Hoje comemora-se o dia do Professor. Por coincidência, é feriado (Dia da Implantação da República) mas amanhã não te esqueças de dar os Parabéns aos teus professores. A melhor prendinha que lhes podes dar é mostrar que te lembraste deles e que os estimas!
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
terça-feira, 19 de setembro de 2017
De volta, com muita Saúde!
E mais um ano letivo se inicia. Depois de umas merecidas férias, muitos terão alguma relutância em voltar à Escola. Mas, acreditem, se custar alguma coisa, serão apenas as primeiras horas ou, no máximo, os primeiros dias. Depois voltará, com certeza, a alegria do reencontro com os colegas, com os espaços já conhecidos, com os "velhos" professores (e conhecer os "novos"!), e logo logo estaremos outra vez satisfeitíssimos por estar de volta.
E, não esqueçam!, a Equipa da Promoção da Educação para a Saúde cá estará para vos ajudar a atravessar mais um ano letivo com muita força, muita garra, muito entusiasmo e, sobretudo, com MUITA SAÚDE!
Os nosso votos repetem-se este ano e são:
domingo, 18 de junho de 2017
Festival das Sopas 2017
Transcrevemos aqui o texto da notícia do jornal Povo das Beiras sobre o Festival das Sopas 2017:
"Na sexta-feira, a Escola Básica Afonso de Paiva encheu para mais um Festival de Sopas “Na Rota de Afonso de Paiva”. A iniciativa foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, com a colaboração da Comunidade Educativa.
Este ano, o festival contou com 17 sopas que, segundo Ana Fontainhas, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, foram confecionadas “por voluntários, funcionários, escolas”.
Ao POVO da BEIRA, Ana Fontainhas explicou quais os principais objetivos desta iniciativa, que se realiza há seis anos consecutivos.
“O objetivo é trazer os pais à escola e este é um dos eventos em que conseguimos trazê-los, temos mesmo muita gente. Acabamos também por promover o estilo de vida saudável, para que as crianças comam sopa e legumes”.
De acordo com a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, os pais estão um pouco “afastados da escola”, assim Ana Fontainhas aproveitou para a apelar aos encarregados de educação que sejam mais participativos e mais presentes, como aconteceu no Festival das Sopas.
“Os pais estão um pouco afastados da escola, por isso é que organizamos diversas atividades, como palestras, seminários, coisas muito pontuais, mas os pais têm uma adesão muito curta. Era importante que houvesse mais adesão, porque a que temos é praticamente nula”, contou Ana Fontainhas ao POVO da BEIRA.
Segundo esclareceu, esta associação de pais e de encarregados de educação não organizam apenas atividades ao longo do ano letivo.
“Costumamos organizar sempre as Férias Desportivas para as crianças, que aderem muito”, disse Ana Fontainhas.
Ou seja, o trabalho desta associação, que tem uma relação bastante estreita com a direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, pauta-se por realizar iniciativas para os pais e para as crianças, de janeiro a dezembro. O intuito passa por aproximar os pais à escola dos respetivos filhos, para que a presença dos encarregados de educação na vida das crianças não seja apenas em casa."
"Na sexta-feira, a Escola Básica Afonso de Paiva encheu para mais um Festival de Sopas “Na Rota de Afonso de Paiva”. A iniciativa foi organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, com a colaboração da Comunidade Educativa.
Este ano, o festival contou com 17 sopas que, segundo Ana Fontainhas, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, foram confecionadas “por voluntários, funcionários, escolas”.
Ao POVO da BEIRA, Ana Fontainhas explicou quais os principais objetivos desta iniciativa, que se realiza há seis anos consecutivos.
“O objetivo é trazer os pais à escola e este é um dos eventos em que conseguimos trazê-los, temos mesmo muita gente. Acabamos também por promover o estilo de vida saudável, para que as crianças comam sopa e legumes”.
De acordo com a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, os pais estão um pouco “afastados da escola”, assim Ana Fontainhas aproveitou para a apelar aos encarregados de educação que sejam mais participativos e mais presentes, como aconteceu no Festival das Sopas.
“Os pais estão um pouco afastados da escola, por isso é que organizamos diversas atividades, como palestras, seminários, coisas muito pontuais, mas os pais têm uma adesão muito curta. Era importante que houvesse mais adesão, porque a que temos é praticamente nula”, contou Ana Fontainhas ao POVO da BEIRA.
Segundo esclareceu, esta associação de pais e de encarregados de educação não organizam apenas atividades ao longo do ano letivo.
“Costumamos organizar sempre as Férias Desportivas para as crianças, que aderem muito”, disse Ana Fontainhas.
Ou seja, o trabalho desta associação, que tem uma relação bastante estreita com a direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, pauta-se por realizar iniciativas para os pais e para as crianças, de janeiro a dezembro. O intuito passa por aproximar os pais à escola dos respetivos filhos, para que a presença dos encarregados de educação na vida das crianças não seja apenas em casa."
sexta-feira, 16 de junho de 2017
“Uma Viagem ao Mundo dos Resíduos”
A
VALNOR é a empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento
de resíduos sólidos urbanos em 25 concelhos dos distritos de Portalegre,
Santarém e Castelo Branco e tem como principal missão a preservação do meio
ambiente onde se insere, bem como a melhoria do serviço prestado às populações
no âmbito da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos.
Esta
palestra realizou-se no âmbito dos conteúdos programáticos do 9.º ano, mais
concretamente na abordagem do tema “Proteção, controlo e gestão ambiental para
o desenvolvimento sustentável”, e teve como principais objetivos sensibilizar
os alunos para a necessidade de adotarem medidas coletivas e individuais com
vista ao incremento da resiliência e ao desenvolvimento sustentável e para a
importância de encararem os Resíduos Sólidos Urbanos como uma matéria-prima com
grande potencial económico, o que pode contribuir para o desenvolvimento
sustentável da região e do país.
Assim
sendo, durante as diferentes intervenções, apelou-se à adoção de comportamentos
menos consumistas e mais responsáveis, de modo a que cada cidadão contribua
para a diminuição do desperdício e das quantidades de todo o tipo de resíduos,
tendo-se destacado a importância da separação dos lixos, em casa de cada um,
por forma a facilitar o tratamento dos diferentes tipos de resíduos.
Neste
ponto, o técnico da VALNOR apresentou os diferentes métodos de tratamento dos
Resíduos Sólidos Urbanos que são desenvolvidos pela empresa, através de um
filme/documentário, onde foram apresentadas as diferentes fases de cada
processo, bem como as suas vantagens e potencialidades.
Os
alunos presentes mostraram-se bastante interessados e participativos, tendo
sido muito importante o empenho e a total disponibilidade demostrados pelo Dr.
Fernando Nunes, a quem agradecemos a sua presença e colaboração.
-----
Ver mais em Facebook Afonso de Paiva
quarta-feira, 14 de junho de 2017
A Hipertensão não escolhe idades! Não dói, mas destrói.
A celebração do dia 17 de maio como o Dia Mundial da HTA
(Hipertensão Arterial) foi proposta pela World
Hypertension League e passou a ser comemorada a partir de 2006. Em 2013,
esta entidade lançou ainda o mote a todos os países no sentido de valorar a
pressão arterial da sua população. Deste modo, e atendo a que a HTA na idade
pediátrica pode evoluir e lesar silenciosamente órgãos-alvo, aumentando, assim,
o risco de eventos cardiovasculares neste grupo etário, a sensibilização junto
dos mais jovens é uma das prioridades na ação preventiva desenvolvida pelos profissionais
de saúde.
Este ano, para assinalar esta efeméride, o Serviço de Pediatria da
Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, em colaboração com o Grupo de
Hipertensão Arterial da Sociedade Portuguesa de Pediatria, promoveu, na Escola
Básica Afonso de Paiva, uma ação de sensibilização e um rastreio para avaliar a
pressão arterial de crianças em idade escolar. A importância deste rastreio
prende-se com o diagnóstico precoce e a implementação de medidas de prevenção
ou retardamento da progressão da doença. Na impossibilidade de rastrear todos
os alunos, foram contempladas duas turmas do 6.º ano, ficando o alerta para a
importância da medição da pressão arterial em crianças.
É importante ter em conta que “A Hipertensão Arterial (HTA) em
pediatria tornou-se um foco de interesse nos últimos anos, devido à constatação
de um aumento da sua prevalência na criança (0-18 anos). Sabe-se que a HTA,
sobretudo no adolescente, é mais frequente do que se supunha outrora e que
muitos casos correspondem a formas precoces de HTA essencial. Na maioria dos
casos a HTA na idade pediátrica é uma doença silenciosa e o seu diagnóstico só
pode ser efetuado pela medição da pressão arterial, avaliação que se tornou
recomendada em todas as crianças a partir dos 3 anos de idade.” (in, Saúde Online, http://saudeonline.pt/2017/05/17/a-hipertensao-arterial-nao-escolhe-idades/)
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva
agradece à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco por mais esta importante
ação de promoção da saúde junto dos nossos alunos.
-----
domingo, 11 de junho de 2017
Os brinquedos dos alunos da EB Mina foram ao hospital
O Projeto Hospital Bem Crescer está integrado no Projeto de Intervenção Bem Crescer - Mal Crescer e é desenvolvido no espaço da ESALD-IPCB por alunos e professoras do Curso de Licenciatura em Enfermagem, nomeadamente, Dra. Emília Duarte e Dra. Fernanda Cruz, a quem agradecemos toda a colaboração, disponibilidade e simpatia.
“O meu brinquedo vai ao hospital” é uma das intervenções previstas, onde são desenvolvidas atividades lúdicas, em ambiente hospitalar simulado, em que as crianças levam os seus brinquedos, tornando-os clientes dos cuidados de saúde.
Nas manhãs dos dias 8, 9 e 10 de maio foram os brinquedos dos alunos da Mina os protagonistas desta experiência. Os brinquedos “doentes”, devidamente acompanhados pelos seus donos, passaram pela sala de triagem onde foram diagnosticadas muitas “viroses”, bronquiolites, pernas e braços partidos… uma grande variedade de doenças e sintomas, que foram, posteriormente, tratados nas salas de consulta, enfermarias de pediatria, salas de medicação e tratamentos.
Todos os brinquedos “doentes” foram gentilmente consultados pelos alunos do Curso de Enfermagem e aqueles que inspiravam mais cuidados passaram para a sala de tratamento. Houve até alguns brinquedos que vieram com pernas e braços com ligaduras e gesso e outros ainda que, devido à gravidade da “doença”, ficaram internados.
E foi assim que os alunos da Mina participaram nesta experiência que conjuga, de forma exemplar, o lúdico à aprendizagem e que concretiza plenamente o objetivo de desenvolver nas crianças competências para a gestão das suas emoções ao estarem perante situações de consultas, urgência ou internamento, desmistificando o trabalho realizado pelos profissionais de saúde, mais concretamente os enfermeiros, de forma a eliminar ou minimizar possíveis reações traumáticas causadas pelo contacto com os serviços de saúde, particularmente o hospital.
-----
Retirado de Facebook Afonso de Paiva
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Sexualidade
"Falar de sexualidade não se reduz a falar de sexo. É falar de emoções, de sensações, de sentimentos, de amor!"
Esta é a bela frase que resume a mensagem sensível e profunda apresentada neste vídeo produzido pelo Serviço de Psicologia e Orientação e pelo Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva, tendo sido o mesmo apresentado aos alunos abrangidos pelo projeto "Gerir e Intervir", uma das Medidas de Promoção do Sucesso Escolar do nosso Agrupamento.
Igualmente disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=XqQRvVegvNg&t=6s
Subscrever:
Mensagens (Atom)








