E relembramos aqui os contatos deste novo serviço:
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2017
domingo, 8 de janeiro de 2017
Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
O SNIPI apresentou uma Ação intitulada “Sensibilização às novas práticas em IP” no dia 24 de novembro, dirigida aos docentes do Departamento de Educação Especial.
A informação partilhada centrou-se na importância de intervir precocemente, no papel das famílias, no funcionamento de uma equipa transdisciplinar e na articulação do SNIPI com o decreto lei 3/2008.
Nas considerações finais, uma homenagem à criança por Gabriela Mistral, prémio Nobel da Literatura, 1945:
“Muitas das coisas que precisamos podem esperar.
A criança não. Agora é a hora.
Os seus ossos estão a tomar forma,o seu sangue está a constituir-se,
a sua mente está a desenvolver-se.
A ela, não podemos responder amanhã’
Seu nome é ‘hoje’.”
A criança não. Agora é a hora.
Os seus ossos estão a tomar forma,o seu sangue está a constituir-se,
a sua mente está a desenvolver-se.
A ela, não podemos responder amanhã’
Seu nome é ‘hoje’.”
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
“Nem muito simples nem demasiado complicado”
No dia 12 de dezembro, teve lugar, no auditório do IPDJ de Castelo Branco, a peça de teatro-debate intitulada “Nem muito simples nem demasiado complicado”.
Esta peça, levada a palco pela Associação USINA do Porto, resultou da candidatura do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva ao Programa “Cuida-te” do IPDJ. Três atores presentearam-nos, durante cerca de hora e meia, com cinco histórias representativas de diferentes etapas da vida amorosa dos jovens estudantes: o estabelecimento do primeiro contacto, o ciúme e a possessão, as discussões e os arrufos, os medos e ansiedades do casal de namorados e a importância da “primeira vez”, entre outras situações.
Notícia completa: http://www.afonsopaiva.pt/…/998-nem-muito-simples-nem-demas…
Retirado de www.facebook.com
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017
Sensibilização para o evento “Natal solidário em rede”
Um momento guardado em brilhos eternos de luz
A magia das palavras, num ambiente sereno, envolveu os alunos do 1.º ciclo numa viagem de partilha, evocando um Natal que urge ser de afetos, de laços que perduram no tempo...
Um natal solidário!
O momento ficou guardado em brilhos eternos de luz.
Foi assim o dia 5 de dezembro na EB Afonso de Paiva, com uma ação de sensibilização para o evento “Natal solidário em rede” orientada pela educadora Madalena Nunes, durante a qual foi apresentada a obra “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
terça-feira, 3 de janeiro de 2017
“Natal Solidário em Rede” do AE Afonso de Paiva foi um sucesso
Realizou-se com sucesso a iniciativa “Natal Solidário em Rede”, promovida pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva no passado dia 10 de dezembro. Ao longo do dia, foram muitos os pais, encarregados de educação, familiares, alunos, professores e funcionários que responderam ao repto da direção do agrupamento e, ao mesmo tempo que puderam assistir às diversas atuações dos alunos, entregaram a sua oferta destinada ao Banco Alimentar de Castelo Branco. No final do dia, foi com grande satisfação que a comissão organizadora entregou àquela instituição 410 Kg de papel, destinado à campanha “Papel por Alimentos”, e 290 Kg em géneros alimentares.
Notícia completa: http://www.afonsopaiva.pt/…/990-natal-solidario-em-rede-do-…
Retirado de www.facebook.com
segunda-feira, 2 de janeiro de 2017
Gestão de Conflitos em sessão formativa
A gestão de conflitos é tema premente e urgente e procura responder adequadamente à tipologia de conflitos que surge na sociedade atual. Se isso é válido para a generalidade das organizações, assume um papel preponderante nas instituições escolares, pela função formativa que estas desempenham na vida das crianças e jovens. Neste sentido, a equipa do plano de formação do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em parceria com o SIPE – Sindicato Independente de Educadores e Professores, promoveu, no passado dia 3 de dezembro, mais uma jornada formativa, na modalidade de ACD (Ação de Curta Duração), num total de 5 horas, dedicada ao tema da “Gestão de Conflitos numa Escola de Todos e Para Todos”.
Notícia completa: http://www.afonsopaiva.pt/…/989-gestao-de-conflitos-em-sess…
Retirado de www.facebook.com
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência, comemorou no passado dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A efeméride foi assinalada em duas fases: numa primeira abordagem, através da visualização do filme de animação “Cuerdas”, escrito e dirigido por Pedro Solís García (vencedor do Prémio Goya de melhor curta metragem de animação em 2014) nas páginas web e átrio da Escola Básica Afonso de Paiva.
A segunda abordagem, e num registo comemorativo mais formal, decorreu no dia 6 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido iniciada com a apresentação do projeto “Saber Ler+: Práticas Inclusivas de Leitura” pelo Departamento de Educação Especial e pela Biblioteca Escolar do AE Afonso de Paiva e terminou com a interpretação da canção “O Som das Cores”, a partir do livro de Paula Teixeira, com os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica S. Tiago. (...)
Notícia completa: http://www.afonsopaiva.pt/…/988-dia-internacional-da-pessoa…
Retirado de www.facebook.com/afonsodepaiva
Subscrever:
Mensagens (Atom)













































