Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Dia Internacional da Tolerância

O Dia Internacional da Tolerância é celebrado anualmente a 16 de novembro.

A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.
Declaração Universal dos Direitos Humanos

A instauração da data é baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26:

- Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião.

- Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão.

- A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.

Adaptado de www.calendarr.com

domingo, 15 de novembro de 2015

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Hoje celebra-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Possui um vocabulário e gramática próprios.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o dia nacional da linguagem gestual portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.

Adaptado de www.calendarr.com


sábado, 14 de novembro de 2015

Dia Mundial da Diabetes

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes.

Origem do Dia Internacional da Diabetes

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

A celebração da data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Todos os anos é escolhido um tema pela Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. "Vida saudável e diabetes" é o tema de 2014.


Objetivos deste dia

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações. Cerca de 285 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e em 2030, este número deve chegar a 438 milhões.

Dia Mundial da Diabetes em Portugal

Este dia da Diabetes é comemorado em Portugal mas também a nível mundial por mais de 200 associações membros da International Diabetes Federation, em mais de 160 países de todo o mundo. Quem promove este dia em Portugal é a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Adaptado de www.calendarr.com

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Dia Mundial da Bondade

O Dia Mundial da Bondade acontece todos os anos a
13 de novembro.

O que o Dia Mundial da Bondade (World Kindness Day) quer reavivar no mundo é o sentido de bondade das pessoas. Uma simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso, são pequenas ações que podem fazer toda a diferença.

Neste dia apela-se à paz nas pessoas, colocando-se de lado por 24 horas as diferenças religiosas, fronteiriças e de raça. Com o celebrar da bondade durante um dia, espera-se que se plantem as raízes para se verificar a bondade durante o resto do ano.

Origem do dia

Foi em 1998 que teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement). O objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”. Hoje em dia o Dia Mundial da Bondade celebra-se em vários países do mundo, tais como o Canadá, a Austrália, o Japão, a Nigéria e os Emirados Árabes Unidos. Em certos países oferecem-se flores neste dia, quer a conhecidos, quer a desconhecidos.

Sugestões do Dia Mundial da Bondade

Neste dia pode praticar gestos como:

Dar um abraço a um desconhecido
Oferecer um flor a um conhecido
Ajudar um necessitado
Fazer uma boa ação
Dizer obrigado a todos que merecem
Sorrir a todas as pessoas com que se cruza
Enviar um SMS aos amigos
Ligar aos pais
Cumprimentar ou apertar a mão a um "inimigo"
Levar um bolo para o trabalho

Adaptado de www.calendarr.com


terça-feira, 10 de novembro de 2015

Campanha de Recolha de Brinquedos

Associação AME e AE Afonso de Paiva promovem “Natal Diferente”

A Associação de Mães Especiais (AME) está a promover, em colaboração com o AE Afonso de Paiva, a campanha solidária “Natal Diferente”, com o objetivo de angariar brinquedos novos e/ou usados e distribuir os mesmos por famílias carenciadas de Castelo Branco.

A recolha dos brinquedos irá decorrer até dia 4 de dezembro, na sede da AME e em todos os jardins de infância e escolas do Agrupamento Afonso de Paiva. Será então feita a seriação e posterior distribuição dos brinquedos por famílias carenciadas.

Junte-se a nós na recolha de brinquedos usados. Vamos dar um Natal diferente a quem precisa!


Agora também com o apoio dos Hipermercados JUMBO (Grupo Auchan) de Castelo Branco.

Dia Mundial da Alimentação

Tal como tem acontecido todos os anos, as Escolas do Agrupamento Afonso de Paiva celebraram, no dia 16 de outubro de 2015, mais um Dia Mundial da Alimentação.
Muita diversão e animação pautam as atividades desenvolvidas nesse dia, que culminam, quase sempre, com a degustação de um ou outro acepipe. 

Deixamos aqui os registos (em forma de notícias) do que foi feito neste dia tão animado.

Dia Mundial da Alimentação – Um dia em grande para as crianças de Salgueiro do Campo
Na nossa escola, iniciamos as comemorações do dia da alimentação no dia 15 de outubro. As avós de algumas crianças do Jardim de Infância e da Escola do 1.º ciclo vieram  fazer papas de carolo. Relembramos sabores de outros tempos, quando o milho era uma importante fonte de alimento. Com ele os mais pobres faziam broa, papas… e assim se matava a fome aos novos e aos velhos. Era a sobremesa de ricos e pobres.
No dia 16, de tarde, visitamos os nossos queridos idosos do centro de dia de Salgueiro do Campo. Com eles relembramos adivinhas, histórias , músicas e poesias.
Falamos da importância de uma alimentação variada e equilibrada. Depois partilhamos um delicioso lanche saudável.
Nós levamos as papas de carolo feitas no dia anterior, eles retribuíram com uma deliciosa salada de fruta, gelatina, iogurte…

Foi uma tarde muito bem passada, um dia em grande.





Comer bem para bem crescer - EB1 da Mina
Para comemorar o Dia da Alimentação, 16 de outubro, os alunos da EB1 Mina desenvolveram atividades relacionadas com a necesssidade de uma alimentação saudável. 

Assim, na quinta-feira, dia 15 de outubro, os alunos ouviram com muita atenção o senhor enfermeiro da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que lhes falou sobre a importância de comer várias vezes ao dia de forma variada, evitando o açúcar e as gorduras. Os alunos observaram e comentaram a roda dos alimentos e, no final, receberam um presente alusivo às frutas. Nesse mesmo dia, os alunos deslocaram-se à cozinha do refeitório da escola onde ajudaram a confecionar gelatinas, como proposta de uma sobremesa saudável. A sobremesa foi posteriormente servida ao almoço.

Na sexta-feira, dia 16 de outubro, Dia da Alimentação, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º anos fizeram uma visita de estudo ao Mercado Municipal, local desconhecido para vários alunos. Tiveram a oportunidade de observar produtos regionais que geralmente não se encontram em grandes superfícies. 

O dia e as atividades sobre a alimentação foram rematados de forma muito divertida com o visionamento do filme “Ratatui” cuja ação se desenvolvia, por coincidência, em torno do tema da culinária. 


JI de Freixial do Campo - Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro de 2015, Dia da Alimentação, fizemos, na nossa sala, uma salada de fruta com os mais variados frutos outonais. Cada criança trouxe para o Jardim duas peças de fruta e foi com essa fruta que a Educadora Maria e a Auxiliar Joaquina prepararam a famosa salada.
Depois foi só saborear! As imagens mostram alguns momentos…



UCCCB e EB Afonso de Paiva promovem sessões de sensibilização e informação


A comemoração do Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica Afonso de Paiva começou logo pela manhã do dia 16 de outubro, no auditório da escola-sede, onde recebemos a visita da senhora enfermeira Luísa, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), para falar sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada.

A primeira sessão foi direcionada para as turmas de 1.º ano e a segunda para as turmas de 3.º e 4.º anos. A senhora enfermeira reforçou, uma vez mais, a necessidade e importância de termos uma alimentação equilibrada e variada para assim sermos mais saudáveis. Foi muito interessante e os nossos alunos reforçaram as aprendizagens de uma forma divertida. 



No final de cada sessão, foi oferecido a todos um marcador de livros com a forma de alimentos. Para aplicação das aprendizagens realizadas, confecionámos uma salada de fruta com frutas trazidas pelos nossos meninos, que ficou muito saudável e saborosa! 




domingo, 8 de novembro de 2015

Dia Internacional do Trava-Línguas

Hoje é o Dia Internacional do Trava-Línguas.
A data é celebrada anualmente no segundo domingo de novembro. O objetivo é melhorar a enunciação, impressionar os amigos e divertir-se.
Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua.

Trava-línguas populares portugueses

Neste dia divirta-se a pronunciar trava-línguas aos seus amigos:
"O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem."
"Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam trigo num prato dum trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato dum trago."
"O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o ruidoso rei da Rússia.
- Raio! – ralhou o rei. – rato rapace!
- Raça! – rugiu o rato. – é rija a rolha!"