Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Semana da Alimentação - EB Mina

Na Semana da Alimentação, que decorreu de 17 a 21 de outubro, a “Galinha Ruiva” veio até à Escola da Mina pedir aos alunos da turma dos 1.º/2.º anos que a ajudassem a fazer o pão que os amigos da história em que ela é a protagonista se recusaram a fazer e os meninos e meninas desta turma aceitaram o desafio. Amassaram, tenderam e, depois de cozido, provaram. Hum! Que delícia estava o pão barrado com a marmelada que também ajudaram a fazer com os marmelos gentilmente oferecidos pelos pais e alunos dos petizes.
Como isto de alimentação é assunto sério, recebemos na nossa escola uma aluna finalista da Escola Superior de Saúde que nos relembrou o que fazer para termos hábitos de alimentação saudável e equilibrada.
Como resultado de todos estes ensinamentos, decidimos embelezar o nosso refeitório com regras sobre a alimentação e sobre saber estar neste espaço escolar para todos juntos tentarmos tornar o almoço um momento do nosso dia escolar mais tranquilo e agradável.
E assim se comemorou mais uma Semana da Alimentação na EB de Mina, rica em saberes e novas experiências.

Mais fotografias em (publicação de 03/11/2016)Facebook Afonso de Paiva
:

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se anualmente a 8 de novembro nos estados membros da União Europeia.

A data foi lançada pela Comissão Europeia e pretende encorajar uma alimentação saudável nas crianças, a fim de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa.

Importância do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis insere-se no âmbito de uma campanha mais vasta da Comissão para combater a obesidade, incentivando os cidadãos da UE a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. É na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida.
Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso tendem a conservá-lo na idade adulta e têm mais probabilidades de tornarem-se obesos.

Recomendações de alimentação

Para manter hábitos saudáveis na alimentação recomenda-se:
  • tomar o pequeno-almoço todos os dias;
  • comer de 3 em 3 horas;
  • comer 5 peças de fruta/legumes por dia;
  • beber uma boa quantidade diária de água;
  • usar menos sal e açúcar nas refeições.

Adaptado de www.calendarr.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ler livros: uma dieta muito saudável!

Foi no dia 16 de outubro de 1945 que a ONU (Organização das Nações Unidas) fundou um grupo especial dedicado à Alimentação e à Agricultura.
Por esse motivo, é essa a data escolhida, desde 1979, para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de alertar para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas partes do mundo e, em especial, ajudar os países em desenvolvimento a obter os recursos económicos e técnicos necessários para conseguirem produzir a sua comida.
A Biblioteca Escolar (BE) de S. Tiago assinalou a data junto das 7 turmas da Escola Básica de S. Tiago, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, com uma das dietas mais saudáveis do mundo: a leitura de bons livros!
A Educadora Maria da Luz Lopes, da equipa da BE, preparou o menu e apresentou aos cerca de 150 alunos uma ementa deliciosa repleta de legumes e fruta, a partir do conto de Hans Christian Andersen “A princesa e a ervilha” e de histórias de meninos e meninas que não gostam de sopa nem de fruta e ainda houve tempo para falar acerca do processo do nascimento e do crescimento de uma semente, com a história de Christian Voltz “Ainda nada?”.
A nossa saúde passa pelo que comemos, mas a vida deve ser saboreada e uma boa forma de crescermos de forma saudável passa também por fazermos leituras frescas e saborosas. Na biblioteca escolar podes sempre encontrar o melhor para ler e sonhar!

A professora bibliotecária, Carla Nunes

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dia Mundial da Gaguez

Neste dia (22 de outubro) em que se pretende sensibilizar a comunidade para esta perturbação da fala, partilhámos uma informação elaborada pela terapeuta da fala do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Liliana Lucas, sobre este “iceberg” que é a questão da gaguez e para a qual a terapia da fala pode ajudar significativamente com uma intervenção adequada.



Adaptado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O Dia Internacional da Alimentação na EB/JI do Castelo

No passado dia 17 de outubro, o Jardim de Infância e as turmas 1C e 2C da EB do Castelo comemoraram o Dia Internacional da Alimentação.
Foi confecionada uma saborosa salada de frutas!
Para tal, as crianças do Jardim de Infância deslocaram-se ao Mercado Municipal para comprar algumas das peças de fruta com que iriam preparar para a salada. Já na sala de aula, descascaram, cortaram e desengrainharam os bagos de uva, os pedaços de maçã, de pêssego, de pera, de ananás, de laranja e de tantas outras frutas! Ah… mas não sem antes lavarem muito bem as mãos!
As crianças do 1.º ciclo elaboraram uma “Roda dos Alimentos” a partir de peças de um puzzle, que recortaram previamente, e falaram da importância da fruta para uma alimentação saudável.
Depois de confecionada, a salada de frutas foi degustada, como sobremesa, ao almoço.
Mais fotografias (publicação de 22/10/2016): Facebook Afonso de Paiva
Ver a notícia original AQUI.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Dia Municipal para a Igualdade

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala anualmente a  24 de outubro, a Câmara Municipal de Castelo Branco promoveu uma série de atividades culturais junto de alguns  Agrupamentos de Escolas do concelho. No Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, a iniciativa concretizou-se com a apresentação de um espetáculo de teatro, destinado às turmas do 9.º ano de escolaridade, com a apresentção da obra “Lamento e Testamento de Maria Gomes”, com encenação e interpretação de Maria Luz Lopes, num texto de José Dias Pires.
A peça retrata a história de Maria Gomes, natural de Castelo Branco,  uma velha judia presa em 1636 pela Inquisição, quando tinha 115 anos de idade. Foi a mais idosa vítima que se conhece daquele criminoso tribunal. Depois de dois anos de interrogatórios e de ter sido torturada, foi queimada no auto-de-fé de 5 de setembro de 1638, já com 117 anos, como o processo inquisitorial nos revela.
A apresentação deste espetáculo teve por objetivo sensibilizar os mais jovens para as questões associadas à dignidade e ao valor do ser humano e ao respeito pelos direitos de igualdade, não só de género, mas também de cultura, raça e religião.
Mais fotografias em (publicação de 28/10/2016): Facebook Afonso de Paiva

domingo, 30 de outubro de 2016

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra-se hoje com ações de sensibilização e de informação sobre a doença.
Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.

Cancro da mama em Portugal

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 5000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.
Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

Prevenção do cancro da mama

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção.

Fatores de risco do cancro da mama

  • Idade - probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.
  • Reincidência do cancro da mama - uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.
  • História familiar - o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).
  • Alterações genéticas: alterações em certos genes (BRCA1, BRCA2, entre outros).
  • Primeira gravidez depois dos 31 anos.
  • História menstrual longa: mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.
  • Terapêutica hormonal de substituição: mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.
  • Raça: o cancro da mama ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas (brancas), comparativamente a mulheres latinas, asiáticas ou afro-americanas.
  • Obesidade após a menopausa.
  • Falta de atividade física.
Adaptado de http://www.calendarr.com/