Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Aula Aberta sobre “Suporte Básico de Vida”

No dia 5 de maio de 2017 teve lugar, na Escola Básica Afonso de Paiva, uma aula aberta sobre Suporte Básico de Vida. Inserida no âmbito do programa disciplinar de Ciências Naturais do 9.º ano, esta aula dividiu-se em duas sessões e foi dinamizada pelo Enfermeiro Luís Antunes, técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O Enfermeiro apresentou aos alunos o serviço de Emergência Médica, bem como alguns dos procedimentos básicos a tomar quando se presencia um acidente ou se é o primeiro a chegar ao local onde este teve lugar. De uma forma dinâmica e informal, esclareceu também as dúvidas apresentadas pelos alunos e demonstrou, com a ajuda de voluntários, como se devem prestar os primeiros socorros.
Esta foi uma aula bastante interessante, que veio provar que qualquer assunto é sempre mais aliciante quando apresentado por alguém que trabalha na área e que disponha, para além dos conhecimentos necessários, do saber que a experiência proporciona.




quarta-feira, 31 de maio de 2017

As turmas imbatíveis da EB Mina

O 3.º período iniciou-se de forma muito saudável e energética na Escola da Mina.
O Lidl Portugal, em parceria com a Direção-Geral de Saúde e a Direção-Geral de Educação, veio à nossa escola desenvolver o projeto “Turma Imbatível para Mais Energia” com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de estilos de vida saudáveis, promovendo-os de forma divertida, implementando jogos centrados nos temas: alimentação saudável, roda dos alimentos e exercício físico.
Assim, no passado dia 20 de abril, entre jogos de faz de conta de compra e venda de alimentos saudáveis; arrumação de bens na cozinha, estimulando a participação dos alunos nas tarefas domésticas, e jogos tradicionais com recurso a elementos relacionados com a alimentação, muito se brincou e aprendeu na nossa escola.
No final, cada aluno foi presenteado com uma lancheira para poderem trazer para a escola os seus lanches. Mas, atenção, esta lancheira “mágica” só pode servir para acondicionar lanches saudáveis.
E esta foi uma tarde bem passada que permitiu aliar a diversão à aprendizagem, como se pode constatar pela participação entusiasta dos alunos da EB da Mina.
-----
Mais fotografias em (publicação de 08/05/2017): Facebook Afonso de Paiva

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Jogos “+Contigo”

Mais uma vez, este ano, decorreu, na Escola Básica Afonso de Paiva, o Projeto +Contigo, atividade dinamizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Este Projeto, destinado aos alunos do 8.º ano de escolaridade, tem como objetivo sensibilizar os mesmos para os problemas da adolescência que possam, de uma forma ou de outra, levá-los a apresentar comportamentos suicidários. Foi desenvolvido, tal como em anos anteriores, ao longo de diversas sessões distribuídas pelos vários períodos letivos e, também como no ano anterior, teve direito a uma atividade para terminar em apoteose. Essa atividade, designada por “Jogos +Contigo”, teve lugar no dia 4 de abril, durante toda a manhã. Consistiu em vários jogos, planeados e orientados pelo professor de Educação Física, João Ramalho, com a colaboração dos professores desta disciplina, em que as equipas, formadas pelas várias turmas, tinham de cumprir determinadas tarefas e percursos. Os alunos deram o seu melhor e assim se passou uma excelente manhã no último dia de aulas do 2.º Período.
 A Coordenação da Promoção e Educação para a Saúde
 -----
 Mais fotografias em (publicação de 23/04/2017): Facebook Afonso de Paiva

terça-feira, 23 de maio de 2017

Um dia radical



No dia 29 de março, o grupo de E1, do Departamento de Educação Especial, realizou a atividade “E-PRATODOS – 1 dia radical”, no parque temático LOKI PARK, prevista no Plano Anual de atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Nesta atividade participaram alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos com Necessidades Educativas Especiais, acompanhados pelos respetivos professores de Educação Especial. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades diversificadas e enriquecedoras naquele espaço de diversões, situado em Castelo Branco, e que proporcionou momentos de grande diversão, assegurados por um grupo de monitores que acompanharam, numa zona lúdica recheada, as atividades dos alunos, zelando pela sua segurança na utilização dos diversos equipamentos, nomeadamente, nos insufláveis gigantes, no slide, na cama elástica, nos Karts, no campo multidesportos e ainda no percurso de “arvorismo indoor”.
Esta iniciativa do departamento de educação especial visou proporcionar, aos alunos referidos, experiências diversificadas através da realização de atividades diferenciadas, que estimularam o seu desenvolvimento social, psicomotor, as suas capacidades cognitivas e percetivas e ainda a sua capacidade de comunicação e de expressão, tendo estes alunos realizado tudo de forma muito alegre e entusiástica, o que contribuiu de maneira muito agradável para a sua autonomia e estabilidade emocional e afetiva, o que nos faz acreditar que há atividades diferentes que podem fazer toda a diferença.
----
Mais fotografias em (publicação de 13/04/2017): Facebook Afonso de Paiva

domingo, 21 de maio de 2017

Alunos da Mina ao Volante

No dia 4 de abril, último dia do segundo período escolar, os alunos da EB1 Mina deslocaram-se à Escola de Trânsito de Castelo Branco.
As turmas assistiram alternadamente a uma ação de sensibilização sobre prevenção rodoviária. Visionaram pequenos vídeos sobre atitudes corretas e incorretas de peões e automobilistas. Esses vídeos foram intervalados com pequenas conversas com os alunos, por forma a levá-los a refletir sobre os perigos de comportamentos que muitas vezes se devem à ignorância ou negligência de regras básicas sobre segurança rodoviária.
A manhã prometia porque os monitores encarregados de orientar as atividades não se limitaram a ensinamentos teóricos, se bem que muito importantes e necessários. A verdadeira emoção e divertimento estava reservada para o ar livre. Os pequenos puderam conduzir Karts, durante um tempo considerável, permitindo-lhes aplicar o que tinham aprendido na primeira parte da manhã.
Claro que foi difícil pôr fim à parte mais atrativa das atividades, mas o regresso à escola acabou por ser alegre e divertido. Voltaram à escola e desta vez apetrechados de conhecimentos atualizados sobre segurança rodoviária, assunto que não convém descuidar.
----
Mais fotografias em (publicação de 12/04/2017): Facebook Afonso de Paiva