Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 24 de março de 2018

Equipa de Futsal Infantis Masculinos da EB Afonso de Paiva no quadro competitivo do Desporto Escolar

No 2.º período, a equipa de Futsal Infantis Masculinos, orientada pelo professor Pedro Feliciano, iniciou a sua participação no quadro competitivo distrital da modalidade, no âmbito do Desporto Escolar, tendo já disputado dois jogos com equipas de diferentes localidades.
No dia 24 de janeiro, foi realizado o primeiro jogo, em Alcains, com a equipa do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, tendo a Afonso de Paiva vencido por 2-4. Mais recentemente, no dia 21 de fevereiro, a nossa escola recebeu a equipa do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha, mas, desta feita, não conseguiu manter o nível anterior, tendo a equipa adversária vencido por 2-6.
Prepara-se agora o próximo encontro, que se realizará também na nossa escola, no dia 7 de março, esperando-se recuperar a vantagem com que a formação da EB Afonso de Paiva iniciou esta fase competitiva.

Embora todos joguem para vencer, acima de tudo, importa que os alunos continuem a valorizar a prática desportiva, seguindo os valores que lhe são inerentes: adotar hábitos de vida saudáveis, respeitar regras e adversários, sabendo vencer e perder, e assumindo sempre, dentro de um sólido espírito de grupo, uma postura de empenho e de compromisso. O desporto continua, assim, a promover a formação integral dos nossos alunos, contribuindo de forma importante para o seu harmonioso desenvolvimento corporal, cognitivo e social, proporcionando, simultaneamente, bem-estar físico e emocional.








quinta-feira, 22 de março de 2018

Ações de Sensibilização sobre gestão de resíduos no AE Afonso de Paiva

A Valnor - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos do concelho, tem vindo a fazer, todos os anos, campanhas de informação e sensibilização junto da população escolar. Nesse âmbito, e no que diz respeito ao Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, várias têm sido as intervenções nas diversas escolas que o integram. No corrente ano letivo, por exemplo, as Escolas Básicas de S. Tiago e do Castelo participam num projeto desta empresa, o concurso intitulado “A Viagem da Embalagem”. Esta atividade pretende contribuir, segundo a própria empresa, “para um maior compromisso de toda a comunidade escolar na prevenção da produção de resíduos urbanos, bem como alertar para a importância da reciclagem dos resíduos, em particular das embalagens de cartão para alimentos líquidos”. O concurso decorre até 18 de maio de 2018 e consiste na separação de embalagens de cartão para alimentos líquidos, tais como leite, sumos, natas, sopas, entre outros, para serem posteriormente recicladas.

Para além disso, as escolas do Agrupamento receberam eco-bags para distribuir pelas respetivas salas e contentores de recolha de papel (vulgarmente conhecidos por “papelões”) para complementar ou substituir os já existentes.

Na sequência destas campanhas, tiveram lugar também sessões de informação e sensibilização nas turmas dos 6.º e 8.º anos da escola-sede, ao longo do mês de fevereiro. Nestas, que decorreram nas aulas de Oferta Complementar, o técnico responsável, Fernando Nunes, falou sobre os resíduos sólidos, o seu impacte sobre o planeta e como proceder para minimizar as consequências da sua produção. Foi também abordada a política dos 3 Rs, nomeadamente no que diz respeito à Redução, Reutilização e Reciclagem dos resíduos, no sentido de alertar os jovens para a importância de cuidar do nosso Mundo para o qual lançamos, todos os dias, muitas toneladas daquilo a que chamamos habitualmente “lixo”.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1501-acoes-de-sensibilizacao-so…

terça-feira, 20 de março de 2018

São Valentim na língua de Voltaire


O dia de São Valentim/ Saint-Valentin, que se assinala a 14 de fevereiro, deu o mote para os alunos do 3.º Ciclo que frequentam a disciplina de Francês desenvolverem as suas capacidades comunicativas e criativas, exprimindo sentimentos na bela língua de Voltaire, aliando a mesma ao desenho e à ilustração.
Em trabalho autónomo, cada aluno concebeu um postal com ilustrações sugestivas, onde incluiu uma mensagem pessoal dirigida a uma pessoa de sua eleição. Posteriormente, em cada turma, e de acordo com critérios de qualidade estética e linguística, foi escolhido o melhor postal, o que nem sempre foi fácil, dada a qualidade dos trabalhos apresentados.
Com esta atividade, que mereceu uma excelente adesão dos alunos, pretendeu-se, de forma criativa e mais pessoal, contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens, desenvolver a autonomia, a criatividade, a autoestima e a capacidade de relacionamento dos alunos, suscitando, ao mesmo tempo, a curiosidade e o gosto pela língua francesa.


domingo, 18 de março de 2018

Para uma Internet mais Segura no AE Afonso de Paiva

Mais uma vez e como forma de assinalar o Dia da Internet mais Segura, iniciativa Europeia que se comemora em Portugal a 6 de fevereiro e se alarga a todo o mês de fevereiro, os professores de Informática, em colaboração com a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, entre jogos “Quantos Queres” e Desafios SeguraNet on-line com alunos dos 3.º e 4.º anos do agrupamento, organizaram, na primeira semana de fevereiro, sessões de sensibilização que assinalaram essa mesma iniciativa, sob o tema deste ano: “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”, destinada aos cerca de 150 alunos de 5.º ano, no âmbito da área temática “Educação para os média” na disciplina de “Educação para a Cidadania” da Oferta de Escola do Agrupamento e aproximadamente 30 docentes, diretores de turma, coordenadores de departamento e delegados de disciplina.

Com esta já conhecida iniciativa, os professores de Informática e a professora bibliotecária visam informar para prevenir e conhecer para proteger, promovendo a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da internet e das redes sociais pelos alunos e professores, relembrando as boas práticas em diversos aspetos da vida em linha, envolvendo tecnologias e procedimentos de várias índoles. Os alunos participaram ainda num Quiz Interativo, com recurso à aplicação Plickers, uma ferramenta de avaliação/ sistematização de conhecimentos e, de forma rápida e simples, foi verificada a compreensão do tema pelos alunos, levando a que este conhecimento contribua para uma rede mais segura, mas também para uma crescente confiança nas novas tecnologias, por parte de uma comunidade de utilizadores em permanente expansão.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1487-para-uma-internet-mais-seg…











sexta-feira, 16 de março de 2018

Escola Básica de São Tiago vivenciou tradição da Candelária


A Candelária ou Nossa Senhora das Candeias foi assinalada na Escola Básica de São Tiago no dia 2 de fevereiro, de acordo com a tradição seguida em vários países e regiões francófonos, tendo sido o mote para alargar os conhecimentos dos alunos acerca de algumas marcas da cultura europeia. 
A preparação de um lanche especial na escola, com imprescindíveis e suculentos crepes – que são, por excelência, o manjar daquela festividade – foi o ponto de partida para o estudo de um costume de raízes pagãs que viria a tornar-se num festival religioso cristão. Entre outras informações, os alunos ficaram a conhecer, por exemplo, o simbolismo dos crepes, que certas crenças associam à fertilidade, às boas colheitas e à prosperidade no ano vindouro ou, ainda, ao disco solar, anunciando o regresso da primavera após um inverno escuro e frio. 
A confeção de certos alimentos, apreciados pela população em geral, está, não raras vezes, associada a rituais ancestrais cheios de história, de lendas e superstições. Os crepes, tão presentes na mesa de qualquer família francófona e cada vez mais apreciados no nosso país e no mundo, são exemplo disso. Com esta iniciativa, os alunos, ao mesmo tempo que se deliciaram com os nossos crepes, foram estimulados a descobrir, através de materiais elaborados para o efeito, a história que existe por detrás de gestos simples do quotidiano e a interessar-se por outras culturas e tradições, numa necessária e salutar postura de abertura para o mundo.


 


quarta-feira, 14 de março de 2018

Bibliotecas Escolares Afonso de Paiva +Solidárias

No mês de fevereiro, na semana de 19 a 23, como forma de assinalar o dia 14.fevereiro – Dia dos Namorados e promover a educação para os valores, celebrámos a Semana dos Afetos, atividade no âmbito da iniciativa "Bibliotecas Solidárias", da responsabilidade das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Decorreram várias atividades, desde um concurso de escrita, a sessões de animação de leitura, exposições bibliográficas, decoração alusiva e, paralelamente, mais uma campanha solidária, desta vez a favor da FUNDAÇÃO DO GIL, por acreditarmos que “esta é a melhor forma de celebrar uma semana dedicada aos afetos e ao amor, pelo amor e ajuda ao próximo”, conforme refere a professora bibliotecária, Carla Nunes.

Esta foi mais uma oportunidade para estimular a responsabilidade social, a solidariedade e o voluntariado entre todos os professores, assistentes e técnicos, alunos e pais do Agrupamento Afonso de Paiva, envolvendo-os numa causa social, apelando à sua preciosa contribuição para apoiar, mimar e ajudar (um bocadinho) os meninos e as meninas que vivem na Casa do Gil, Centro de Acolhimento Temporário com cuidados pós-hospitalares, para crianças em situação de risco clínico ou social.

A Fundação do Gil existe desde 1999 e tem como missão a promoção do bem-estar clínico, social e emocional das crianças e jovens doentes, através da criação de estruturas de apoio que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida, acelerar, em alguns casos, o regresso à família, e sonhar com a possibilidade de recuperar em pleno os seus projetos de vida. Desde que foi criada, a instituição tem mantido o foco de atuação em áreas de vazio social, onde quer o Estado, quer as demais instituições não agilizaram ainda respostas, tornando-se desta forma pioneira no desenvolvimento de projetos de saúde pediátrica e reintegração social, como a Casa do Gil e o Apoio Domiciliário. Para tal, todos os contributos são bem-vindos, através da compra solidária de produtos da Fundação do Gil, sendo que as receitas das vendas revertem integralmente para a Fundação do Gil.

E porque o lugar da criança não é no hospital, agradecemos todo o apoio e contribuições da comunidade educativa para tornar melhor a vida de muitas crianças apoiadas pela Fundação do Gil.

Sejamos sempre solidários... Para continuarmos a ajudar quem mais precisa!





sexta-feira, 9 de março de 2018

Projeto Crescer na Cidadania, EAPN – Medida “Estratégia para a Educação e Cidadania"


Mais uma vez, e à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Agrupamento Afonso de Paiva irá ver dinamizado, na sua escola-sede, o Projeto Crescer em Cidadania. Este Projeto, dinamizado pelo Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, decorrerá a partir do dia 22 de janeiro e terá lugar durante as aulas de Oferta Complementar.
Durante as sessões, a técnica Paula Montez propõe-se abordar os temas “Cidadania, Democracia e Participação – a nossa Constituição” nos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade e “Cidadania, Direitos Humanos – os meus direitos e deveres como cidadãos/ãs” nos 8.º e 9.º anos de escolaridade. As sessões terão como objetivos, entre outros, compreender a relação entre direitos e deveres/responsabilidades, enfatizar a importância da participação de cada um na criação e na proteção dos direitos, o reconhecimento individual como cidadãos de pleno direito e a reflexão sobre os efeitos de exercício de cidadania.
Dá-se assim continuidade a uma parceria já de longa data e com resultados francamente positivos, ao mesmo tempo que se concretiza o tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento, “Educação para a Cidadania”.

A Coordenação da Promoção e Educação para a Saúde