Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 26 de dezembro de 2015

Associação AME e AE Afonso de Paiva promovem “Natal Diferente”

A Associação de Mães Especiais (AME) e o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em colaboração com o Jumbo de Castelo Branco, realizaram a campanha solidária “Natal Diferente”, com o objetivo de angariar brinquedos novos e/ou usados e distribuir os mesmos por famílias carenciadas.
A entrega dos presentes realizou-se
no dia 16, ao final do dia, na escola Afonso de Paiva, e contou com a presença de muitos meninos e meninas, acompanhados pelas respetivas famílias.

Foram superadas todas as expetativas para esta campanha, tendo sido recolhidos mais de 1000 brinquedos que foram distribuídos por quase 150 meninos e meninas dos concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Sertã e Fundão. Cada criança teve direito a um saco bem cheio de presentes e a um Pai Natal docinho!
A AME e o AE Afonso de Paiva agradecem a todos os que contribuíram com brinquedos, aos que colaboraram na seleção e separação dos mesmos e a todos os que nos ajudaram a tornar possível este “Natal Diferente”.

Muito obrigada e feliz Natal.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Corta-Mato Escolar Afonso de Paiva

Realizou-se, no dia 16 de dezembro, na Zona de Lazer de Castelo Branco, o Corta-Mato Escolar organizado pelo grupo de Educação Física do AE Afonso de Paiva, no qual participaram 415 alunos de diversas escolas deste Agrupamento.


Congratulamo-nos com o sucesso de mais uma edição deste grande evento desportivo que promove o desporto, estilos de vida saudáveis, o convívio e a proximidade entre os elementos da comunidade escolar e felicitamos o empenho e a atitude desportiva de todos os que participaram nas provas: alunos dos 2.º e 3.º ciclos da EB Afonso de Paiva e do 1.º ciclo das escolas básicas Afonso de Paiva, São Tiago, Sarzedas e Salgueiro do Campo. Destacamos o facto de, pela primeira vez este ano, terem também participado alunos do 3.º ano de escolaridade, nascidos em 2007, para os quais foram realizadas duas provas extra, esperando-se que esta oportunidade sirva de motivação para participações futuras em atividades desta natureza.

Felicitamos igualmente os alunos apurados para o Corta-Mato Distrital Escolar, que se realizará no dia 28 de janeiro de 2016, em Castelo Branco. As classificações finais encontram-se publicadas na página Web do Agrupamento e poderão ser consultadas em:http://www.afonsopaiva.pt/index.php/desporto-escolar/290-corta-mato-escolar-2015

O AE Afonso de Paiva agradece o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa, que disponibilizou uma equipa de socorristas no local, e da Câmara Municipal de Castelo Branco, que cedeu os espaços e as infraestruturas onde decorreram as provas, tendo sido assim garantidas todas as condições necessárias para a realização das mesmas. Deixamos, ainda, uma palavra de apreço a todos os que estiveram no local para apoiar os nossos atletas.

Boa sorte aos alunos que, em breve, irão representar o AE Afonso de Paiva no Corta-Mato Distrital!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

“Nós gostamos muito da LGP”

Recentemente, os alunos da turma 4AP do 3.º ano da EB Afonso de Paiva viveram com muita alegria a comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP) na companhia da equipa EREBAS do nosso Agrupamento. Além do agradável convívio, os meninos revelaram gosto em aprender algumas palavras em LGP, muito bem ensinadas por uma amiga e colega de turma.
O dia foi de convívio, mas também de (in)formação e sensibilização. Todos se divertiram e ficaram conscientes da importância daquela língua, expressando-o em trabalhos criativos realizados posteriormente em sala de aula, como forma de aprofundar a temática e de expressar pensamentos e emoções.
Partilhamos aqui algumas dessas mensagens tão genuínas e cativantes. Lendo-as e observando-as, fica-nos esta voz comum: “Nós gostamos muito da LGP!”


Clube de Leitur@s Afonso de Paiva promove voluntariado de leitura

As Bibliotecas Escolares são um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor. Assim, os alunos e a professora bibliotecária do Clube de Leitur@s da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva associaram-se a esta iniciativa e, ao longo do ano, irão ler, contar e brincar com as palavras em sessões animadas de leitura, em diferentes espaços da comunidade educativa.
“Poemas para brincalhar” foi o título da animada sessão de leituras em verso, umas com sotaques, outras dramatizadas, umas a pares e outras individuais, algumas em voz alta e outras a sussurrar, que o Clube de Leitur@s apresentou aos utentes do serviço de pediatria do Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco, no passado dia 9 de dezembro. Foi um momento muito estimulante e pleno de entusiasmo, rico de leituras poéticas e muito calorosas! O público aplaudiu e o Clube prometeu voltar com mais leitur@s!
O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura. O contacto de crianças e jovens com livros suscita o prazer de ler, desenvolve a literacia e contribui para elevar os resultados da aprendizagem. Tornar-se voluntário de leitura é também uma forma de envolvimento cívico que promove as potencialidades das novas gerações. A leitura partilhada deve ser considerada como uma atividade agradável, acessível a qualquer pessoa e com efeitos inestimáveis no desenvolvimento intelectual dos beneficiários. A leitura é um bem essencial e indispensável a todos os cidadãos.
A professora bibliotecária, Carla Nunes

Projeto de solidariedade - Papel por Alimentos

Os alunos da turma do 5.º 2 da Escola Básica Afonso de Paiva, juntamente com alguns encarregados de educação e professores, estiveram, no passado dia 15 de dezembro, no armazém do Banco Alimentar de Castelo Branco, onde fizeram a segunda entrega de papel no âmbito do projeto "Papel por alimentos".

Esta iniciativa, que irá decorrer na EB Afonso de Paiva ao longo do ano letivo, tem sido dinamizada pelos alunos da turma do 5.º 2, sob a coordenação do respetivo diretor de turma, Jorge Cardoso, e enquadra-se nas atividades programadas para as aulas de Oferta Complementar de Escola (Educação para a Cidadania), designadamente para o desenvolvimento do temaVoluntariado e educação para a cidadania”.
 Com este projeto, os alunos visam recolher todo o tipo de papel, a fim de este ser doado ao Banco Alimentar de Castelo Branco que, posteriormente, o poderá trocar por alimentos. Com a colaboração dos professores de Educação Visual e de Português, os alunos começaram por construir ecopontos situados em diversos locais da escola-sede e leram um comunicado em todas as salas, apelando à participação de todos. É com muita satisfação que se tem verificado um forte envolvimento da comunidade escolar, tendo já havido, até ao momento, a recolha de 563 kg de papel.
A turma agradece a toda a comunidade escolar a colaboração neste projeto e aos encarregados de educação pela disponibilidade para transportar os alunos e o papel até ao Banco Alimentar de Castelo Branco.

Parlamento dos Jovens - Debate

Realizou-se, no passado dia 7 de dezembro de 2015, pelas 14h50, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva, o debate intitulado “Racismo, Preconceito e Discriminação”, tema aglutinador da edição do Parlamento dos Jovens do presente ano letivo.
A sessão iniciou-se com a presença do Professor Rui Duarte, Diretor do Agrupamento, que transmitiu a uma imensa plateia que atufava o auditório a importância do tema em debate e das questões implícitas aos movimentos de liberdade dos mais oprimidos, ainda enclausurados nas amarras do racismo.
No seguimento do discurso do Diretor da Escola, os trabalhos prosseguiram com a intervenção do Professor Coordenador João Diogo, auxiliado pela sua Vice-presidente, Tatiana Alexandra André Afonso, que dirigiu exemplarmente todos os pontos da ordem de trabalhos.
A participação no debate atingiu níveis de seriedade absolutamente exemplares. A discussão, em alguns pontos do debate, levantou alguma celeuma entre os presentes, o que se compreende quando se debatem assuntos que perspetivam mudanças de leis.
A escola e o Coordenador do Programa Parlamento dos Jovens agradecem e enaltecem o modo empenhado com que todos os participantes se envolveram no debate.
João Diogo  e Tatiana Afonso

http://afonsopaiva.pt/index.php/noticias?start=5