Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 2 de dezembro de 2017

A tradição cumpriu-se na Escola do Castelo

Como já vem sendo tradição na nossa Escola, no dia 10 de novembro comemorámos o Dia de São Martinho com um magusto.
A preparação desta atividade começou quando, dias antes, nos deslocámos ao Castelo apanhar caruma, para assar as nossas castanhas. Nesta aventura, ainda conseguimos arranjar tempo para provar uns deliciosos pinhões, apanhados diretamente das pinhas.
No dia 10, recebemos as técnicas da Associação Amato Lusitano e, em conjunto, elaborámos bonitos cartuchos onde mais tarde pudemos colocar as castanhas já prontinhas. Logo de seguida, no pátio da Escola, fizemos uma grande fogueira, colocámos as castanhas, esperámos um pouco e ao fim de alguns minutos... pop!, quentes e boas, ali estavam elas prontas a comer.
Foi uma manhã muito divertida onde, para além das castanhas, provámos outros frutos da época, tais como nozes, amêndoas, romãs e figos secos.
No final ainda houve tempo para as típicas "farruscadelas", tornando assim o nosso magusto bem tradicional.
Como era dia de festa, ao almoço comemos, como manda a tradição, papas de carolo.
-----
Mais fotografias em (publicação de 21/11/2017): Facebook Afonso de Paiva















quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Pelo S. Martinho…histórias, castanhas e suminho

No dia 10 de novembro as crianças do Jardim de Infância e da EB1 de Sarzedas, com a preciosa colaboração da Junta de Freguesia, que ofereceu as castanhas, celebraram o S. Martinho. Iniciámos o dia com a Lenda de S. Martinho, após o que elaborámos fantoches e fizemos o reconto da referida lenda.
Chegou depois a hora de, à volta de uma grande fogueira, alertando para os cuidados a ter com o fogo, cantarmos as canções alusivas ao dia e brincarmos enquanto as castanhas assavam. Deliciámo-nos depois a comê-las na companhia de alguns familiares que puderam vir e, claro, da “nossa Presidente”. Mas o melhor da festa… foram as “enfarruscadelas”… E que enfarruscados alguns ficaram!!
-----

Mais fotografias em (publicação de 22/11/2017): Facebook Afonso de Paiva





quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Espetadinhas de frutas!

No dia 16 de outubro o jardim de infância Quinta das Violetas deu início a um pequeno projeto sobre a alimentação.
Com todo o grupo reunido, deu-se início ao tema com a apresentação, em vídeo, de uma música que todos repetiram cantando em grupo. Prosseguimos a atividade com a leitura da história “A lagartinha Comilona”. As crianças ouviram com muita atenção, por vezes interagindo e falando sobre a atitude da lagartinha, que, como muitas vezes também nós fazemos, foi petiscando o que não devia, resultando daí uma grande dor de barriga! Depois, refletindo sobre o que lhe tinha acontecido e comendo mais legumes e fruta, cresceu saudável. Seguindo o percurso normal do seu crescimento, construiu o seu casulo e passado o tempo, transformou-se numa linda borboleta colorida!
No desenvolvimento do tema, para uma alimentação saudável, os grupos realizaram diversas atividades, incluindo conteúdos das várias áreas curriculares, destacando as áreas da linguagem, da matemática e da saúde. De forma lúdica, todos fizeram espetadas de frutas, construindo sequências de pedaços das frutas trazidas de casa com a participação das famílias.
Nesse dia todos se deliciaram com uma espetadinha de frutas, regada com um fiozinho de chocolate!

Carmo Fidalgo

































Notícia e imagens facultadas pela Equipa de Divulgação.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

EB/JI do Castelo – Semana da Alimentação reforça ação contínua para mudança de hábitos alimentares

Mais um dia 16 de outubro… mais um “Dia da Alimentação”… mais um dia em CHEIO.
Começámos com uma história, contada (muito bem contada) pela Educadora Madalena: “O Duende Cozinheiro”. No final, como por magia, o duende tinha-nos preparado um magnífico lanche: espetadas de fruta, crepes com doce de frutas, mel e. como não podia deixar de ser, as suas deliciosas papas.
Mas para sermos meninos(as) saudáveis e pormos em prática tudo o que já aprendemos, a seguir fizemos um trabalho – “Plano Alimentar Diário” – no qual escolhemos, recortámos e colámos um alimento saudável e um não saudável. No fim, o menino que “sabe comer” ficou elegante e cheio de saúde, o que “não sabe comer” ficou obeso, doente e sem vontade de trabalhar. Nesta atividade tivemos a ajuda, empenho e boa disposição das técnicas da Associação Amato Lusitano, que nos acompanharam durante a manhã.
Durante a semana, de 16 a 20, ainda fizemos salada de fruta, comemos uma deliciosa sopa, cozinhada pelos pequenos colegas do Jardim de Infância e realizámos vários trabalhos relacionados com a Alimentação.
Achamos oportuno, nesta Semana da Alimentação, falarmos e dar a conhecer mais um parceiro do nosso Projeto “Nós e os Outros” que nos permite ter lanches saudáveis todos os dias. Deixámos de comer bolos, bolachas, sumos e coca-cola e passámos a ter pão com fiambre, queijo, doce, marmelada… iogurtes e muita fruta. No início foi um bocadinho difícil…. Agora adoramos e estamos conscientes de que ficaremos crianças mais saudáveis, com mais energia e mais bem-dispostos.
Este parceiro é a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, a quem deixamos o nosso “OBRIGADO”.
-----

Mais fotografias em (publicação de 05/11/2017): Facebook Afonso de Paiva









Notícia e imagens facultadas pela Equipa de Divulgação.