Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 18 de novembro de 2017

Dia Mundial da Bondade

No Dia Mundial da Bondade, que se comemorou no dia 13 de novembro, relembramos a importância

da generosidade e de ajudar os outros. Saiba como pode incutir a bondade nos seus filhos desde cedo, para que eles se transformem em melhores adultos.

Uma criança generosa, bondosa e gentil será certamente um adulto de sucesso no futuro. Além disso, são valores que contribuirão para o desenvolvimento de uma autoestima saudável.

1. Ensinar o valor da gratidão.
"Por favor" e "obrigada" são palavras que as crianças devem aprender desde cedo. E o primeiro passo para que sentimentos como a bondade e compaixão venham ao de cima.

2. Ser solidário.
Ajudar os outros e o valor da partilha devem ser ensinados desde a infância. Em família, leve os seus filhos a participarem em projetos de solidariedade social. O exemplo através dos pais é a melhor forma de incentivar as crianças a envolverem-se na ajuda ao próximo.

3. Gerir as suas emoções.
Controlar as emoções é meio caminho andado para que elas aprendam a ser benevolentes, e também uma forma de respeitar o outro.

4. Participar em tarefas.
Envolva o seu filho nas tarefas lá de casa. Elas gostam de ajudar e, no final, virá ao de cima um sentimento de dever cumprido. Valorize essa atitude e demonstre que toda a ajuda tem sempre uma recompensa no final, principalmente ao nível emocional.

5. Aprender a pedir desculpa.
Saber reconhecer os seus erros e pedir desculpa é essencial para o desenvolvimento da personalidade da criança, assim como fará dela um adulto melhor.

6. Atos de bondade.
Ensine aos seus filhos pequenos gestos, como abrir a porta para dar passagem a outra pessoa, ajudar um idoso a atravessar a passadeira... Aos poucos, o ato de ajudar irá tornar-se em algo natural e espontâneo.






Retirado de http://lifestyle.sapo.pt/familia/crianca/artigos/como-incutir-a-bondade-nas-criancas?utm_source=facebook&utm_medium=Web&utm_campaign=sapo_rs

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Dia saboroso para as crianças das escolas de Sarzedas

No Dia Mundial da Alimentação, no Jardim de Infância e EB1 de Sarzedas, foi dia de aprendermos a canção “A Roda dos Alimentos”, de ouvirmos uma história sobre o tema, de contar, cheirar e provar vários frutos, e no final preparámos uma deliciosa salada de frutas para a sobremesa do almoço.
-----

Mais fotografias em (publicação de 31/10/2017): Facebook Afonso de Paiva








quarta-feira, 15 de novembro de 2017

JI/EB de Salgueiro do Campo – Dia da Alimentação

No passado dia 16 de outubro e no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, a turma do 1.º ciclo e os alunos do jardim-de-infância de Salgueiro do Campo realizaram diversas atividades.
A primeira atividade da manhã contou com a colaboração do Centro de Dia de Salgueiro do Campo e com a presença, na escola, da diretora do Centro, de uma estagiária de educação física e de três utentes. 
Apresentaram uma história sobre a importância de uma alimentação variada, equilibrada e saudável, fizeram um jogo sensorial com diversos alimentos e as senhoras (utentes do Centro) relataram como era a alimentação de antigamente e estabeleceu-se um diálogo muito interessante entre todos acerca desse tema.
No período da tarde, procedeu-se à elaboração de um queijo fresco, com a participação de todos os alunos. Enquanto se aguardava que o leite atingisse a fase em que fica coalhado, os alunos realizaram uma atividade de expressão plástica: um marcador de livros, alusivo aos alimentos.
Depois de confecionado, o queijo foi um rico lanche.
Todas as atividades realizadas foram do interesse de todos e foram feitas com bastante motivação, salientando a mais-valia da colaboração e envolvimento por parte do Centro de Dia da freguesia.
-----

Mais fotografias em (publicação de 30/10/2017): Facebook Afonso de Paiva








terça-feira, 14 de novembro de 2017

Dia Europeu do Professor de Educação Física

A Escola Afonso de Paiva respondeu de forma positiva ao desafio lançado pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Professor de Educação Física, e saiu à rua no dia 29 de setembro.

Logo pela manhã, o Monte do Índio ganhou vida com uma aula de basquetebol, em que os protagonistas foram os alunos de uma turma do 8.º ano de escolaridade e os professores Eduardo Matos e Pedro Coelho.

O Parque Urbano das Violetas foi o espaço escolhido para uma aula de atletismo, tendo os alunos do 5.º ano de escolaridade, sob orientação do professor Pedro Feliciano, contagiado o espaço com movimento e alegria, através da realização de uma corrida de estafetas.

Na Zona de Lazer de Castelo Branco, duas turmas do 8.º ano, acompanhadas pelo professor Rui Perquilhas, deslocaram-se ao local e colocaram em prática os conhecimentos de orientação, adquiridos nas aulas de Educação Física, na prova de orientação que a Associação de Profissionais de Educação Física promoveu.

Uma manhã bem passada e muito ativa.













domingo, 12 de novembro de 2017

“À roda dos alimentos” – Um dia repleto de atividades na EB São Tiago

No 16 de outubro de 2017, os alunos da Escola Básica de São Tiago comemoraram o Dia Mundial da Alimentação, que se encontra integrado no projeto Jardim-Horta. Esta celebração teve como objetivo principal sensibilizar as crianças para a necessidade do consumo de fruta.
As atividades tiveram lugar na biblioteca escolar de São Tiago e constaram, numa primeira etapa, da projeção do filme da RTP 2 “Vitaminas, sais minerais e tudo mais!”, da apresentação da roda dos alimentos, destacando-se o sector da fruta, de diálogos, de uma dramatização (vendedora de fruta) e do contacto direto com os frutos naturais. Mais tarde, foi apresentada a história animada “A surpresa de Handa”, de Eileen Browne, dando a conhecer às crianças outras culturas e alguns frutos tropicais. Durante a sessão, houve lugar a dois momentos musicais. O primeiro deles, através da audição da canção “Comer fruta” de Sónia Araújo e o segundo através da entoação da canção adaptada do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade. Finalmente, organizou-se a brigada da fruta (6 alunos do 4.º ano) que irá registar o consumo diário de fruta por todos os alunos da escola.
Em sala de aula, as crianças elaboraram cestas com frutos variados e escreveram um slogan alusivo ao tema. Para concluir o evento, produziram arte com frutos em painéis criativos.
Este trabalho representou o ponto de partida para a concretização do projeto atrás referido, tendo sido do agrado de toda a comunidade educativa envolvida.
-----

Mais fotografias em (publicação de 29/10/2017): Facebook Afonso de Paiva






sábado, 11 de novembro de 2017

EB Afonso de Paiva segue o mote “Se fruta comer, saúde vou ter”

No dia 16 de outubro, a partir do slogan “Se fruta comer, saúde vou ter”, os alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Afonso de Paiva celebraram o Dia Mundial da Alimentação. Cada turma trouxe uma fruta diferente (maçã, banana, uva, laranja e pêssego) e com elas foram confecionadas espetadas com diversos sabores e texturas.
Os alunos deliciaram-se com este lanche saudável.
-----

Mais fotografias em (publicação de 01/11/2017): Facebook Afonso de Paiva




quarta-feira, 8 de novembro de 2017

E a Terra Tremeu…

O tremor de terra virtual que se registou no passado dia 13 de outubro, às 10 horas e 13 minutos, envolveu os alunos do primeiro ciclo num exercício de atuação, em caso de sismo, à escala nacional.
A convite do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva aderiu à dinamização da iniciativa “A Terra Treme”, enquadrada nos objetivos da Declaração de Sendai e das medidas enunciadas para a Redução do Risco de Desastre 2015-2030. Desta forma, “A Terra Treme” foi um exercício de sensibilização para o risco sísmico, com a duração de um minuto, que se realizou no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com as turmas do primeiro ciclo do ensino básico.
(...)
Os nossos alunos e alunas, previamente instruídos pelos seus professores e professoras, foram exímios no cumprimento dos objetivos e, em menos de um minuto, todos tinham realizado os três gestos básicos e encontravam-se, devidamente protegidos, debaixo das suas mesas. É ainda de salientar o absoluto silêncio em que o exercício decorreu, demostrando a total ausência de pânico, essencial numa situação real.
Estão todos de parabéns, foram exemplares!