Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ações de sensibilização sobre higiene oral na EB de São Tiago


No dia 17 de fevereiro, no âmbito do Projeto “Os Outros Connosco”, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), em parceria com a Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento, dinamizou, na Escola Básica de São Tiago, ações de sensibilização sobre higiene oral, designadamente sobre a importância de uma escovagem diária e correta dos dentes, entre muitos outros conselhos relativamente aos cuidados a ter para manter a saúde oral. 

Foi uma manhã muito enriquecedora para todos, tendo os alunos seguido com interesse esta temática que foi mais um importante contributo para a educação e promoção da saúde junto das nossas crianças.




segunda-feira, 2 de abril de 2018

Desporto Escolar – EB Afonso de Paiva acolheu 2.ª Concentração de Badminton para Infantis


No âmbito do quadro competitivo distrital do Desporto Escolar, a Escola Básica Afonso de Paiva, 
acolheu, no dia 28 de fevereiro, a segunda concentração distrital de Badminton para o escalão de Infantis Masculinos e Femininos.
Ao longo do dia, foram disputados diversos jogos/eliminatórias entre alunos e alunas das Escolas Básicas Afonso de Paiva, Cidade Castelo Branco, João Roiz e António Sena Faria de Vasconcelos. O encontro saldou-se por mais um grande evento desportivo que decorreu de forma excelente, tanto do ponto de vista organizacional e desportivo como pelo saudável convívio entre alunos e professores das diversas escolas. 

A classificação final dos alunos da EB Afonso de Paiva, orientados pelo professor Pedro Coelho, foi a seguinte:

• Infantis Masculinos – Rodrigo Pedro: 6.º lugar; David Ribeiro: 7.º lugar; Guilherme Lourenço: 9.º lugar, num total de 16.
• Infantis Femininos – Iris Martins: 5.º lugar; Joana Oliveira: 8.º lugar, num total de 10.

Esta foi a segunda concentração distrital de Badminton Infantis Mistos organizada, no presente ano letivo, pela EB Afonso de Paiva. A terceira e última concentração decorrerá na Escola Básica João Roiz, no dia 20 de abril.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Equipa de Basquetebol Infantis Femininos no Campeonato Distrital do Desporto Escolar

No dia 21 de fevereiro, a equipa de basquetebol da EB Afonso de Paiva, orientada pelo professor Pedro Coelho, deslocou-se à Covilhã para disputar a segunda jornada do campeonato distrital do Desporto Escolar no escalão de Infantil – Feminino, tendo jogado com a equipa da EB Pêro da Covilhã.

Depois de na primeira jornada ter vencido em casa por uma diferença de 24 pontos, desta vez, a Afonso de Paiva perdeu por uma diferença de 11 pontos. Não obstante o bom desempenho, o fator casa teve uma óbvia influência no desempenho das equipas, o que se repercutiu no resultado final, que ficou em 37 para a Escola Pêro da Covilhã e 26 para a Afonso de Paiva.

Alinharam pela Afonso de Paiva as alunas: Mariana Rodrigues; Nádia Silva; Elisabete Vorobyova; Bruna Antunes; Diana Martins; Beatriz Canheto; Eva Gomes; Luísa Duarte; Alice Peixinho; Alexandra Mouro; Inês Mendonça e Catarina Henriques. Acompanharam também a comitiva os alunos Alexandre Taborda e Duarte Toth com funções de arbitragem e secretariado ao jogo.

O próximo jogo realiza-se no dia 21 de março, na Escola Afonso de Paiva.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1505-equipa-de-basquetebol-infa…

segunda-feira, 26 de março de 2018

EB1 de Sarzedas na Antártida

No dia 23 de fevereiro de 2018, os alunos da EB1 de Sarzedas receberam uma notícia da Antártida! A bandeira que idealizaram entre si e que depois foi desenhada e enviada para a Antártida chegou ao seu destino: The Brunt Ice Shelf – latitude 75º39`07.9``S – longitude 26º51`51.1``W.

Esta atividade inseriu-se no projeto eTwinning “Polar Science - Antártica (a flag)”.

O Dia da Antártida é um evento anual celebrado no dia 1 de dezembro, data da assinatura do Tratado Antártico em 1959. Este enorme continente tornou-se assim a maior massa de terra no mundo que não possui uma bandeira ou um símbolo que represente propriedade ou soberania. Após quase cinquenta anos, o Tratado da Antártida continua a brilhar como um raro farol de cooperação internacional. Para celebrar este marco da paz na nossa civilização e dar esperança e inspiração para as gerações futuras, pede-se às escolas de todo o mundo que promovam uma lição sobre a Antártida e elaborem bandeiras. Estas são depois entregues a cientistas que se deslocam a esse continente para desenvolverem os seus trabalhos de investigação durante o verão austral. Após o regresso do portador da bandeira, são disponibilizadas as fotos do local onde a mesma esteve e é entregue um certificado com as coordenadas exatas da sua viagem ao sul.



A bandeira elaborada pelos alunos da EB1 de Sarzedas seguiu viagem com uma dupla de cientistas: Rachel, da Universidade de Leeds, e Izzy, da Universidade de Bristol. Antes da partida, a Rachel mandou a seguinte mensagem para os alunos:

“Quando estivermos lá, iremos desde The Falklands para o continente antártico no navio RRS Ernest Shackleton. No caminho, iremos atravessar o gelo marinho, onde iremos fazer medições de radar e medir as propriedades da neve (temperatura, salinidade, densidade, etc.). O radar atua como um "mini satélite" e o objetivo é melhorar as medições de satélite sobre o gelo marinho ".

Após o regresso, a Izzy mandou a seguinte mensagem para os alunos:

“Olá! Obrigado pela bandeira, ela foi levada para a plataforma de gelo Brunt na Antártida! Nós somos cientistas do gelo a bordo do navio RRS Ernest Shackleton, e estivemos a investigar o gelo marinho que rodeia a Antártida, usando um instrumento de radar. Queremos descobrir quão grosso é o gelo do mar, porque é uma parte importante do clima da Terra.”

Escusado será dizer que a alegria dos alunos foi enorme quando viram as fotos da sua bandeira no continente mais a sul do mundo. http://www.afonsopaiva.pt/…/1504-eb1-de-sarzedas-na-antarti…




sábado, 24 de março de 2018

Equipa de Futsal Infantis Masculinos da EB Afonso de Paiva no quadro competitivo do Desporto Escolar

No 2.º período, a equipa de Futsal Infantis Masculinos, orientada pelo professor Pedro Feliciano, iniciou a sua participação no quadro competitivo distrital da modalidade, no âmbito do Desporto Escolar, tendo já disputado dois jogos com equipas de diferentes localidades.
No dia 24 de janeiro, foi realizado o primeiro jogo, em Alcains, com a equipa do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, tendo a Afonso de Paiva vencido por 2-4. Mais recentemente, no dia 21 de fevereiro, a nossa escola recebeu a equipa do Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha, mas, desta feita, não conseguiu manter o nível anterior, tendo a equipa adversária vencido por 2-6.
Prepara-se agora o próximo encontro, que se realizará também na nossa escola, no dia 7 de março, esperando-se recuperar a vantagem com que a formação da EB Afonso de Paiva iniciou esta fase competitiva.

Embora todos joguem para vencer, acima de tudo, importa que os alunos continuem a valorizar a prática desportiva, seguindo os valores que lhe são inerentes: adotar hábitos de vida saudáveis, respeitar regras e adversários, sabendo vencer e perder, e assumindo sempre, dentro de um sólido espírito de grupo, uma postura de empenho e de compromisso. O desporto continua, assim, a promover a formação integral dos nossos alunos, contribuindo de forma importante para o seu harmonioso desenvolvimento corporal, cognitivo e social, proporcionando, simultaneamente, bem-estar físico e emocional.








quinta-feira, 22 de março de 2018

Ações de Sensibilização sobre gestão de resíduos no AE Afonso de Paiva

A Valnor - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos do concelho, tem vindo a fazer, todos os anos, campanhas de informação e sensibilização junto da população escolar. Nesse âmbito, e no que diz respeito ao Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, várias têm sido as intervenções nas diversas escolas que o integram. No corrente ano letivo, por exemplo, as Escolas Básicas de S. Tiago e do Castelo participam num projeto desta empresa, o concurso intitulado “A Viagem da Embalagem”. Esta atividade pretende contribuir, segundo a própria empresa, “para um maior compromisso de toda a comunidade escolar na prevenção da produção de resíduos urbanos, bem como alertar para a importância da reciclagem dos resíduos, em particular das embalagens de cartão para alimentos líquidos”. O concurso decorre até 18 de maio de 2018 e consiste na separação de embalagens de cartão para alimentos líquidos, tais como leite, sumos, natas, sopas, entre outros, para serem posteriormente recicladas.

Para além disso, as escolas do Agrupamento receberam eco-bags para distribuir pelas respetivas salas e contentores de recolha de papel (vulgarmente conhecidos por “papelões”) para complementar ou substituir os já existentes.

Na sequência destas campanhas, tiveram lugar também sessões de informação e sensibilização nas turmas dos 6.º e 8.º anos da escola-sede, ao longo do mês de fevereiro. Nestas, que decorreram nas aulas de Oferta Complementar, o técnico responsável, Fernando Nunes, falou sobre os resíduos sólidos, o seu impacte sobre o planeta e como proceder para minimizar as consequências da sua produção. Foi também abordada a política dos 3 Rs, nomeadamente no que diz respeito à Redução, Reutilização e Reciclagem dos resíduos, no sentido de alertar os jovens para a importância de cuidar do nosso Mundo para o qual lançamos, todos os dias, muitas toneladas daquilo a que chamamos habitualmente “lixo”.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1501-acoes-de-sensibilizacao-so…