Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Sensibilização para o evento “Natal solidário em rede”

Um momento guardado em brilhos eternos de luz
A magia das palavras, num ambiente sereno, envolveu os alunos do 1.º ciclo numa viagem de partilha, evocando um Natal que urge ser de afetos, de laços que perduram no tempo...
Um natal solidário!
O momento ficou guardado em brilhos eternos de luz.
Foi assim o dia 5 de dezembro na EB Afonso de Paiva, com uma ação de sensibilização para o evento “Natal solidário em rede” orientada pela educadora Madalena Nunes, durante a qual foi apresentada a obra “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.



 

Retirado de www.facebook.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

“Natal Solidário em Rede” do AE Afonso de Paiva foi um sucesso

Realizou-se com sucesso a iniciativa “Natal Solidário em Rede”, promovida pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva no passado dia 10 de dezembro. Ao longo do dia, foram muitos os pais, encarregados de educação, familiares, alunos, professores e funcionários que responderam ao repto da direção do agrupamento e, ao mesmo tempo que puderam assistir às diversas atuações dos alunos, entregaram a sua oferta destinada ao Banco Alimentar de Castelo Branco. No final do dia, foi com grande satisfação que a comissão organizadora entregou àquela instituição 410 Kg de papel, destinado à campanha “Papel por Alimentos”, e 290 Kg em géneros alimentares.













 Retirado de www.facebook.com

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Gestão de Conflitos em sessão formativa

A gestão de conflitos é tema premente e urgente e procura responder adequadamente à tipologia de conflitos que surge na sociedade atual. Se isso é válido para a generalidade das organizações, assume um papel preponderante nas instituições escolares, pela função formativa que estas desempenham na vida das crianças e jovens. Neste sentido, a equipa do plano de formação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em parceria com o SIPE – Sindicato Independente de Educadores e Professores, promoveu, no passado dia 3 de dezembro, mais uma jornada formativa, na modalidade de ACD (Ação de Curta Duração), num total de 5 horas, dedicada ao tema da “Gestão de Conflitos numa Escola de Todos e Para Todos”.










 Retirado de www.facebook.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência, comemorou no passado dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A efeméride foi assinalada em duas fases: numa primeira abordagem, através da visualização do filme de animação “Cuerdas”, escrito e dirigido por Pedro Solís García (vencedor do Prémio Goya de melhor curta metragem de animação em 2014) nas páginas web e átrio da Escola Básica Afonso de Paiva.
A segunda abordagem, e num registo comemorativo mais formal, decorreu no dia 6 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido iniciada com a apresentação do projeto “Saber Ler+: Práticas Inclusivas de Leitura” pelo Departamento de Educação Especial e pela Biblioteca Escolar do AE Afonso de Paiva e terminou com a interpretação da canção “O Som das Cores”, a partir do livro de Paula Teixeira, com os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica S. Tiago. (...)





Retirado de www.facebook.com/afonsodepaiva

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

JI de Sarzedas – Um encontro emocionante entre crianças e idosos

No dia 29 de novembro, as crianças do Jardim de Infância de Sarzedas visitaram a Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas para prepararem uma atividade de Natal especial... Nesse encontro tão caloroso, foram evocados valores universais e fundamentais para a felicidade e o bem-estar de todos. Como evidenciam os numeroso registos fotográficos efetuados, no olhar e nos gestos de cada um, transpareceram sentimentos que provam que as barreiras não são uma inevitabilidade e que elas não existirão se nos abrirmos e nos dermos aos outros. E, como ficou demonstrado nesse dia, a melhor forma de compreender valores como o amor, o respeito, a paz, entre tantos outros, é torná-los nossos no modo como estamos com o outro.
Ver mais AQUI!


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mina e Castelo de novo juntas em animado e “saboroso” convívio

No passado dia 11, o Jardim de Infância e as Escolas Básicas do Castelo e da Mina comemoraram o Dia de S. Martinho, com a realização do magusto escolar.
O evento realizou-se no pátio da Escola do Castelo, onde se juntaram as crianças, professores e assistentes operacionais.
Há três anos consecutivos que se reúnem as três instituições para, em são convívio, acenderem a fogueira, assarem as castanhas e, claro, comê-las!










Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

domingo, 25 de dezembro de 2016

Animado convívio - Magusto na Afonso de Paiva

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de novembro e mais uma vez a tradição cumpriu-se na Escola Básica Afonso de Paiva. Para festejar este dia, realizou-se um magusto com os alunos das 5 turmas que constituem o 1.º Ciclo.
No pátio da escola, acendeu-se uma pequena fogueira, assaram-se e saborearam-se as castanhas. Estavam tão deliciosas e quentinhas!
O convívio foi maravilhoso e a alegria contagiante, com direito a algumas enfarruscadelas. Também o sol nos brindou com uma tarde calorosa que contribuiu para momentos inesquecíveis!
Para o ano há mais.