Partilhamos aqui uma publicação do Agrupamento na sua página do Facebook:
https://ionline.sapo.pt/546685
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
domingo, 26 de fevereiro de 2017
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Dia dos Afetos na EB de São Tiago
Foi assim o Dia dos Afetos na EB de São Tiago, no dia 15 de fevereiro, ao fim da tarde.
Parabéns e bem haja a todos por este magnífico e tão ternurento momento.
:-)
Parabéns e bem haja a todos por este magnífico e tão ternurento momento.
Para ver o Vídeo, carrega AQUI!
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Por uns dentes saudáveis – A higienista oral vai à escola
É importante ter dentes saudáveis e,
por isso, foi com alegria que os alunos da EB de Sarzedas
receberam, no dia 15 de fevereiro, a higienista oral Maria Graça Moura, da Unidade Local de Saúde
de Castelo Branco. Durante a sessão de informação/sensibilização, tiveram
oportunidade de perguntar o que é a cárie e ouviram conselhos para ter dentes
saudáveis. No final, todos receberam escovas e pastas dentífricas.
Como
é referido na página da Direção-Geral de Educação, “A Organização Mundial de Saúde aponta para 2020 metas
para a saúde oral que exigem um reforço das ações de promoção da saúde e
prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de
educação e saúde dos serviços públicos e privados.
Neste sentido foi criado o Programa Nacional da Saúde Oral, o
qual desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde,
prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolvendo-se ao longo do ciclo de
vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.”
Professora e alunos da EB de Sarzedas agradecem à Dra. Maria Graça Moura
e à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco esta iniciativa tão importante
para a promoção da saúde. Retirado de www.facebook.com/afonsodepaiva
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Roda dos Alimentos Mediterrânica (versão interativa)
A DGS acabou de lançar a Roda dos Alimentos Mediterrânica (versão interativa) onde se explica os vários conceitos ligados ao padrão alimentar mediterrânico tendo como base a Roda dos Alimentos Portuguesa. São apresentados exemplos práticos e visualmente atrativos, salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes estilo de vida mediterrânico.
Para aceder à mesma, é só aceder em...
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
Projeto “Cuida-te” na EB Afonso de Paiva
Na sequência da candidatura do Agrupamento ao Programa "Cuida-te", um projeto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com diversas entidades parceiras, a Escola Básica Afonso de Paiva foi contemplada com a Medida 1 - Unidade Móvel. Assim, nos dias 23 e 27 de janeiro, estiveram presentes na escola-sede três técnicas do Centro de Atendimento aos Toxicodependentes (CAT) de Castelo Branco para fazerem uma ação de sensibilização junto de todas as turmas do 8.º ano, em contexto de sala de aula.
Durante as sessões (uma por turma), as técnicas do Projeto, uma psicóloga clínica, uma socióloga e uma estagiária, abordaram o tema "Consumo de substâncias nocivas" e, simultaneamente, proporcionaram um atendimento individual aos alunos que manifestaram o desejo de tirar dúvidas ou falar sobre o tema, em privado, na Unidade Móvel que esteve presente, no dia 27, durante a manhã, no exterior da escola.
(...)
Notícia completa: http://www.afonsopaiva.pt/…/1023-projeto-cuida-te-na-eb-afo…
Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/photos/pcb.1842726419274994/1842726169275019/?type=3&theater
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
Projeto/Concurso "Geração Saudável"
Divulgamos aqui uma informação que chegou até nós, reencaminhada da Ordem dos Farmacêuticos.
"A Geração Saudável é um projeto de promoção e educação para a saúde pública, que tem como objetivo promover a saúde dos jovens nas escolas, estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias e dar a conhecer a importância da utilização responsável das tecnologias de saúde.

O concurso destina-se a crianças entre os 9 e 14 anos e a todas as turmas de 2º e 3º ciclo da área de jurisdição da SRSRA, tendo como objetivo fomentar o interesse dos jovens por aprender, descobrir e criar, sensibilizando-os simultaneamente para a importância da adoção de estilos saudáveis e do uso responsável do medicamento. A participação no concurso pode ser realizada individualmente ou por turma, através de trabalhos sobre a temáticas da Diabetes ou do Uso responsável do medicamento, e nas categorias de artes plásticas, multimédia ou escrita.
Para avaliação das candidaturas, a SRSRA definiu um Júri constituído por:
- Dr. Eurico Pais (Farmacêutico), que preside;
- Dr.ª Elodie Viegas (Farmacêutica);
- Dr.ª Miriam Capoulas (Farmacêutica);
- Alexandre Silva (Ator).
"A Geração Saudável é um projeto de promoção e educação para a saúde pública, que tem como objetivo promover a saúde dos jovens nas escolas, estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias e dar a conhecer a importância da utilização responsável das tecnologias de saúde.
A promoção e educação para a saúde são fundamentais na construção de uma sociedade mais consciente e responsável, pelo que as crianças e jovens, como futuros cidadãos, devem ser desde cedo consciencializados para a importância de adoção de estilos de vida saudáveis e do uso responsável do medicamento.
Assim, e no seguimento da implementação do projeto Geração Saudável nas escolas, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos promove o seu I Concurso de Criatividade , que decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2017.

O concurso destina-se a crianças entre os 9 e 14 anos e a todas as turmas de 2º e 3º ciclo da área de jurisdição da SRSRA, tendo como objetivo fomentar o interesse dos jovens por aprender, descobrir e criar, sensibilizando-os simultaneamente para a importância da adoção de estilos saudáveis e do uso responsável do medicamento. A participação no concurso pode ser realizada individualmente ou por turma, através de trabalhos sobre a temáticas da Diabetes ou do Uso responsável do medicamento, e nas categorias de artes plásticas, multimédia ou escrita.
Para avaliação das candidaturas, a SRSRA definiu um Júri constituído por:
- Dr. Eurico Pais (Farmacêutico), que preside;
- Dr.ª Elodie Viegas (Farmacêutica);
- Dr.ª Miriam Capoulas (Farmacêutica);
- Alexandre Silva (Ator).
Poderá consultar o regulamento do concurso aqui e mais informações sobre o projeto Geração Saudável neste endereço.
Contamos com a vossa participação!"
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
Dia Mundial da Liberdade
Em Portugal o Dia da Liberdade comemora-se a 25 de abril mas a data internacional para celebrar a liberdade calha no calendário a 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.
A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.
Liberdade na Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
Já o Artigo 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”
Adaptado de www.calendarr.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)














