonal de substituição - mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.

Raça - o cancro da mama ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas (brancas), comparativamente a mulheres latinas, asiáticas ou afro-americanas.

Obesidade após a menopausa.

Falta de atividade física.

Adaptado de http://www.calendarr.com/