Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

EB/JI do Castelo: Projeto “Nós e os Outros” – novembro… a preparação do Natal!

Além do magusto, atividade já noticiada, novembro foi sem dúvida o mês dos valores: respeito, sinceridade, tolerância, igualdade, solidariedade, concórdia, amor… Valores de que precisamos na escola, na família, na sociedade, e agora que se aproxima o Natal, são estas as melhores “prendas” para sermos todos mais felizes.
No dia 2 de novembro, a equipa técnica do Projeto Passaporte Global trouxe-nos uma história e jogos sobre o “Olhar mais a diferença”, a integração de todos num Mundo Global.
A atividade do dia 16 teve como orientadora a Drª. Paula Montez da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) e foi uma antecipação da comemoração da “Convenção sobre os Direitos da Criança”, adotada pelas Nações Unidas em 20 de novembro de 1989.
Apresentou-nos um livro maravilhoso: “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguilar. Uma história que nos ensina a encarar de forma positiva aquilo que para outros é motivo de troça – porque reconhecer e reivindicar a diferença nos fortalece, levando-nos à aceitação de quem somos e ao reforço da nossa personalidade. E esse é o primeiro passo para aprendermos a rir de nós próprios. Leiam o livro que vale a pena.
No final escrevemos, ilustrámos e fizemos um painel com o que, na realidade, precisamos para sermos felizes.
Terminámos o mês com chave de ouro – uma atividade da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. A educadora Maria da Luz levou-nos a viajar pelo Mundo com vários contos que encaixam perfeitamente na nossa escola: “Meninos de Todas as Cores”, um conto cigano e outro sírio, entre outros.
No próximo mês não deixem de ver como “Pestinhas” se podem transformar em “Anjinhos”.
-----

Mais fotografias em (publicação de 14/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

domingo, 4 de fevereiro de 2018

De pijama na Mina

O Dia Nacional do Pijama, celebrado a 20 de novembro, coincide com a comemoração do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. É uma data única, com intuitos educativos e solidários, em que todas as crianças são convidadas a ir de pijama para a escola como forma de sensibilização de todos em relação à realidade das crianças que crescem em instituições.
Na Escola da Mina, alunos e professoras cumpriram a sua missão. O precioso contributo monetário que cada aluno, orgulhosamente, transportava nas suas mãos tão pequeninas, mas tão cheias de espírito solidário, foi apenas o início de um dia repleto de sentimentos de valorização da importância de ter uma casa e uma família.
De pijamas bem quentinhos, deixámo-nos embalar pela história “O Botão Invisível”, exemplarmente contada pela Educadora Maria da Luz e, juntos, construímos a Nossa Árvore dos Sonhos e um Coração de Botões.
No final do dia, com a preciosa colaboração dos professores das AEC, cantámos e dançámos a música “Família”, cujo refrão salienta que “é difícil entender e ninguém repara na importância da família e de uma casa. Não há desculpa p’ra não fazer nada, é mais forte o que nos une ou o que nos separa?”
De regresso a casa, o entusiasmo de ter vivido um dia de escola em pijama era visível nos sorrisos e na partilha, com os pais, das experiências que este dia lhes proporcionou.


-----

Mais fotografias em (publicação de 13/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

“Cientistas de Palmo e Meio” no Jardim de Infância Quinta das Violetas

De 5 a 17 de novembro, do projeto à ação, todos participaram com muito envolvimento no desenvolvimento do tema “A Ciência a Brincar”. Foi um projeto planificado e desenvolvido pelas educadoras Carmo e Isaura, com a colaboração de todas as colegas, para promover a “descoberta do mundo” através de métodos científicos. Pensamos que todas as oportunidades são ótimas para desenvolver o conhecimento e desta vez foi a apanha da “nossa azeitona” que nos motivou.
O nosso projeto – Ateliês “Cientistas de Palmo e Meio” – estava em desenvolvimento. Apresentámos aos grupos uma adivinha:

Verde foi meu nascimento
Mas de preto me vesti
Para dar a luz ao mundo
Mil tormentos padeci.
Quem sou eu?

A comunicação e a interação, a linguagem, o diálogo, a lógica, os símbolos… serviram de apoio, até que alguma criança mais atenta descobria pistas para chegar à resposta: “a azeitona”. A palavra escrita, a imagem pintada com a própria azeitona, a sua cor, a caraterística de poder “dar luz” foram pequenas situações de aprendizagem e motivação para outras descobertas.
O desenvolvimento de uma atividade experimental sobre a densidade dos líquidos pretendia prever, experimentar e observar o que acontece quando se misturam diferentes líquidos. Observar, questionar, formular hipóteses, experimentar e analisar os resultados fizeram parte de todo o procedimento experimental. As crianças, “Cientistas de Palmo e Meio”, participaram ativamente, registaram previsões e resultados, aprendendo uma forma de olhar o mundo à maneira dos “cientistas”.

Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 12/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Assim foi a nossa colheita da azeitona!

No jardim de infância Quinta das Violetas, com o objetivo de valorizarmos os recursos naturais que estão ao nosso dispor, preparámos a apanha da azeitona das oliveiras que temos no nosso espaço de recreio. Com muito entusiasmo, alegria e boa disposição, todos, educadoras, assistentes operacionais e crianças, nos envolvemos para esta tarefa que nos uniu e encantou! Agradecemos ao pai e ao avô de uma das nossas crianças, que nos ajudaram na colheita e limpeza das nossas oliveiras!
Sendo esta uma atividade que faz parte da tradição e cultura da nossa comunidade, foi o Centro Ciência, Tradição e Cultura, localizado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, que nos apoiou com os materiais que utilizámos para a colheita. Agradecemos, por isso, à professora Margarida Afonso, pela sua disponibilidade e pela ajuda que nos deu.
Fizemos desta atividade mais uma oportunidade para as crianças realizarem novas aprendizagens e foi também motivação para outros projetos na área das ciências.
Quanto à azeitona, podemos afirmar que foi uma excelente colheita, que transformámos em azeite, no lagar do Senhor António Batista em Castelo Branco, que tão bem nos atendeu e a quem agradecemos pela simpatia!

Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 09/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

sábado, 27 de janeiro de 2018

Make-A-Wish há 10 anos a realizar desejos em Portugal

Para assinalar os 10 Anos da Make-A-Wish em Portugal, as professoras de Educação Visual e Artes e as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, no âmbito da iniciativa “Bibliotecas Solidárias” lançam a campanha “Uma estrela um desejo” que pretende fazer chegar a magia da Make-A-Wish realizando desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças que colocam as suas vidas em risco, para lhes levar um momento de alegria e esperança. A realização de um desejo envia uma mensagem positiva de esperança, força e alegria a uma criança quando ela mais precisa.

As estrelas estiveram na bonita Árvore de Natal, na biblioteca escolar Afonso de Paiva até ao dia 15 de dezembro!


Adaptado de www.facebook.com/afonsodepaiva/

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Festa de Natal do Jardim de Infância Quinta das Violetas

Este ano o Jardim de Infância Quinta das Violetas realizou a sua Festa de Natal no dia 13 de dezembro, no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco.
A celebração do Natal faz parte das vivências familiares da nossa comunidade e por isso nos motiva, anualmente, para desenvolvermos atividades em que o tema central é o Natal. A exploração da sua história, os valores nela contidos, as tradições, as decorações dos ambientes, a mensagem pela música são alguns conteúdos que fizeram parte da programação e desenvolvimento da atividade pedagógica dos grupos. A par da atividade dos grupos, as educadoras prepararam um programa, com diferentes apresentações pelas crianças, contando também com a colaboração dos professores de música, do professor Rui Barata e da professora de dança criativa, professora Raquel Mendes, e ainda da participação do grupo de Teatro dos alunos dos 2.º e 3.º anos do Curso Profissional de Animador Sociocultural da ETEPA, sob orientação da professora Zélia Duarte.
As educadoras pretendiam aliar esta temática aos valores implícitos no seu Plano de Atividades, e assim surgiu a ideia de integrar os valores da proteção da natureza através de uma opereta. O papel foi assumido por todos, educadoras, assistentes operacionais e, claro, as crianças, revelando um grande empenho e motivação na aprendizagem de todas as músicas.
Quando se abriu o pano, as crianças, acompanhadas por todas as educadoras, assistentes operacionais e duas estagiárias, brilharam na representação das várias cenas da opereta, executaram o que foi previamente aprendido, surpreendendo pela bela apresentação de grupo, executada com uma “grande responsabilidade”. Seguiu-se a apresentação de duas danças, com a orientação da professora Raquel Mendes, nas quais as crianças demonstraram a alegria dos movimentos que acompanhavam o ritmo das músicas. Depois, com a orientação do professor Rui Barata, fez-se de novo silêncio para se ouvirem cantar as músicas de Natal que tão bem expressaram a época vivida.
Fechou-se o palco e quando reabriu todos pudemos assistir à peça de teatro “Milfins”, que transmitia também uma mensagem de proteção da natureza, e dos cuidados a ter para o desenvolvimento da floresta. Foi bem compreendida e apreciada por todos e bem enquadrada nos nossos objetivos. A participação do grupo de alunos da ETEPA terminou com um momento muito apreciado pelas crianças, o momento musical “Frozen”, durante o qual as crianças cantaram entusiasmadas, acompanhando a música.
Finalmente chegou o Pai Natal, que as crianças receberam com muito entusiasmo e alegria, aceitando uma pequena prendinha, um presentinho de Natal. 
O jardim de infância agradece a todos os que tornaram possível a realização da nossa Festa de Natal. Aos professores Rui Barata e Raquel Mendes agradecemos pela disponibilidade, colaboração e participação. À ETEPA agradecemos pela generosidade da apresentação do teatro com que nos brinda há já largos anos, divertindo adultos e crianças.  
À professora Alice Nascimento e ao professor José Filipe agradecemos o calor da sua presença e o trabalho de registo fotográfico e filmagens que nos ajudará a escrever a história e vivências do nosso jardim de infância.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano 2018.
Carmo Fidalgo
-----

Mais fotografias em (publicação de 22/12/2017): Facebook Afonso de Paiva

15 de novembro – Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

A comemoração desta data é assinalada em Portugal a 15 de novembro, mas, por motivos de greve dos docentes, a mesma só pôde ser por nós comemorada no dia 21 de novembro.
Assim, no dia 21 de novembro de 2017, comemorámos o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, na escola Afonso de Paiva, com um almoço/ magusto que juntou os alunos das escolas de referência para o Ensino Bilingue de Alunos Surdos dos agrupamentos de escolas Afonso de Paiva e Amato Lusitano, bem como docentes, técnicos, alguns elementos da Direção e da Coordenação do Departamento de Educação Especial.
O convívio entre os nossos ex-alunos surdos, que frequentam atualmente o secundário na escola Amato Lusitano, com os atuais é muito importante para a interculturalidade destes alunos, pois os surdos partilham uma língua natural e cultura próprias, baseadas no processamento de informação por via visual.
Esta língua tem como característica mais marcante, e que a distingue das outras, o uso linguístico do espaço. É uma língua visuomotora cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal. Também é processada através de gestos e a sua captação é visual.
Estes encontros são muito importantes para a promoção da autonomia, da autoconfiança e da integração social e pessoal da pessoa surda, pela partilha de experiências e vivências entre pares, fazendo mesmo parte do seu programa curricular.

Mais fotografias em (publicação de 05/12/2017): Facebook Afonso de Paiva