Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Projeto de solidariedade - Papel por Alimentos

Os alunos da turma do 5.º 2 da Escola Básica Afonso de Paiva, juntamente com alguns encarregados de educação e professores, estiveram, no passado dia 15 de dezembro, no armazém do Banco Alimentar de Castelo Branco, onde fizeram a segunda entrega de papel no âmbito do projeto "Papel por alimentos".

Esta iniciativa, que irá decorrer na EB Afonso de Paiva ao longo do ano letivo, tem sido dinamizada pelos alunos da turma do 5.º 2, sob a coordenação do respetivo diretor de turma, Jorge Cardoso, e enquadra-se nas atividades programadas para as aulas de Oferta Complementar de Escola (Educação para a Cidadania), designadamente para o desenvolvimento do temaVoluntariado e educação para a cidadania”.
 Com este projeto, os alunos visam recolher todo o tipo de papel, a fim de este ser doado ao Banco Alimentar de Castelo Branco que, posteriormente, o poderá trocar por alimentos. Com a colaboração dos professores de Educação Visual e de Português, os alunos começaram por construir ecopontos situados em diversos locais da escola-sede e leram um comunicado em todas as salas, apelando à participação de todos. É com muita satisfação que se tem verificado um forte envolvimento da comunidade escolar, tendo já havido, até ao momento, a recolha de 563 kg de papel.
A turma agradece a toda a comunidade escolar a colaboração neste projeto e aos encarregados de educação pela disponibilidade para transportar os alunos e o papel até ao Banco Alimentar de Castelo Branco.

Parlamento dos Jovens - Debate

Realizou-se, no passado dia 7 de dezembro de 2015, pelas 14h50, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva, o debate intitulado “Racismo, Preconceito e Discriminação”, tema aglutinador da edição do Parlamento dos Jovens do presente ano letivo.
A sessão iniciou-se com a presença do Professor Rui Duarte, Diretor do Agrupamento, que transmitiu a uma imensa plateia que atufava o auditório a importância do tema em debate e das questões implícitas aos movimentos de liberdade dos mais oprimidos, ainda enclausurados nas amarras do racismo.
No seguimento do discurso do Diretor da Escola, os trabalhos prosseguiram com a intervenção do Professor Coordenador João Diogo, auxiliado pela sua Vice-presidente, Tatiana Alexandra André Afonso, que dirigiu exemplarmente todos os pontos da ordem de trabalhos.
A participação no debate atingiu níveis de seriedade absolutamente exemplares. A discussão, em alguns pontos do debate, levantou alguma celeuma entre os presentes, o que se compreende quando se debatem assuntos que perspetivam mudanças de leis.
A escola e o Coordenador do Programa Parlamento dos Jovens agradecem e enaltecem o modo empenhado com que todos os participantes se envolveram no debate.
João Diogo  e Tatiana Afonso

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=5

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Projeto (In)dependências – Prevenção de consumo de tabaco e álcool na Comunidade Escolar

Na sequência de uma parceria estabelecida com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva irá participar, no presente ano letivo, no “Projeto (In)dependências”, que visa “promover a saúde e prevenir hábitos tabágicos e alcoólicos nas comunidades educativas, através do aumento da capacitação/ empoderamento das diferentes populações-alvo, de modo a contribuir para a tomada de decisão consciente e responsável” (in “Programa Nacional de Saúde Escolar/Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Tabagismo”, ARS).
Nesta fase de implementação do projeto, estão abrangidos os alunos de 5.º, 8.º e 9.º ano, aos quais foi solicitado, no início do mês de dezembro, o preenchimento de um inquérito online, sob anonimato, com questões relacionadas com aquelas áreas de intervenção. Posteriormente, o Programa contemplará diversas iniciativas, tais como sessões de esclarecimento, concursos e trabalhos de pesquisa.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


O Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva assinalou este dia, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência.
A comemoração teve duas fases. Numa primeira abordagem, o dia foi assinalado, no nosso Agrupamento, através da atribuição de outros nomes às salas de aula e a outros espaços escolares, tendo sido cada um deles associado a celebridades com algum tipo de incapacidade/deficiência. Toda a comunidade escolar teve ainda a oportunidade de visualizar um vídeo com mensagens inspiradoras acerca da problemática da deficiência.
A comemoração formal decorreu no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido dinamizada por todos os agrupamentos de escolas da nossa cidade e pelo CRTIC de Castelo Branco. Contámos com a colaboração da APPACDM e igualmente com a participação especial da Dr.ª Ana Paula Monteiro (DGEstE - Lisboa), que abordou o tema “Políticas Educativas para a Educação Especial”.
No IPDJ, a Afonso de Paiva apresentou um pequeno filme intitulado “Unidade de Ensino Estruturado: a magia da nossa sala”, elaborado pelas professoras Aida Belo e Filomena Camelo, da Unidade de Ensino Estruturado, com a colaboração das técnicas Isabel Cavadas e Liliana Lucas. A referida Unidade promove a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) em estruturas regulares do ensino básico.
De seguida, tivemos o prazer de ouvir a Mariana Pires, que frequenta o 8.º ano. Acompanhada na guitarra pela aluna Diana Brites, do 9.º ano, a Mariana interpretou duas canções ensaiadas no âmbito das atividades do Clube de Música da nossa escola: “Quero-te dizer”, de Alberto Índio; eNão é verdade”, de Carolina Deslandes. Seguidamente, o Miguel Ribeiro, da turma de 8.º ano do ensino artístico especializado da música, encantou-nos com a sua interpretação na viola de arco, brindando-nos com as melodias “A estrelinha” e “O coro dos caçadores”, do compositor Carl Maria von Weber.

As atividades decorreram de forma muito satisfatória e de acordo com as expetativas. Foi uma experiência enriquecedora e consideramos que contribuímos para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, lembrando a todos que “o que nos faz especiais são as nossas diferenças.”

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=10

domingo, 20 de dezembro de 2015

Dia Internacional da Solidariedade Humana

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006).
A celebração do Dia Internacional da Solidariedade Humana tem como objetivo destacar a importância da ação colectiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos. Entre muitas outras iniciativas, destacam-se as organizadas pelas Nações Unidas. O Secretário-Geral das Nações Unidas costuma enviar uma mensagem ao mundo nesta data.

Adaptado de www.calendarr.com

sábado, 19 de dezembro de 2015

Orientação Escolar e Profissional / Decisão Vocacional: Rumo ao Futuro

Ao longo de 20 anos de experiência e intervenção com jovens, não raras vezes me confrontei com as suas dúvidas e inseguranças; questões como “o que será melhor para mim?”, “o que devo escolher?”, “quando era pequeno(a) queria uma coisa e agora quero outra”, ”sinto-me confuso”, “eu quero mesmo este curso, mas os meus pais acham que não é adequado para mim”... Ao chegarem ao 9.º ano de escolaridade, surge a necessidade de efetuar uma escolha, e muitos jovens não se sentem preparados para esse passo. Nesta realidade exigente e competitiva, a questão da decisão vocacional é fulcral e de grande responsabilidade, porque se trata, para o jovem, de preparar o seu futuro.
Num mundo de incertezas e de flutuações, a carreira profissional tem de ser vista e vivida de modo flexível, uma vez que aquele contexto em que uma pessoa era admitida num determinado emprego e nele permanecia até se reformar é algo que se encontra em processo de mudança; as próprias qualificações exigidas pelo mercado de trabalho sofrem rápidas alterações, tal como as profissões a que dizem respeito.
Construir uma identidade (como adulto) significa ser capaz de perceber e assimilar as diferenças entre os valores, necessidades e expetativas próprios e os dos outros. A formação da identidade começa com a capacidade de realizar esta distinção. Se os os adolescentes não forem capazes de ultrapassar esta tarefa da adolescência, então, também não serão capazes de se percecionarem como capazes de efetuar uma tomada de decisão relativamente a um curso/profissão. A construção de um projeto escolar/profissional é simultaneamente a construção de um projeto de vida, conhecermo-nos a nós próprios, explorando os nossos valores, aptidões e interesses, bem como estar disponível para a tarefa de exploração relativa ao sistema de ensino, com as suas ofertas específicas, o mundo do trabalho e das profissões.
Este conhecimento é parte integrante do processo de escolha e surge da reflexão efetuada para perceber quais são os nossos valores, interesses, aptidões e nos ajudar a pensar sobre quem queremos ser no futuro, na construção de um projeto e na descoberta de si mesmo.
A Orientação Escolar e Profissional é, assim, um processo que se inicia desde o nascimento e nos acompanha ao longo do nosso desenvolvimento e da própria carreira. Existem momentos mais importantes do que outros: são aqueles em que se impõe uma tomada de decisão, uma escolha. Não existem idades nem momentos certos para fazermos escolhas, que são difíceis. Um projeto de vida é algo inacabado que deve, pode ser revisto e alterado todas as vezes que for necessário. Desistir de um curso a meio ou mudar de profissão não é tarefa fácil para ninguém. É uma nova escolha tão ou mais difícil como a que a antecedeu.
O papel que os pais/família poderão desempenhar é importantíssimo! Orientar é guiar, não significa escolher pelo seu filho ou escolher para ele. É estar presente, é motivar, é realçar os aspetos positivos do seu filho, é apoiar as suas opções, ser capaz de encorajar a sua autonomia para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e refletida. O mais importante não é o jovem ser capaz de dizer “eu quero ser médico”, por exemplo. O essencial mesmo é o processo em si e a forma como o jovem se implica e participa, com o objetivo de se descobrir e de construir um projeto para si.
Escolher um percurso académico nem sempre é tarefa fácil, sobretudo quando existem múltiplas alternativas. Quando se trata de decidir sobre o seu futuro escolar e profissional, os nossos jovens necessitam muitas vezes da ajuda de um técnico especializado que, com os conhecimentos, os instrumentos e técnicas adequados, os oriente no processo de tomada de decisão.
A Orientação Escolar e Profissional tem como objetivo principal conduzir o jovem num processo de autoconhecimento, ajudando-o na descoberta dos seus interesses, aptidões e caraterísticas de personalidade. No final de um processo, o jovem deverá conseguir reunir um conjunto de informações relativas às suas possibilidades, sobre quem é, pelo que se interessa, o que é capaz de fazer, as oportunidades, as alternativas, o trabalho, a carreira. O jovem é sempre o “ator” principal, agente ativo e responsável pela tomada de decisão, sendo o psicólogo impulsionador do processo, ajudando-o na criação de competências para uma tomada de decisão planeada, consciente e realista.
Para a concretização destes objetivos, no presente ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva iniciou já as sessões de Orientação Escolar destinadas a todos os alunos do 9.º ano. As mesmas serão dinamizadas ao longo do ano pela Psicóloga do SPO, Cidália Ribeiro, com atividades diversas desenvolvidas quinzenalmente. A intervenção será realizada em articulação com o(a) diretor(a) de turma. Durante o 3.º período, serão realizadas entrevistas individuais com os alunos que participarem nas sessões.
Especialmente aos nossos alunos do 9.º ano desejamos uma boa caminhada que iniciámos juntos. Que os vossos sonhos se concretizem em projetos!