Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Manual de Educação para a Cidadania Global

Manual de Educação para a Cidadania Global: uma proposta de articulação para o 2.º ciclo do Ensino Básico pode inserir-se nas linhas orientadoras emitidas pela Direção-Geral de Educação “Educação para a Cidadania” (2013), que convida as escolas, à luz da sua autonomia, a abordar curricularmente a educação para a cidadania, quer através de projetos, quer através de uma disciplina autónoma para os 1.º, 2.º e 3.º CEB. Este guia é um documento de consulta publicado pela Ação de Integração para o Desenvolvimento Global (AIDGLOBAL), uma organização não governamental que trabalha em prol da educação para um mundo justo e sustentável.
Desde o ano letivo de 2006/2007 que a AIDGLOBAL tem vindo a desenvolver em Portugal o projeto “Educar para Cooperar”, sendo este compêndio o resultado da colaboração de um agrupamento de escolas do concelho de Loures e esta entidade.
Manual de Educação para a Cidadania Global, concebido como recurso de livre acesso aos professores do 2.º CEB, aborda as temáticas fundamentais da Educação para a Cidadania Global (ECG) integrando-as no currículo oficial das disciplinas, apresentando, para esse fim, planificações nas áreas de Ciências Naturais (CN), História e Geografia de Portugal HGP), Matemática (MTM) e Português (PT). Por outras palavras, são facultadas aulas planificadas que cruzam as diversas temáticas de ECG com os conteúdos programáticos oficiais. Entre as temáticas abordadas encontram-se: a Preservação da Biodiversidade (CN), a Paz e Conflitos Armados (HGP), Educação para todos (MTM) e Igualdade de Género (PT e HGP).
Num mundo cada vez mais global e com a introdução de questões de cidadania no currículo de ensino  a ser recomendada por diversas organizações governamentais, a necessidade de uma educação para a cidadania global parece incontornável, constituindo este guia uma excelente base de trabalho.
O Manual pode ser consultado aqui: Manual-Cidadania-Global_Digital
Linhas orientadoras da Direção-Geral de Educação: Linhas_Orientadoras_Educacao_para_Cidadania

Retirado de http://www.afonsopaiva.pt

segunda-feira, 20 de março de 2017

Dia do Pai

No dia 19 de março foi o Dia do Pai. Esperamos que não te tenhas esquecido de lhe dar a maior das prendas...


Dia Europeu da Terapia da Fala

Comemorou-se, no dia 6 de Março o Dia Europeu da Terapia da Fala. Deixamos aqui a publicação feita nos meios do Agrupamento.

"  Dia Europeu da Terapia da Fala foi criado em 2004 com o objetivo de chamar a atenção para a profissão em toda a Europa, sensibilizando os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes com perturbações da comunicação e a forma de os ajudar. É celebrado a 6 de março e este ano, 2017, o tema escolhido para sensibilizar a comunidade foi a Disfagia - perturbação da deglutição.
Em Portugal estima-se que haja mais de 80 mil pessoas diagnosticadas com disfagia, uma perturbação que se caracteriza por dificuldade em engolir alimentos sólidos, líquidos e até água. A disfagia causa impacto na qualidade de vida da pessoa que tem essa perturbação e dos que lhe são próximos.

O Terapeuta da Fala
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). Avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

O Terapeuta da Fala pode exercer as suas funções em Instituições de prestação de cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados (centros de saúde, hospitais, centros de medicina de reabilitação), instituições particulares de solidariedade social, instituições de reinserção social, centros de dia e lares de idosos, creches e jardins-de-infância, escolas do ensino básico e secundário, estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, área da investigação e/ou docência, unidades de investigação, universidades públicas e privadas, consultórios/gabinetes/clínicas privadas, domicílio dos utentes e empresas de cuidados ao domicílio.

Campo de atuação
Desde o nascimento, o Terapeuta da Fala tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Nas Unidades de Cuidados Neonatais presta serviço na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais.
Em crianças em idade pré-escolar a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação, bem como na intervenção das suas perturbações.
Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez.
Na idade adulta, o seu foco  de intervenção é maioritariamente em perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Tem também um papel preponderante na promoção das competências da comunicação e da voz nos mais diversos profissionais.
 







Áreas de Intervenção

COMUNICAÇÃO
Doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (SNC), autismo e alguns síndromes podem condicionar a comunicação da criança/adulto, impossibilitando o uso da fala e/ou linguagem escrita para comunicar. Neste sentido, o Terapeuta da Fala intervém adequando e instalando um sistema aumentativo e/ou alternativo à comunicação.
  
LINGUAGEM ORAL
A linguagem é considerada a forma de comunicação por excelência e exclusiva do ser humano, permitindo a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem.
A Linguagem Oral compreende a componente expressiva e compreensiva e é composta por 4 elementos linguísticos: a semântica (reconhecimento, significado e relação entre as palavras), a morfossintaxe (conhecimento implícito das regras sintáticas e morfológicas necessárias para a construção de frases gramaticais), a fonológica (reconhecimento dos sons da fala) e a pragmática (capacidade de adequação da linguagem ao contexto). As alterações da linguagem oral podem ocorrer durante o desenvolvimento da criança ou após acidentes neurológicos, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismos Crânio-encefálicos (TCE) entre outros.
O Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas.

LINGUAGEM ESCRITA
A linguagem escrita, ao contrário da linguagem oral, pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita. O Terapeuta da Fala intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.











ARTICULAÇÃO
A articulação verbal consiste na produção oral dos fonemas/sons. Para uma articulação correta dos sons é necessário que as estruturas e os músculos orofaciais estejam intactos. Alterações neurológicas (como os Acidentes Vasculares Cerebrais ou os Traumatismos Crânio-Encefálicos) ou imaturidade dos músculos orofaciais são algumas das causas de alterações na articulação.


FLUÊNCIA
A fluência consiste na capacidade de encadear os sons da fala de forma contínua, possibilitando assim um discurso fluente, com ritmo e pausas adequadas. Um discurso não fluente caracteriza-se por bloqueios no início da emissão, repetições ou prolongamentos de sílabas e pausas excessivas que se produzem numa gaguez.

VOZ
A voz é um mecanismo fisiológico que permite a emissão de som durante a fala. Alteração na qualidade vocal indica alteração ao nível da estrutura ou do movimento das cordas vocais, que pode ter origem orgânica (nódulos, pólipos) ou funcional (mau uso ou abuso vocal).
O Otorrinolaringologista é o médico responsável pela realização do exame e diagnóstico da causa da alteração vocal. O Terapeuta da Fala intervém na prevenção da sintomatologia, na cessação dos maus usos e abusos vocais e na prática de saúde vocal.
  
DEGLUTIÇÃO
A deglutição consiste na capacidade de ingestão de alimentos e é dividida em 4 fases (preparatória, oral, faríngea e esofágica). Por questões neurológicas ou mecânicas pode ocorrer dificuldades em uma ou mais fases da deglutição, comprometendo assim uma nutrição e hidratação segura. O Terapeuta da Fala avalia e intervém na reabilitação da deglutição.













MOTRICIDADE OROFACIAL
Relaciona-se com o desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação dos órgãos fonoarticulatórios e região cervical, bem como das respetivas funções estomatognáticas (a sucção, a mastigação, a respiração e a fala).
Não é necessário ter um problema ou uma doença para procurar um Terapeuta da Fala. Muito menos há uma idade definida para o consultar.
A Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala recomenda que, sempre que sinta que a sua forma de comunicar ou falar condiciona a sua vida social ou profissional, ou que sinta algum tipo de ansiedade sobre o desenvolvimento da linguagem do seu filho, consulte um Terapeuta da Fala. O Terapeuta da Fala ajudá-lo-á a compreender o que faz parte de um desenvolvimento “saudável” e o que necessita de uma intervenção profissional.
A Terapeuta da Fala, Liliana Lucas

Fontes:               
Associação Portuguesa de Terapia da Fala
Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Imagens retiradas da Internet"

Retirado de http://afonsopaiva.pt (Link).

quinta-feira, 2 de março de 2017

Dia dos Afetos na EB São Tiago

O fim de tarde do dia 15 de fevereiro foi muito especial na Escola Básica de São Tiago. Na semana em que se celebraram os afetos, todas as turmas prepararam, com muito empenho e alegria, uma surpresa aos pais, encarregados de educação e amigos, que se reuniram no pátio da escola para assistirem ao que brilhantemente prepararam nas aulas das AEC de Expressão Musical e Expressão Dramática e Dança, orientadas pelas professoras Catarina Ventura, Sónia Barroqueiro e Sónia Morgado.
Ao som da guitarra e do violino, todos os alunos interpretaram exemplarmente as canções “Conta as Estrelas” e “Quisera Viver”. Ouviram-se igualmente belas frases alusivas ao amor e à amizade. Quem pôde assistir encantou-se com a alegria e ternura transmitidas e com a excelente atuação.
Alunos e professores traziam um belo coração ao peito, um adereço que reforçava o contexto da atividade apresentada, dando ainda mais cor ao momento. Mas o que ressaltou, acima de tudo, foi a mensagem que saiu de cada coração, expressa nas palavras, nos olhares, nas vozes e no forte abraço que todos foram dar aos familiares no final da atuação.
Como se lia num dos painéis da EB São Tiago, “O amor é o abraço onde cabe toda a ternura do mundo” e ele ficou bem expresso nessa inesquecível tarde de fevereiro.






Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Semana dos Afetos na EB Mina

Durante a semana de 13 a 17 de fevereiro, os alunos da EB de Mina comemoraram a Semana dos Afetos. Esta atividade, prevista no Plano Anual de Atividades, teve como principal objetivo a reflexão sobre a importância do afeto no desenvolvimento pessoal.
Para iniciar a semana com o coração pleno de afeto, os pais assistiram a uma apresentação de músicas dramatizadas, preparadas pelas professoras de Música e de Expressão Dramática da escola. No final deste momento emocionante, brindaram-se os pais com bolachinhas feitas pelos alunos da turma 1M e os pais retribuíram o gesto de carinho com deliciosos bombons para todos.
No Dia de S. Valentim, os alunos da turma de 1.º/2.º ano visitaram a Escola do Castelo, para, juntos, assistirem a uma sessão de animação de leitura dinamizada pela Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. A professora bibliotecária Carla Nunes apresentou aos alunos o “O Monstro das Cores” e permitiu a reflexão conjunta sobre diferentes emoções e sentimentos.
De registar, também, no âmbito das atividades da semana dos afetos, a presença da mãe de um aluno do 4.º ano, Catarina Gama, que muito generosamente se disponibilizou para a confeção de bolachinhas de limão. Esta atividade contou com a participação dos alunos, que aderiram entusiasticamente e se deliciaram com a sua degustação.
Entre histórias, momentos de expressão plástica, musical e dramática, troca de miminhos, palavras e gestos de ternura e partilha de emoções e sentimentos, assim se viveu mais uma Semana dos Afetos na Escola da Mina.







Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva