Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 21 de maio de 2017

Alunos da Mina ao Volante

No dia 4 de abril, último dia do segundo período escolar, os alunos da EB1 Mina deslocaram-se à Escola de Trânsito de Castelo Branco.
As turmas assistiram alternadamente a uma ação de sensibilização sobre prevenção rodoviária. Visionaram pequenos vídeos sobre atitudes corretas e incorretas de peões e automobilistas. Esses vídeos foram intervalados com pequenas conversas com os alunos, por forma a levá-los a refletir sobre os perigos de comportamentos que muitas vezes se devem à ignorância ou negligência de regras básicas sobre segurança rodoviária.
A manhã prometia porque os monitores encarregados de orientar as atividades não se limitaram a ensinamentos teóricos, se bem que muito importantes e necessários. A verdadeira emoção e divertimento estava reservada para o ar livre. Os pequenos puderam conduzir Karts, durante um tempo considerável, permitindo-lhes aplicar o que tinham aprendido na primeira parte da manhã.
Claro que foi difícil pôr fim à parte mais atrativa das atividades, mas o regresso à escola acabou por ser alegre e divertido. Voltaram à escola e desta vez apetrechados de conhecimentos atualizados sobre segurança rodoviária, assunto que não convém descuidar.
----
Mais fotografias em (publicação de 12/04/2017): Facebook Afonso de Paiva

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ação sobre cidadania e economia social na EB do Castelo

No dia 3 de abril, realizou-se, na Escola Básica do Castelo, uma sessão sobre cidadania e economia social, dinamizada pela equipa do CLDS Capacitar, Empreender, Incluir, da Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento, em parceria com a EcoGerminar, tendo igualmente contado com a participação uma aluna do 2.º ano de Animação da Escola ETEPA.
Nesta ação, inserida no Eixo I do projeto, foram abordados os temas do cooperativismo e dos valores da economia social e solidária, numa perspetiva pedagógica, didática e lúdica, envolvendo os alunos em atividades diversas.  No final da sessão, foramentregues agendas da Geração COOP da CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
----
Mais fotografias (publicação de 10/04/2017): Facebook Afonso de Paiva

terça-feira, 16 de maio de 2017

Mais um desejo realizado graças à ação de Natal “Make-a-Wish Vai à Escola”

Em comunicado enviado ao AE Afonso de Paiva, a Make-a-Wish Portugal transmitiu-nos a seguinte mensagem, que partilhamos com toda a comunidade educativa: “Muito obrigada a  todos os Alunos, Professores, Pais e comunidades locais que, através do brilho das estrelas de Natal, ajudaram a realizar o desejo da Gabrielaproporcionando um momento de força, alegria e esperança!”
A Make-a-Wish Portugal continua a enviar-nos regulamente informação sobre a aplicação das verbas obtidas durante a campanha de Natal a que o Agrupamento Afonso de Paiva aderiu e que consistiu na venda de estrelas cuja receita reverteu a favor de crianças e jovens com doenças que põem a sua vida em risco. Foi com enorme satisfação que soubemos ter sido recentemente realizado o 3.º desejo deste ano: a oferta de um computador à Gabriela, de 17 anos, que vive no Porto, e que gostava de tirar o curso de designer gráfico, precisando, para tal, de um computador com algumas especificidades.
Sim, todos podemos fazer a diferença!

segunda-feira, 15 de maio de 2017

AE Afonso de Paiva assinala Dia Mundial da Voz


O Dia Mundial da Voz é assinalado a 16 de abril. A sua comemoração teve início em 2003, por iniciativa do Dr. Mário Andrea, Diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria, que sugeriu a criação deste dia na primeira reunião da Sociedade Europeia de Laringologia (European Society of Laringology) da qual, na altura, era presidente. Tem como principal objetivo dar visibilidade à Voz, articulando ações de caráter assistencial, cultural e de ensino.
O grupo de profissionais da voz, onde se destacam os professores, cantores, atores, operadores de call center, possui poucos conhecimentos acerca dos principais fatores de risco, quais os comportamentos a adotar e as doenças que podem advir do mau uso e abuso vocais.

Para tal, foi divulgado, no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, um documento que reúne toda essa informação e onde se podem conhecer alguns comportamentos vocais abusivos. O uso incorreto da voz, o esforço ou o abuso vocal podem provocar o aparecimento de lesões benignas numa ou nas duas cordas vocais, que interferem com a vibração, originando rouquidão, voz áspera e cansaço vocal. As lesões mais frequentes são os nódulos vocais. O seu tratamento exige repouso vocal e reabilitação (terapia da fala), com a qual se procura melhorar a técnica vocal, reduzindo ou anulando o esforço e a tensão do aparelho fonatório.
Qualquer rouquidão que persista por mais de duas semanas deve ser alvo de avaliação em Terapia da Fala e /ou Otorrinolaringologia.

Oiça, cuide e goste da sua voz!

domingo, 14 de maio de 2017

Projeto “Passaporte Global II” e “Roteiro Cidadania em Portugal” na EB Afonso de Paiva

No âmbito do seu projeto “Passaporte Global II”, a Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento tem vindo a dinamizar um conjunto de ações na Escola Básica Afonso de Paiva, sob o tema “Olhar + a Diferença”, promovendo o debate sobre diversas temáticas, tais como o Racismo, a Xenofobia, a Discriminação, as Migrações e os Refugiados. 
Como é referido na página do facebook da Associação, “desconstroem-se mitos e estereótipos e fomenta-se a cidadania ativa, tendo por princípios os Direitos Humanos. As atividades são dinâmicas, com metodologias proativas e assertivas, como o debate, a construção de murais e elaboração de trabalhos. Com estas sessões, os jovens identificam que Somos Todos Iguais, independentemente da raça, etnia, nacionalidade… Somos todos Humanos, apesar das diferenças culturais, religiosas… Todos desejam a paz no mundo, a tolerância, rejeitam a guerra e as injustiças”.
Até ao passado dia 29 de março, o projeto já tinha abrangido 6 turmasnum total de 130 alunos e 12 sessões dinamizadas junto de alunos dos 7.º e 8.º anos.
No dia 21 de março, a Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento e o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva juntaram-se à iniciativa Roteiro Cidadania em Portugal, tendo a Associação dinamizado, no auditório da EB Afonso de Paiva, uma Assembleia de Jovens com alunos dos 2.º e 3.º ciclos, acompanhados pelas respetivas professoras. A sessão contou igualmente com a presença de Maria Teresa Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco, e de Rui Duarte, Diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Durante a mesma, foi promovida uma sensibilização sobre a diversidade cultural, tema central do projeto "Olhar + a Diferença". Como explicita a Associação, esta ação, bem como as outras desenvolvidas em contexto de sala de aula, teve por objetivo “desafiar os jovens a refletir coletivamente acerca da diversidade cultural, desenvolver boas práticas juvenis no sentido de potenciar o acolhimento e valorização dos imigrantes no presente e no futuro; e combater estereótipos, atitudes e comportamentos discriminatórios.” (inhttps://www.facebook.com/amatolusitano/)
Finda a Assembleia, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar a carrinha do Roteiro Cidadania em Portugal: PARAR, PENSAR, AGIR!, uma iniciativa de âmbito nacional promovida pela Secretaria de Estado para a  Cidadania e Igualdade em parceria com a ANIMAR — Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que conta com a colaboração de diversos parceiros de âmbito local e nacional. Aí foram disponibilizados diversos materiais de apoio para a abordagem de temas ligados ao exercício da cidadania.
O AE Afonso de Paiva agradece à Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento, aos responsáveis pelo Projeto Cidadania em Portugal e à Autarquia este importante contributo para a formação dos nossos alunos – uma colaboração fundamental para cumprir os objetivos que norteiam uma das prioridades pedagógicas do Agrupamento: a Educação para a Cidadania.
----
Mais fotografias em (publicação de 07/04/2017): Facebook Afonso de Paiva

sábado, 22 de abril de 2017

Por uns dentes saudáveis – A higienista oral vai à escola

É importante ter dentes saudáveis e, por isso, foi com alegria que os alunos da EB de Sarzedas receberam, no dia 15 de fevereiro, a higienista oral  Maria Graça Moura, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Durante a sessão de informação/sensibilização, tiveram oportunidade de perguntar o que é a cárie e ouviram conselhos para ter dentes saudáveis. No final, todos receberam escovas e pastas dentífricas.
Como é referido na página da Direção-Geral de Educação, “A Organização Mundial de Saúde aponta para 2020 metas para a saúde oral que exigem um reforço das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de educação e saúde dos serviços públicos e privados.
Neste sentido foi criado o Programa Nacional da Saúde Oral, o qual desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolvendo-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.”
Professora e alunos da EB de Sarzedas agradecem à Dra. Maria Graça Moura e à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco esta iniciativa tão importante para a promoção da saúde. 

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Curte Iogurte na EB1 de Sarzedas

No dia 30 de março, os alunos da EB1 de Sarzedas receberam a visita da nutricionista Ana Catarina, no âmbito do projeto pedagógico Curte Iogurte.
Os objetivos deste projeto são informar, sensibilizar e mobilizar para uma alimentação saudável, variada e equilibrada e promover o iogurte, salientando a sua importância, especificamente, nos momentos de lanche. Este projeto é promovido pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

As crianças interessaram-se pelo tema abordado e divertiram-se com o jogo pedagógico.