Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 12 de março de 2016

Mudanças e Zona de Conforto

Quando utilizamos a expressão “zona de conforto” referimo-nos a pensamentos, comportamentos, hábitos, rotinas com os quais estamos familiarizados, que não nos causam medo, ansiedade ou nos colocam em risco. Nessa zona pautamo-nos por desempenhos constantes e relativamente satisfatórios. No entanto, esta sensação de segurança pode iludir-nos, limitando o nosso crescimento (emocional, profissional…).
A zona de conforto é um estado tão familiar que muitas vezes não nos apercebemos que estamos inertes ou a estagnar.
Na minha experiência enquanto psicóloga, confronto-me muitas vezes com o desafio de estimular as pessoas que acompanho (crianças, jovens, adultos) a desenvolver ações que lhes facilitem os seus objetivos, resolvam ou minimizem os seus problemas, ou promovam comportamentos saudáveis. A alimentação adequada, o exercício físico, deixar um mau relacionamento, iniciar um novo empreendimento, mudar uma crença, ser mais assertivo -  estes são alguns dos muitos desejos que as pessoas, normalmente, querem realizar, mas falham na iniciativa ou, quando a tomam, demonstram dificuldades na motivação e na persistência para atingir o objetivo.
E por que motivo estas situações acontecem?
Evitamos a mudança porque, de uma forma ou de outra, a mudança envolve diferentes tipos de dor. Se queremos perder peso, temos de enfrentar a “dor” da privação dos alimentos de que tanto gostamos. Se quisermos terminar um relacionamento, temos de enfrentar o fantasma da solidão. Se queremos começar um novo negócio, temos de enfrentar a possibilidade do fracasso. Se pretendemos mudar uma crença, temos de lidar com uma nova forma de pensar. Se queremos ser assertivos, temos de aprender a comunicar melhor e a estar atentos às nossas reações, bem como às consequências dos nossos comportamentos.

O desconhecido!
Mudar é crescer… Mude começando devagar!
Não mudamos por medos e inseguranças, vivendo agarrados a hábitos. Esta é uma atitude constante para controlar o que não se consegue controlar!
Veja o mundo noutras perspetivas…
Sugestões:
▪ Sente-se noutra cadeira, no outro lado da mesa e, mais tarde, experimente mudar de mesa.
▪ Quando sair, procure caminhar no outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde passa.
▪ Mude de direção nas estradas que habitualmente percorre.
▪ Mude por uns tempos o estilo das roupas, dê os objetos que já não usa, deite no lixo o que é velho, que acumula e já não serve.
▪ Procure andar descalço de vez em quando...
▪ Aproveite uma tarde inteira para passear livremente na praia, no campo, e ouvir o canto dos passarinhos.
▪ Abra, feche as gavetas e portas com a mão esquerda, ou direita…
▪ Durma no outro lado da cama. Depois, procure dormir noutras camas…
▪ Assista a outros programas de televisão, compre outros jornais, leia outros livros.
Não faça do hábito um estilo de vida!
Mantenha uma postura de abertura face à novidade!
Tente!
▪ Durma mais tarde... ou mais cedo.
▪ Coma um pouco menos, ou um pouco mais; escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novos sabores.
▪ Compre pão noutra padaria/pastelaria.
▪ Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
▪ Tome banho em novos horários, use gel de banho diferente.
▪ Troque de bolsa, de carteira, de mala...
Mude!
Lembre-se de que a Vida é uma só!
E pense seriamente… de que forma, no trabalho e no seu dia a dia, se poderá tornar alguém mais digno, mais humano!
Seja criativo!
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude de novo.
Experimente outra vez!
Certamente, conhecerá coisas melhores e outras piores do que as conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é flexibilizar a resistência que todos temos face à mudança.
Aventure-se um pouco para além da sua zona de conforto!
Que estas sugestões possam ser consideradas como um convite à reflexão, pois somos competentes para gerir o nosso próprio conhecimento e a nossa aprendizagem!
Também a reflexão sobre esta temática constituiu o ponto de partida para a ação de formação “Gestão de Conflitos”, iniciada neste mês de março para o Pessoal Docente do AE Afonso de Paiva, e da qual daremos notícia.

A Psicóloga Cidália Ribeiro

quinta-feira, 10 de março de 2016

6 de março - Dia Europeu da Terapia da Fala


“O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).”
Mais informação:

No nosso Agrupamento foi distribuído um desdobrável com mais informação sobre este assunto. Se tiveres curiosidade, acede ao mesmo carregando AQUI.

terça-feira, 8 de março de 2016

E porque hoje é o Dia Internacional da Mulher!...


História do Dia da Mulher
A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.

Frases para o Dia Internacional da Mulher

  • "Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas." - Séneca
  • "A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova." - Léon Tolstoi.
  • "A mulher é como a tua sombra: se corres atrás dela, ela correrá à tua frente, se corres à frente dela, ela vem atrás de ti."- Alfred de Musset
  • "Difícil é amar uma mulher e simultaneamente fazer alguma coisa com juízo."- Léon Tolstoi
  • "A mulher é um efeito deslumbrante da natureza" - Arthur Schopenhauer

Frases Engraçadas para o Dia da Mulher

  • "O coração da mulher, como muitos instrumentos depende de quem o toca." - Saint Prosper
  • "A mulher mais idiota pode dominar um sábio. Mas é preciso uma mulher extremamente sábia para dominar um idiota." - Rudyard Kipling
  • "Difícil é amar uma mulher e simultaneamente fazer alguma coisa com juízo." - Léon Tolstoi

Músicas para o Dia da Mulher

  • Woman - John Lennon
  • Whitney Houston - I'm Every Woman
  • Black Magic Woman - Santana
  • Woman in Love - Barbra Streisand
  • Betty Wright - I am a Woman

Adaptado de http://www.calendarr.com/

domingo, 6 de março de 2016

Dia Mundial da Terapia da Fala

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Terapia da Fala.

O que é a terapia da fala???

"Terapia da Fala

Consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação, e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. (Decreto-Lei 261/93, de 24 de Julho)

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas com o nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

Os terapeutas podem trabalhar em:

- Hospitais gerais e especializados
- Centros de saúde e de instituições de saúde mental
- Associações/Centros especializados em áreas especificas (surdez, paralisia cerebral, multideficiência)
- Jardins de infância
- Escolas de ensino regular e especial

Trabalham com:

- Crianças
- Adolescentes
- Adultos
- Idosos

Áreas de Intervenção:

- Linguagem - fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; processamento da linguagem, incluindo a compreensão e expressão oral, escrita, gráfica e gestual; competências de pré-literacia, literacia e de numeracia)
- Fala - articulação verbal; fluência (ex: gaguez); voz e ressonância (incluindo as componentes aerodinâmicas da respiração)
- Comunicação não-verbal (ex: mímica)
- Deglutição e funções relacionadas (ex: aspectos alimentares, mastigação)
- Cognição - atenção, memória, resolução de problemas e funções executivas

Principais causas das perturbações da linguagem e da fala:

- perturbações auditivas
- paralisias centrais
- perturbações cognitivas
- perturbações neurológicas
- lesões cerebrais (ex: TCE)
- acidentes vasculares cerebrais
- perturbações mnésicas (da memória)
- perturbações da atenção
- malformações dos órgãos da fala
- mau uso e abuso vocal
- perturbações emocionais
- factores do meio ambiente
- (...)

Alguns exemplos de Diagnóstico em Terapia da Fala na área da Linguagem:

a) Perturbações na criança:

- Atraso do Desenvolvimento da Linguagem
- Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem
- (...)

b) Perturbações no adulto:

- Afasia
- Perturbações Cognitivo-Linguísticas ...

c) Na área da Fala:

- Perturbações articulatórias
- Disartria
- Gaguez
- Disfonia (Perturbação Vocal)
- (...)

Estes Profissionais integram equipas multidisciplinares, trabalhando em colaboração com: Pediatras, Otorrinolaringologistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Neurologistas, Neurologistas Pediátrico, Ortodontistas, Psicólogos Clínico e Educacionais, Neuropsicólogos, Educadores de Infância/Professores, etc."



Esteja atento, principalmente se o seu filho apresentar as seguintes características:

‐ No 1º ano de vida o seu bebé parece‐lhe silencioso e não brinca através de jogos vocais?

‐ Tem 2 anos e ainda não fala? Diz poucas palavras? A forma de comunicação resume‐se a gestos ou outras estratégias não‐verbais?

‐ Com 3 anos não produz frases completas e/ou tem dificuldades em compreender pedidos?

‐ Com 4/5 anos tem um discurso pouco estruturado, tem dificuldade em reproduzir pequenas histórias ou acontecimentos do dia‐a‐dia e só os pais o compreendem?

‐ Não diz ou troca sons nas palavras?

‐ Tem dificuldades na associação dos sons às letras e/ou troca as letras quando lê?

‐ Tem 4 anos e evidencia sinais de gaguez?

‐ Mastiga de boca aberta ou tem dificuldades em mastigar?


Preocupe-se também se o adulto apresenta sintomas não comuns.

‐ Queixas de rouquidão persistente ou intermitente?

‐ Cansaço ao falar? A sua voz parece falhar? Pigarreio frequente?

‐ Dificuldades na deglutição e/ou mastigação?

‐ Dificuldades adquiridas da linguagem? (pós AVC, TCE)

Em caso de se verificarem alguns destes sintomas, procure ajuda junto do Médico de Família ou alguém mais especializado na área.

O Terapeuta da Fala e o seu Médico Assistente poderão esclarecer as suas dúvidas e dar o melhor encaminhamento para a sua situação.

Afetos na EB1 Mina

Os alunos e professoras convidaram os pais e encarregados de educação a assistirem à atividade «Adivinha quanto eu gosto de ti», realizada no dia 18 de fevereiro, pelas 17 horas, no pátio da escola.
Esta atividade serviu para assinalar a Semana dos Afetos, que decorreu de 15 a 19 de fevereiro.
Os alunos presentearam os pais com a peça de teatro e a canção dramatizada «Adivinha quanto eu gosto de ti». Todos se emocionaram e comoveram ao sentirem-se acarinhados pelos alunos. Foram momentos de ternura e afeto.
Agradecemos a colaboração da professora Cândida, de Atividade Física, e a dedicação da professora de Música, Catarina, no trabalho desenvolvido com os alunos.
(Notícia elaborada pelos alunos da turma 1M)


sexta-feira, 4 de março de 2016

Ação de sensibilização – Violência no namoro

No dia 19 de fevereiro, decorreu, no auditório da EB Afonso de Paiva, uma ação de sensibilização sobre a violência no namoro, promovida pelo Comando Distrital da PSP de Castelo Branco.
Assistiram à sessão cinco turmas do 3.º ciclo, tendo sido uma oportunidade para aprofundar conceitos relacionados com a violência doméstica e a violência no namoro. Os alunos, que se mostraram atentos e interessados, foram ainda sensibilizados para os comportamentos de risco e aconselhados sobre a forma de proceder para se protegerem dessas ações de violência. Por fim, houve ainda espaço para o diálogo e colocação de questões muito pertinentes.
O AE Afonso de Paiva agradece a disponibilidade da PSP e a importante mensagem veiculada junto de alunos e professores.



terça-feira, 1 de março de 2016

Para Uma Internet Mais Segura

O Dia da Internet Segura, evento organizado pela Rede INSAFE (Rede de cooperação dos projetos que promove a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e, em Portugal, pelo Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT), envolvendo a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal, celebra-se anualmente na segunda terça-feira do mês de fevereiro, este ano coincidente com o Carnaval.
À semelhança dos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva associou-se novamente a esta iniciativa e desenvolveu ações de sensibilização para os alunos dos 3.º e 4.º anos das escolas básicas Afonso de Paiva e S. Tiago, no sentido de contribuir para a segurança na internet, na promoção da inclusão e literacia digital. Nas sessões desenvolvidas na escola Afonso de Paiva, orientadas pela professora de Informática Virgínia Silva, numa colaboração com a Biblioteca Escolar, os alunos mostraram-se muito atentos e interessados, colocando muitas questões e participando ativamente, onde todos juntos decidiram contribuir para uma melhor e mais segura internet!