Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Dia Europeu do Professor de Educação Física

A Escola Afonso de Paiva respondeu de forma positiva ao desafio lançado pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Professor de Educação Física, e saiu à rua no dia 29 de setembro.

Logo pela manhã, o Monte do Índio ganhou vida com uma aula de basquetebol, em que os protagonistas foram os alunos de uma turma do 8.º ano de escolaridade e os professores Eduardo Matos e Pedro Coelho.

O Parque Urbano das Violetas foi o espaço escolhido para uma aula de atletismo, tendo os alunos do 5.º ano de escolaridade, sob orientação do professor Pedro Feliciano, contagiado o espaço com movimento e alegria, através da realização de uma corrida de estafetas.

Na Zona de Lazer de Castelo Branco, duas turmas do 8.º ano, acompanhadas pelo professor Rui Perquilhas, deslocaram-se ao local e colocaram em prática os conhecimentos de orientação, adquiridos nas aulas de Educação Física, na prova de orientação que a Associação de Profissionais de Educação Física promoveu.

Uma manhã bem passada e muito ativa.













domingo, 12 de novembro de 2017

“À roda dos alimentos” – Um dia repleto de atividades na EB São Tiago

No 16 de outubro de 2017, os alunos da Escola Básica de São Tiago comemoraram o Dia Mundial da Alimentação, que se encontra integrado no projeto Jardim-Horta. Esta celebração teve como objetivo principal sensibilizar as crianças para a necessidade do consumo de fruta.
As atividades tiveram lugar na biblioteca escolar de São Tiago e constaram, numa primeira etapa, da projeção do filme da RTP 2 “Vitaminas, sais minerais e tudo mais!”, da apresentação da roda dos alimentos, destacando-se o sector da fruta, de diálogos, de uma dramatização (vendedora de fruta) e do contacto direto com os frutos naturais. Mais tarde, foi apresentada a história animada “A surpresa de Handa”, de Eileen Browne, dando a conhecer às crianças outras culturas e alguns frutos tropicais. Durante a sessão, houve lugar a dois momentos musicais. O primeiro deles, através da audição da canção “Comer fruta” de Sónia Araújo e o segundo através da entoação da canção adaptada do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade. Finalmente, organizou-se a brigada da fruta (6 alunos do 4.º ano) que irá registar o consumo diário de fruta por todos os alunos da escola.
Em sala de aula, as crianças elaboraram cestas com frutos variados e escreveram um slogan alusivo ao tema. Para concluir o evento, produziram arte com frutos em painéis criativos.
Este trabalho representou o ponto de partida para a concretização do projeto atrás referido, tendo sido do agrado de toda a comunidade educativa envolvida.
-----

Mais fotografias em (publicação de 29/10/2017): Facebook Afonso de Paiva






sábado, 11 de novembro de 2017

EB Afonso de Paiva segue o mote “Se fruta comer, saúde vou ter”

No dia 16 de outubro, a partir do slogan “Se fruta comer, saúde vou ter”, os alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Afonso de Paiva celebraram o Dia Mundial da Alimentação. Cada turma trouxe uma fruta diferente (maçã, banana, uva, laranja e pêssego) e com elas foram confecionadas espetadas com diversos sabores e texturas.
Os alunos deliciaram-se com este lanche saudável.
-----

Mais fotografias em (publicação de 01/11/2017): Facebook Afonso de Paiva




quarta-feira, 8 de novembro de 2017

E a Terra Tremeu…

O tremor de terra virtual que se registou no passado dia 13 de outubro, às 10 horas e 13 minutos, envolveu os alunos do primeiro ciclo num exercício de atuação, em caso de sismo, à escala nacional.
A convite do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva aderiu à dinamização da iniciativa “A Terra Treme”, enquadrada nos objetivos da Declaração de Sendai e das medidas enunciadas para a Redução do Risco de Desastre 2015-2030. Desta forma, “A Terra Treme” foi um exercício de sensibilização para o risco sísmico, com a duração de um minuto, que se realizou no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com as turmas do primeiro ciclo do ensino básico.
(...)
Os nossos alunos e alunas, previamente instruídos pelos seus professores e professoras, foram exímios no cumprimento dos objetivos e, em menos de um minuto, todos tinham realizado os três gestos básicos e encontravam-se, devidamente protegidos, debaixo das suas mesas. É ainda de salientar o absoluto silêncio em que o exercício decorreu, demostrando a total ausência de pânico, essencial numa situação real.
Estão todos de parabéns, foram exemplares!





 








sábado, 4 de novembro de 2017

Programa de Promoção e Educação para a Saúde

“Educar para a Saúde em contexto escolar consiste em dotar as crianças e jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.
(...)
As escolas do nosso Agrupamento, tal como não poderia deixar de ser, são também Escolas Promotoras da Saúde. O programa por elas desenvolvido, e que abrange áreas como a educação alimentar e a atividade física, os afetos e a educação para a sexualidade, prevenção do consumo de substâncias psicoativas, a higiene e segurança e a educação para as diferenças e para a cidadania, depende, em grande parte, do apoio e das parcerias estabelecidas com instituições como a Unidade Local de Saúde, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Centro de Respostas Integradas, entre outros. Os Encarregados de Educação ligados à área da Saúde têm também contribuído com palestras, campanhas, ações de informação e de sensibilização. (...)

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O Projeto “+Contigo” voltou à Escola

Mais uma vez, este ano, na sequência de uma parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), irá ser implementado, na escola-sede do Agrupamento, o Projeto “+Contigo”.
Este programa, que apresenta como principais objetivos a promoção da saúde mental e a prevenção de comportamentos suicidários em adolescentes do 3.º ciclo e secundário, é dinamizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), contando, entre outros, com o apoio da Direção-Geral da Saúde.
Prevenir comportamentos autodestrutivos e o suicídio, combater o estigma criado em torno da saúde mental e criar uma rede de atendimento nesta área são as grandes apostas deste projeto.
A implementação do Projeto na Escola divide-se em várias etapas que passam pela sensibilização da comunidade educativa, a aplicação de inquéritos e a intervenção com os alunos, em contexto de sala de aula, com base num guião de intervenção (metodologia expositiva, interrogativa e interativa e jogos psicoterapêuticos). Poderá haver também, em caso de deteção de situações de risco, a articulação com as entidades envolvidas no sentido de iniciar o acompanhamento dos alunos. O Dia do Projeto será, tal como em anos anteriores, celebrado com uma atividade de convívio e animação entre as turmas envolvidas.
A primeira fase iniciou-se no dia 18 de outubro com uma pequena sessão de sensibilização dos professores envolvidos e as sessões com os alunos terão lugar logo na semana seguinte e prolongar-se-ão por todo o ano letivo.



sábado, 28 de outubro de 2017

EB/JI do Castelo – Primeiras atividades de “Nós e os Outros”

Iniciou-se, no dia 22 de setembro, o projeto “ Nós e os Outros”, a decorrer na Escola do Castelo.
Foi a primeira de muitas atividades divertidas, enriquecedoras e motivadoras, que irão decorrer semanalmente, ao longo deste ano letivo, e que visam um complemento à formação dos alunos desta escola.
Esta atividade foi promovida pela Associação Amato Lusitano, parceiro neste projeto, e teve como objetivo a apresentação de todos os elementos da equipa técnica, alunos e professores.
Já no dia 27, virámo-nos para o desporto. Teve como intervenientes os professores Abel Louro e João Serrasqueiro, da Escola de Judo Ana Hormigo, que proporcionaram aos alunos a sua 1.ª aula de Judo.
Pelo registo, podemos concluir que estamos no bom caminho. Aos nossos parceiros e intervenientes nas atividades por eles programadas e planificadas o nosso “OBRIGADA”, cientes de que conseguiremos atingir os nossos objetivos.




  









  
 Retirado de https://www.facebook.com/afonsodepaiva/photos/pcb.1949237635290538/1949236731957295/?type=3&theater