Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 25 de dezembro de 2016

Animado convívio - Magusto na Afonso de Paiva

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de novembro e mais uma vez a tradição cumpriu-se na Escola Básica Afonso de Paiva. Para festejar este dia, realizou-se um magusto com os alunos das 5 turmas que constituem o 1.º Ciclo.
No pátio da escola, acendeu-se uma pequena fogueira, assaram-se e saborearam-se as castanhas. Estavam tão deliciosas e quentinhas!
O convívio foi maravilhoso e a alegria contagiante, com direito a algumas enfarruscadelas. Também o sol nos brindou com uma tarde calorosa que contribuiu para momentos inesquecíveis!
Para o ano há mais.









sábado, 24 de dezembro de 2016

Magusto – JI/EB1 de Sarzedas

Como não podia deixar de ser num bonito Dia de S. Martinho, o JI/EB1 de Sarzedas realizou o tradicional magusto escolar. Cumprindo-se a tradição, a pequenada comeu castanhas e enfarruscou-se.
Este magusto foi aberto a toda a comunidade, que correspondeu em grande número, abrilhantando mais ainda esta iniciativa.
 
Ficam os agradecimentos à Junta de Freguesia de Sarzedas, sem a qual nada seria igual e que nos ofereceu um pequeno lanche, as castanhas e a mão de obra para assar as mesmas.



Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Visita ao Lagar do Vale do Sarzedo

No dia 16 de novembro, tivemos uma manhã diferente… O Jardim de Infância de Sarzedas e a Presidente da Junta de Freguesia foram visitar e conhecer um lagar moderno na freguesia de Sarzedas.
Como estamos no início da apanha da azeitona, as crianças puderam “aprender” a utilizar os utensílios usados, conhecer outras técnicas modernas (nomeadamente, a apanha mecanizada) e, no fim, a apanha tradicional com a população. Seguiu-se uma visita guiada ao lagar, o que nos permitiu conhecer todo o processo de transformação.
No final, tivemos um pequeno convívio, onde não pôde faltar o pão torrado em azeite, ficando o convite para visitar um lagar tradicional.






 Retirado do Mural do Agrupamento (Facebook).

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Dia Mundial do Não Fumador

No passado dia 17 de novembro, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Não Fumador, realizou-se, na EB Afonso de Paiva, uma sessão de sensibilização sobre esta temática.
Os alunos de todos os 5.º anos, acompanhados pelos respetivos professores, assistiram à sessão dinamizada pela Dr.ª Isabel Antunes e Dr.ª Rita Correia, da Unidade Local de Saúde, que colocaram a tónica nos principais malefícios do consumo do tabaco. Uma atividade útil e de extrema relevância para os nossos jovens que tiveram a possibilidade, no final, de esclarecer dúvidas e levantar questões.
Mais fotografias em (publicação de 30/11/2016): Facebook Afonso de Paiva








sábado, 17 de dezembro de 2016

Semana dos Sentidos - JI Violetas

Na semana de 24 a 28 de outubro, no jardim de infância Quinta das Violetas, decorreu “a semana dos sentidos: perceções e sensações”, uma semana dedicada à educação sensorial das crianças. Programámos e desenvolvemos um projeto para as ajudar a conhecer e perceber melhor o mundo que nos rodeia, permitindo exercitar a perceção através dos cinco sentidos.
Utilizámos, em várias situações, “a ciência a brincar”. Nos cinco ateliês organizados, para compreender a função de cada órgão dos sentidos, as crianças participaram e envolveram-se ativamente em jogos sensoriais e em atividades experimentais. Revelaram muito interesse na realização das experiências e nos resultados obtidos, sendo muito importante para a sua formação o processo desenvolvido para melhor compreenderem e sentirem o mundo. 
Entre muitas outras atividades, destacamos o grande interesse pela descoberta de imagens em cartazes de imagens de ilusão ótica, pela realização de uma experiência sobre a temperatura do nosso corpo, pela confeção de um perfume de rosas, pela construção de um telefone de fio e pela confeção de um xarope de cenoura.
Agradecemos à educadora Madalena Nunes a sua participação neste projeto, colaborando com a apresentação da história do Capuchinho Vermelho, que adaptou ao tema em desenvolvimento.
Destacamos ainda o envolvimento e a boa comunicação entre a equipa, docentes e não docentes, desenvolvendo este projeto de forma lúdica e que muito contribui para a formação das nossas crianças.

Mais fotografias em (publicação de 24/11/2016): https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Mensagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O valor de uma escola inclusiva
Uma escola inclusiva pressupõe uma educação inclusiva, onde docentes, técnicos, assistentes operacionais e famílias concertam estratégias para dar resposta à heterogeneidade dos nossos alunos. Embora ainda tenhamos algum caminho por percorrer, tem sido notório o crescente envolvimento dos agentes educativos em prol desta causa fundamental.
Enquanto coordenadora do Departamento de Educação Especial, e porque “no verdadeiro trabalho de equipa o resultado é sempre superior à soma dos contributos de cada um”, nesta data em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência partilho este vídeo que, de forma simbólica, apela ao sentimento que importa alimentar todos os dias na relação com o outro.
A Coordenadora do Departamento de Educação Especial

Vê o vídeo em: