Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Roda dos Alimentos Mediterrânica (versão interativa)

A DGS acabou de lançar a Roda dos Alimentos Mediterrânica (versão interativa) onde se explica os vários conceitos ligados ao padrão alimentar mediterrânico tendo como base a Roda dos Alimentos Portuguesa. São apresentados exemplos práticos e visualmente atrativos, salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes estilo de vida mediterrânico.

Para aceder à mesma, é só aceder em...




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Projeto “Cuida-te” na EB Afonso de Paiva

Na sequência da candidatura do Agrupamento ao Programa "Cuida-te", um projeto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com diversas entidades parceiras, a Escola Básica Afonso de Paiva foi contemplada com a Medida 1 - Unidade Móvel. Assim, nos dias 23 e 27 de janeiro, estiveram presentes na escola-sede três técnicas do Centro de Atendimento aos Toxicodependentes (CAT) de Castelo Branco para fazerem uma ação de sensibilização junto de todas as turmas do 8.º ano, em contexto de sala de aula.
Durante as sessões (uma por turma), as técnicas do Projeto, uma psicóloga clínica, uma socióloga e uma estagiária, abordaram o tema "Consumo de substâncias nocivas" e, simultaneamente, proporcionaram um atendimento individual aos alunos que manifestaram o desejo de tirar dúvidas ou falar sobre o tema, em privado, na Unidade Móvel que esteve presente, no dia 27, durante a manhã, no exterior da escola.
(...)

  









sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Projeto/Concurso "Geração Saudável"

Divulgamos aqui uma informação que chegou até nós, reencaminhada da Ordem dos Farmacêuticos.

"A Geração Saudável é um projeto de promoção e educação para a saúde pública, que tem como objetivo promover a saúde dos jovens nas escolas, estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias e dar a conhecer a importância da utilização responsável das tecnologias de saúde. 

A promoção e educação para a saúde são fundamentais na construção de uma sociedade mais consciente e responsável, pelo que as crianças e jovens, como futuros cidadãos, devem ser desde cedo consciencializados para a importância de adoção de estilos de vida saudáveis e do uso responsável do medicamento.

Assim, e no seguimento da implementação do projeto Geração Saudável nas escolas, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos promove o seu I Concurso de Criatividade, que decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2017.

O concurso destina-se a crianças entre os 9 e 14 anos e a todas as turmas de 2º e 3º ciclo da área de jurisdição da SRSRA, tendo como objetivo fomentar o interesse dos jovens por aprender, descobrir e criar, sensibilizando-os simultaneamente para a importância da adoção de estilos saudáveis e do uso responsável do medicamento. A participação no concurso pode ser realizada individualmente ou por turma, através de trabalhos sobre a temáticas da Diabetes ou do Uso responsável do medicamento, e nas categorias de artes plásticas, multimédia ou escrita.

Para avaliação das candidaturas, a SRSRA definiu um Júri constituído por:
- Dr. Eurico Pais (Farmacêutico), que preside;
- Dr.ª Elodie Viegas (Farmacêutica);
- Dr.ª Miriam Capoulas (Farmacêutica);
- Alexandre Silva (Ator).

Poderá consultar o regulamento do concurso aqui e mais informações sobre o projeto Geração Saudável neste endereço.


Contamos com a vossa participação!"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Dia Mundial da Liberdade

Em Portugal o Dia da Liberdade comemora-se a 25 de abril mas a data internacional para celebrar a liberdade calha no calendário a 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.


A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.

Liberdade na Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
Já o Artigo 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”
Adaptado de www.calendarr.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O cheiro e o sabor da tradição

Dando continuidade ao que é já uma longa tradição, no dia 16 de dezembro, a Direção do nosso agrupamento presenteou os alunos da escola-sede com as filhós da época, carinhosamente confecionadas por voluntariosas almas do pessoal docente e não docente, aquecidas com um delicioso cacau.
Tal como acontece todos os anos, as iguarias estavam deliciosas e deram o mote para um convívio gastronómico que aqueceu o corpo e o coração, mantendo vivos os sabores e aromas da nossa tradição.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Dia Internacional do Riso

O Dia Internacional do Riso celebra-se hoje (com alegria).
Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Neste dia deve rir o mais que puder, quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados, quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado.

Vantagens de rir

Entre os benefícios de rir encontramos:
  • Redução do stress
  • Queima de calorias
  • Melhoria da qualidade de sono
  • Fortalecimento abdominal
  • Combate ao surgimento de rugas
  • Melhor circulação sanguínea
  • Melhor respiração
  • Melhoria da digestão
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Estímulo da criatividade
  • Criação de laços com outras pessoas

Mensagens para o Dia Internacional do Riso

  • Rir mais é viver mais e melhor.
  • Rir é o melhor remédio (e é de graça).
  • Uma risada por dia não sabe o bem que lhe fazia.
  • Ria como se não houvesse amanhã.
  • Rir é dos melhores prazeres da vida.
  • Rir aumenta a qualidade de vida.
  • Ria. Por si e pelos outros.

Adaptado de www.calendarr.com