Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Gestão de Conflitos em sessão formativa

A gestão de conflitos é tema premente e urgente e procura responder adequadamente à tipologia de conflitos que surge na sociedade atual. Se isso é válido para a generalidade das organizações, assume um papel preponderante nas instituições escolares, pela função formativa que estas desempenham na vida das crianças e jovens. Neste sentido, a equipa do plano de formação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em parceria com o SIPE – Sindicato Independente de Educadores e Professores, promoveu, no passado dia 3 de dezembro, mais uma jornada formativa, na modalidade de ACD (Ação de Curta Duração), num total de 5 horas, dedicada ao tema da “Gestão de Conflitos numa Escola de Todos e Para Todos”.










 Retirado de www.facebook.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência, comemorou no passado dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A efeméride foi assinalada em duas fases: numa primeira abordagem, através da visualização do filme de animação “Cuerdas”, escrito e dirigido por Pedro Solís García (vencedor do Prémio Goya de melhor curta metragem de animação em 2014) nas páginas web e átrio da Escola Básica Afonso de Paiva.
A segunda abordagem, e num registo comemorativo mais formal, decorreu no dia 6 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido iniciada com a apresentação do projeto “Saber Ler+: Práticas Inclusivas de Leitura” pelo Departamento de Educação Especial e pela Biblioteca Escolar do AE Afonso de Paiva e terminou com a interpretação da canção “O Som das Cores”, a partir do livro de Paula Teixeira, com os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica S. Tiago. (...)





Retirado de www.facebook.com/afonsodepaiva

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

JI de Sarzedas – Um encontro emocionante entre crianças e idosos

No dia 29 de novembro, as crianças do Jardim de Infância de Sarzedas visitaram a Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas para prepararem uma atividade de Natal especial... Nesse encontro tão caloroso, foram evocados valores universais e fundamentais para a felicidade e o bem-estar de todos. Como evidenciam os numeroso registos fotográficos efetuados, no olhar e nos gestos de cada um, transpareceram sentimentos que provam que as barreiras não são uma inevitabilidade e que elas não existirão se nos abrirmos e nos dermos aos outros. E, como ficou demonstrado nesse dia, a melhor forma de compreender valores como o amor, o respeito, a paz, entre tantos outros, é torná-los nossos no modo como estamos com o outro.
Ver mais AQUI!


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mina e Castelo de novo juntas em animado e “saboroso” convívio

No passado dia 11, o Jardim de Infância e as Escolas Básicas do Castelo e da Mina comemoraram o Dia de S. Martinho, com a realização do magusto escolar.
O evento realizou-se no pátio da Escola do Castelo, onde se juntaram as crianças, professores e assistentes operacionais.
Há três anos consecutivos que se reúnem as três instituições para, em são convívio, acenderem a fogueira, assarem as castanhas e, claro, comê-las!










Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

domingo, 25 de dezembro de 2016

Animado convívio - Magusto na Afonso de Paiva

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de novembro e mais uma vez a tradição cumpriu-se na Escola Básica Afonso de Paiva. Para festejar este dia, realizou-se um magusto com os alunos das 5 turmas que constituem o 1.º Ciclo.
No pátio da escola, acendeu-se uma pequena fogueira, assaram-se e saborearam-se as castanhas. Estavam tão deliciosas e quentinhas!
O convívio foi maravilhoso e a alegria contagiante, com direito a algumas enfarruscadelas. Também o sol nos brindou com uma tarde calorosa que contribuiu para momentos inesquecíveis!
Para o ano há mais.









sábado, 24 de dezembro de 2016

Magusto – JI/EB1 de Sarzedas

Como não podia deixar de ser num bonito Dia de S. Martinho, o JI/EB1 de Sarzedas realizou o tradicional magusto escolar. Cumprindo-se a tradição, a pequenada comeu castanhas e enfarruscou-se.
Este magusto foi aberto a toda a comunidade, que correspondeu em grande número, abrilhantando mais ainda esta iniciativa.
 
Ficam os agradecimentos à Junta de Freguesia de Sarzedas, sem a qual nada seria igual e que nos ofereceu um pequeno lanche, as castanhas e a mão de obra para assar as mesmas.



Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/