Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

EB/JI do Castelo – Semana da Alimentação reforça ação contínua para mudança de hábitos alimentares

Mais um dia 16 de outubro… mais um “Dia da Alimentação”… mais um dia em CHEIO.
Começámos com uma história, contada (muito bem contada) pela Educadora Madalena: “O Duende Cozinheiro”. No final, como por magia, o duende tinha-nos preparado um magnífico lanche: espetadas de fruta, crepes com doce de frutas, mel e. como não podia deixar de ser, as suas deliciosas papas.
Mas para sermos meninos(as) saudáveis e pormos em prática tudo o que já aprendemos, a seguir fizemos um trabalho – “Plano Alimentar Diário” – no qual escolhemos, recortámos e colámos um alimento saudável e um não saudável. No fim, o menino que “sabe comer” ficou elegante e cheio de saúde, o que “não sabe comer” ficou obeso, doente e sem vontade de trabalhar. Nesta atividade tivemos a ajuda, empenho e boa disposição das técnicas da Associação Amato Lusitano, que nos acompanharam durante a manhã.
Durante a semana, de 16 a 20, ainda fizemos salada de fruta, comemos uma deliciosa sopa, cozinhada pelos pequenos colegas do Jardim de Infância e realizámos vários trabalhos relacionados com a Alimentação.
Achamos oportuno, nesta Semana da Alimentação, falarmos e dar a conhecer mais um parceiro do nosso Projeto “Nós e os Outros” que nos permite ter lanches saudáveis todos os dias. Deixámos de comer bolos, bolachas, sumos e coca-cola e passámos a ter pão com fiambre, queijo, doce, marmelada… iogurtes e muita fruta. No início foi um bocadinho difícil…. Agora adoramos e estamos conscientes de que ficaremos crianças mais saudáveis, com mais energia e mais bem-dispostos.
Este parceiro é a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, a quem deixamos o nosso “OBRIGADO”.
-----

Mais fotografias em (publicação de 05/11/2017): Facebook Afonso de Paiva









Notícia e imagens facultadas pela Equipa de Divulgação.

domingo, 19 de novembro de 2017

Dia da Alimentação na EB Mina

A 16 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação na E.B.1 da Mina, salientando a importância que uma alimentação saudável assume nas nossas vidas. Os alunos ouviram a história “O dia em que a barriga rebentou”, de José Fanha, cantaram a “Canção da Alimentação”, coloriram imagens alusivas ao tema e com plasticina fizeram várias frutas e legumes.
No dia 17 de outubro, os alunos da Escola Profissional Agostinho Roseta presentearam os nossos alunos com um lanche muito saudável: umas saborosas espetadas de fruta, deliciosas sandes com fiambre, queijo que podiam acompanhar com alface, tomate e pepino e uns batidos de fruta muito nutritivos.
As atividades desenvolvidas sensibilizaram os nossos alunos para a importância de uma alimentação equilibrada e como dizia a música “Com uma boa alimentação, sou forte como um leão”.
-----

Mais fotografias em (publicação de 02/11/2017): Facebook Afonso de Paiva






sábado, 18 de novembro de 2017

Dia Mundial da Bondade

No Dia Mundial da Bondade, que se comemorou no dia 13 de novembro, relembramos a importância

da generosidade e de ajudar os outros. Saiba como pode incutir a bondade nos seus filhos desde cedo, para que eles se transformem em melhores adultos.

Uma criança generosa, bondosa e gentil será certamente um adulto de sucesso no futuro. Além disso, são valores que contribuirão para o desenvolvimento de uma autoestima saudável.

1. Ensinar o valor da gratidão.
"Por favor" e "obrigada" são palavras que as crianças devem aprender desde cedo. E o primeiro passo para que sentimentos como a bondade e compaixão venham ao de cima.

2. Ser solidário.
Ajudar os outros e o valor da partilha devem ser ensinados desde a infância. Em família, leve os seus filhos a participarem em projetos de solidariedade social. O exemplo através dos pais é a melhor forma de incentivar as crianças a envolverem-se na ajuda ao próximo.

3. Gerir as suas emoções.
Controlar as emoções é meio caminho andado para que elas aprendam a ser benevolentes, e também uma forma de respeitar o outro.

4. Participar em tarefas.
Envolva o seu filho nas tarefas lá de casa. Elas gostam de ajudar e, no final, virá ao de cima um sentimento de dever cumprido. Valorize essa atitude e demonstre que toda a ajuda tem sempre uma recompensa no final, principalmente ao nível emocional.

5. Aprender a pedir desculpa.
Saber reconhecer os seus erros e pedir desculpa é essencial para o desenvolvimento da personalidade da criança, assim como fará dela um adulto melhor.

6. Atos de bondade.
Ensine aos seus filhos pequenos gestos, como abrir a porta para dar passagem a outra pessoa, ajudar um idoso a atravessar a passadeira... Aos poucos, o ato de ajudar irá tornar-se em algo natural e espontâneo.






Retirado de http://lifestyle.sapo.pt/familia/crianca/artigos/como-incutir-a-bondade-nas-criancas?utm_source=facebook&utm_medium=Web&utm_campaign=sapo_rs

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Dia saboroso para as crianças das escolas de Sarzedas

No Dia Mundial da Alimentação, no Jardim de Infância e EB1 de Sarzedas, foi dia de aprendermos a canção “A Roda dos Alimentos”, de ouvirmos uma história sobre o tema, de contar, cheirar e provar vários frutos, e no final preparámos uma deliciosa salada de frutas para a sobremesa do almoço.
-----

Mais fotografias em (publicação de 31/10/2017): Facebook Afonso de Paiva








quarta-feira, 15 de novembro de 2017

JI/EB de Salgueiro do Campo – Dia da Alimentação

No passado dia 16 de outubro e no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, a turma do 1.º ciclo e os alunos do jardim-de-infância de Salgueiro do Campo realizaram diversas atividades.
A primeira atividade da manhã contou com a colaboração do Centro de Dia de Salgueiro do Campo e com a presença, na escola, da diretora do Centro, de uma estagiária de educação física e de três utentes. 
Apresentaram uma história sobre a importância de uma alimentação variada, equilibrada e saudável, fizeram um jogo sensorial com diversos alimentos e as senhoras (utentes do Centro) relataram como era a alimentação de antigamente e estabeleceu-se um diálogo muito interessante entre todos acerca desse tema.
No período da tarde, procedeu-se à elaboração de um queijo fresco, com a participação de todos os alunos. Enquanto se aguardava que o leite atingisse a fase em que fica coalhado, os alunos realizaram uma atividade de expressão plástica: um marcador de livros, alusivo aos alimentos.
Depois de confecionado, o queijo foi um rico lanche.
Todas as atividades realizadas foram do interesse de todos e foram feitas com bastante motivação, salientando a mais-valia da colaboração e envolvimento por parte do Centro de Dia da freguesia.
-----

Mais fotografias em (publicação de 30/10/2017): Facebook Afonso de Paiva








terça-feira, 14 de novembro de 2017

Dia Europeu do Professor de Educação Física

A Escola Afonso de Paiva respondeu de forma positiva ao desafio lançado pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Professor de Educação Física, e saiu à rua no dia 29 de setembro.

Logo pela manhã, o Monte do Índio ganhou vida com uma aula de basquetebol, em que os protagonistas foram os alunos de uma turma do 8.º ano de escolaridade e os professores Eduardo Matos e Pedro Coelho.

O Parque Urbano das Violetas foi o espaço escolhido para uma aula de atletismo, tendo os alunos do 5.º ano de escolaridade, sob orientação do professor Pedro Feliciano, contagiado o espaço com movimento e alegria, através da realização de uma corrida de estafetas.

Na Zona de Lazer de Castelo Branco, duas turmas do 8.º ano, acompanhadas pelo professor Rui Perquilhas, deslocaram-se ao local e colocaram em prática os conhecimentos de orientação, adquiridos nas aulas de Educação Física, na prova de orientação que a Associação de Profissionais de Educação Física promoveu.

Uma manhã bem passada e muito ativa.