Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 31 de maio de 2016

O Dia Mundial Sem Tabaco

O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.
O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.
O tabaco é responsável pela morte de um em cada 10 adultos.

Efeitos do tabaco na saúde

  • As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumadores, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.
  • Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorre em crianças.
  • As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.

Frases

  • Não fume, por si e pelos outros.
  • Se ama a sua família, deixe de fumar.
  • Diga não ao tabaco, diga sim à vida.


Adaptado de http://www.calendarr.com/

Dia Europeu dos Vizinhos

O Dia Europeu dos Vizinhos celebra-se na última terça-feira do mês de Maio.

Objetivos da data

A celebração deste dia visa promover o convívio e a sociabilização entre vizinhos.
Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas.

Origem da data

A ideia de criar o Dia dos Vizinhos nasceu na cidade de Paris, em 1990, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos criaram a associação "Amigos de Paris" (Paris d'amis) no 17º bairro da cidade francesa, com o objetivo de aproximar as pessoas contra o isolamento.


Principais datas

  • Em 1999, a associação lançou a primeira festa dos vizinhos no 17º bairro de Paris, juntando 800 vizinhos.
  • No ano de 2002, 2,1 milhões de pessoas festejaram a data em toda a França.
  • Em 2004, o evento alarga-se a outros países europeus e é criado o Dia Europeu dos Vizinhos.
  • Portugal festeja pela primeira vez a data em 2005.
  • Em 2006 são já 22 os países a festejar a data, com mais de 6 milhões de cidadãos a celebrar o Dia Europeu dos Vizinhos.

Sugestões

  • Perguntar ao vizinho como este se encontra.
  • Ajudar o vizinho nalguma tarefa.
  • Convidar o vizinho para tomar café.
  • Cuidar do jardim e impedir que ramos entrem no espaço do vizinho.
  • Controlar animais domésticos para impedir que invadam o espaço do vizinho.
  • Fazer pouco barulho em casa.
  • Colocar o lixo na rua unicamente perto da hora de recolha.


Adaptado de http://www.calendarr.com/

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado na última quarta-feira do mês de maio. Estima-se que mais de 5 mil portugueses sofram de esclerose múltipla.
O Dia Mundial da Esclerose Múltipla começou a ser celebrado em 2009.

O que é a esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afeta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. A esclerose múltipla pode tornar-se incapacitante anos após o diagnóstico da doença.



Fatores de risco da esclerose múltipla

Os investigadores defendem que a doença é causada por uma combinação de fatores hereditários e ambientais.
  • Tabaco
  • Fatores ambientais como a falta de exposição solar
  • Fatores genéticos

Como identificar a esclerose múltipla

Os sintomas desta doença variam muito, e dependem da localização da inflamação e da desmielinização no sistema nervoso central.
  • Fadiga
  • Neurite ótica (inflamação do nervo ótico - nervo da visão)
  • Perda da força muscular nos braços e pernas
  • Alterações da sensibilidade
  • Dor
  • Alterações urinárias e intestinais
  • Problemas sexuais
  • Equilíbrio/coordenação
  • Alterações cognitivas
  • Alteração de humor e depressão

Sabia que?

A esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade jovem, a seguir aos incidentes.


Adaptado de http://www.calendarr.com/

sábado, 21 de maio de 2016

Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade

O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é celebrado no penúltimo sábado do mês de maio e visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, assim como das implicações desta na saúde humana.
A data pretende ainda promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Considerada pela Organização Mundial de Saúde, como a "epidemia do século XXI", a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundiais, a obesidade é considerada como a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.
Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica a 25 de março de 2004.

Obesidade em Portugal

Mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso e destes 14,2% são casos de obesidade.
  • 14% dos adultos tem obesidade
  • 1,4% dos adultos tem obesidade mórbida
  • 31% das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso

Doenças Associadas à Obesidade

O perfil genético, o ambiente socioeconómico e cultural, a educação, a família e as características individuais e psicológicas contribuem em grande escala para o desenvolvimento da obesidade. As mudanças sócio-económicas das últimas décadas, a diminuição da atividade física e o consumo exagerado de alimentos e bebidas contribuíram para o aumento de obesidade. A obesidade está associada ao desenvolvimento de outras doenças como:
  • Doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca congestiva, angina de peito)
  • Diabetes tipo II
  • Dislipidémias
  • Complicações no sistema respiratório (dispneia, síndrome de insuficiência respiratória do obeso, apneia de sono)
  • Doenças osteo-articulares
  • Infertilidade
  • Incontinência urinária
  • Cancro da próstata

 

Adaptado de http://www.calendarr.com/

quinta-feira, 19 de maio de 2016

V Festival de Sopas

No próximo dia 20 de maio, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Escolas Afonso de Paiva, com a colaboração dos alunos, docentes e não docentes do mesmo agrupamento, vai organizar o V Festival de Sopas, que terá início pelas 18h00, na escola-sede.

Contamos com a vossa presença para mais um grande encontro com a Comunidade Educativa!

Ver Programa Musical AQUI.

Um dia feliz no JI de Freixial do Campo

O Dia da Mãe foi preparado com muito afeto e empenho das crianças do Jardim de Infância de Freixial do Campo. Nesse dia tão especial, as mães foram presenteadas com leques em tecido decorado com motivos florais, postais realizados a partir da dobragem de uma for, um poema e, por fim, um diploma. Assim se cultivaram, uma vez mais, os afetos, trabalhando simultaneamente importantes competências na área das expressões – ambos fatores essenciais no desenvolvimento e na educação das crianças em idade pré-escolar.
Foi um dia feliz para todos, porque é sempre uma alegria manifestar sentimentos e dar o melhor de si a quem tem um lugar muito especial na nossa vida.
-----
Fotografias em (publicação de 08/05/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

Do rim às artes plásticas

Na sequência da comemoração do Dia Mundial do Rim, que já aqui noticiámos, os alunos e professoras de três turmas da EB Afonso de Paiva (turmas 1AP – 4.º ano, 5AP - 4.º ano e 4AP – 3.º ano) responderam ao repto lançado durante a sessão de sensibilização a que assistiram, participando num concurso de artes gráficas de âmbito nacional, promovido pela Sociedade de Nefrologia Pediátrica e a Sociedade Portuguesa de Pediatria.  Para tal, realizaram um trabalho coletivo de impressionante originalidade e beleza estética: um computador inteiramente concebido com materiais reciclados e repleto de pormenores, transmitindo de forma muito apelativa  a importante mensagem que aprenderam durante a sessão.
Tudo convida à observação atenta neste trabalho realizado sob a orientação das professoras titulares de turma Paula Tomás, Lurdes Minhós e Carla Rodrigues: o “ecrã” onde vão rodando os poemas elaborados e ilustrados pelos alunos, a personagem transparente que deixa ver os seus saudáveis rins, entre outros órgãos, o boneco que não se esquece de beber muita água, o teclado muito semelhante ao real, não faltando o necessário rato e as ligações de que qualquer computador necessita.
O todo que nos é oferecido, muito colorido e diverso nos materiais usados, sintetiza com muita criatividade a mensagem a que os alunos foram sensíveis: no corpo humano, tudo está “ligado” e para que este funcione e seja saudável, como uma boa máquina que cumpre devidamente a sua função, deveremos seguir cuidados fundamentais, tratando o corpo como ele merece.
O trabalho já foi enviado para a organização do concurso. Fazemos votos para que tenha uma boa recetividade. Boa sorte a todos e muitos parabéns pelo excelente trabalho realizado!
-----
Mais fotografias em (publicação de 27/04/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/
E, já agora, podemos avançar que há boas notícias no que diz respeito à nossa participação nesta atividade. Mas essas ficam para depois!..........