Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Projeto Crescer na Cidadania, EAPN – Medida “Estratégia para a Educação e Cidadania"


O Agrupamento Afonso de Paiva teve mais uma vez o privilégio de receber o núcleo regional da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza na sua escola-sede para dinamizar sessões de esclarecimento no âmbito do Projeto Crescer em Cidadania. 

Estas sessões, que tiveram início no dia 22 de janeiro e se prolongaram até ao dia 16 de fevereiro, decorreram durante as aulas de Oferta Complementar e nelas as técnicas daquela entidade, que mantém uma saudável parceria com o agrupamento há já alguns anos, abordaram os temas “Cidadania, Democracia e Participação – a nossa Constituição” e “Cidadania, Direitos Humanos - os meus direitos e deveres como cidadão/ã”. O primeiro foi dinamizado nas turmas de 5.º, 6.º e 7.º ano e o segundo nos 8.º e 9.º anos de escolaridade e apresentaram como objetivos fundamentais compreender a relação entre direitos e deveres/responsabilidades, enfatizar a importância da participação de cada um na criação e na proteção dos direitos, o reconhecimento individual como cidadãos de pleno direito e a reflexão sobre os efeitos do exercício da cidadania, entre outros. 

As sessões decorreram de forma tranquila, com a participação entusiasta de todos os alunos e iniciaram-se com a visualização de um pequeno vídeo no qual se encontravam representados alguns dos direitos e deveres de cada cidadão, após o que responderam a um inquérito que lhes foi apresentado. No final de cada sessão, os grupos de alunos apresentaram aos colegas as respostas ao referido inquérito, as quais foram comentadas pelas técnicas presentes. Em algumas das sessões esteve também presente a Enfermeira Odete Vicente, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, uma vez que se prevê, para breve, uma parceria entre aquelas duas entidades.




 






















sábado, 7 de abril de 2018

EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de Janeiro


O ano começou bem e, logo no dia 5 de janeiro (antecipámos a data), comemorámos o “Dia de Reis”. As coroas, que elaborámos com muito empenho, não podiam faltar. Tivemos também a companhia das técnicas da Associação Amato Lusitano, que nos puseram a pensar sobre o que faríamos se fôssemos Rei ou Rainha por um dia. As ideias foram deslizando para o papel e, no final, o painel construído demonstrou que somos justos, altruístas e sensíveis aos problemas que nos rodeiam. 

A 19 fomos visitados pelas técnicas do Núcleo Distrital de Apoio à Vítima (NAV), que nos propuseram jogar o “Jogo das Cidades”. A iniciativa tentou chamar-nos a atenção para certas características, ações e profissões que se associam às meninas e aos meninos e sensibilizar-nos para atitudes e comportamentos não discriminatórios, alertando-nos para a importância da promoção da Igualdade de Género. Nós seremos responsáveis por nos tornarmos adultos, cidadãs e cidadãos mais responsáveis e promotores de valores e dignidade igualitários para todos. 

No final do mês, a 22, os professores Tiago e Micaela da Escola de Dança Art’Kompany, brindaram-nos com mais uma aula de dança. E foi ao som de várias músicas latinas que nos envolvemos e exprimimos através da dança. No fim, fomos nós os protagonistas e a prof.ª Micaela tentou acompanhar-nos na nossa versão do “Despacito”. 

Mais um mês pleno, ao longo do qual não deixámos as tradições por mãos alheias e cantámos as “Janeiras” em várias instituições da cidade, juntando as nossas vozes às dos colegas da Escola da Mina.











quinta-feira, 5 de abril de 2018

Ações de sensibilização sobre higiene oral na EB de São Tiago


No dia 17 de fevereiro, no âmbito do Projeto “Os Outros Connosco”, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB), em parceria com a Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento, dinamizou, na Escola Básica de São Tiago, ações de sensibilização sobre higiene oral, designadamente sobre a importância de uma escovagem diária e correta dos dentes, entre muitos outros conselhos relativamente aos cuidados a ter para manter a saúde oral. 

Foi uma manhã muito enriquecedora para todos, tendo os alunos seguido com interesse esta temática que foi mais um importante contributo para a educação e promoção da saúde junto das nossas crianças.




segunda-feira, 2 de abril de 2018

Desporto Escolar – EB Afonso de Paiva acolheu 2.ª Concentração de Badminton para Infantis


No âmbito do quadro competitivo distrital do Desporto Escolar, a Escola Básica Afonso de Paiva, 
acolheu, no dia 28 de fevereiro, a segunda concentração distrital de Badminton para o escalão de Infantis Masculinos e Femininos.
Ao longo do dia, foram disputados diversos jogos/eliminatórias entre alunos e alunas das Escolas Básicas Afonso de Paiva, Cidade Castelo Branco, João Roiz e António Sena Faria de Vasconcelos. O encontro saldou-se por mais um grande evento desportivo que decorreu de forma excelente, tanto do ponto de vista organizacional e desportivo como pelo saudável convívio entre alunos e professores das diversas escolas. 

A classificação final dos alunos da EB Afonso de Paiva, orientados pelo professor Pedro Coelho, foi a seguinte:

• Infantis Masculinos – Rodrigo Pedro: 6.º lugar; David Ribeiro: 7.º lugar; Guilherme Lourenço: 9.º lugar, num total de 16.
• Infantis Femininos – Iris Martins: 5.º lugar; Joana Oliveira: 8.º lugar, num total de 10.

Esta foi a segunda concentração distrital de Badminton Infantis Mistos organizada, no presente ano letivo, pela EB Afonso de Paiva. A terceira e última concentração decorrerá na Escola Básica João Roiz, no dia 20 de abril.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Equipa de Basquetebol Infantis Femininos no Campeonato Distrital do Desporto Escolar

No dia 21 de fevereiro, a equipa de basquetebol da EB Afonso de Paiva, orientada pelo professor Pedro Coelho, deslocou-se à Covilhã para disputar a segunda jornada do campeonato distrital do Desporto Escolar no escalão de Infantil – Feminino, tendo jogado com a equipa da EB Pêro da Covilhã.

Depois de na primeira jornada ter vencido em casa por uma diferença de 24 pontos, desta vez, a Afonso de Paiva perdeu por uma diferença de 11 pontos. Não obstante o bom desempenho, o fator casa teve uma óbvia influência no desempenho das equipas, o que se repercutiu no resultado final, que ficou em 37 para a Escola Pêro da Covilhã e 26 para a Afonso de Paiva.

Alinharam pela Afonso de Paiva as alunas: Mariana Rodrigues; Nádia Silva; Elisabete Vorobyova; Bruna Antunes; Diana Martins; Beatriz Canheto; Eva Gomes; Luísa Duarte; Alice Peixinho; Alexandra Mouro; Inês Mendonça e Catarina Henriques. Acompanharam também a comitiva os alunos Alexandre Taborda e Duarte Toth com funções de arbitragem e secretariado ao jogo.

O próximo jogo realiza-se no dia 21 de março, na Escola Afonso de Paiva.
http://www.afonsopaiva.pt/…/1505-equipa-de-basquetebol-infa…

segunda-feira, 26 de março de 2018

EB1 de Sarzedas na Antártida

No dia 23 de fevereiro de 2018, os alunos da EB1 de Sarzedas receberam uma notícia da Antártida! A bandeira que idealizaram entre si e que depois foi desenhada e enviada para a Antártida chegou ao seu destino: The Brunt Ice Shelf – latitude 75º39`07.9``S – longitude 26º51`51.1``W.

Esta atividade inseriu-se no projeto eTwinning “Polar Science - Antártica (a flag)”.

O Dia da Antártida é um evento anual celebrado no dia 1 de dezembro, data da assinatura do Tratado Antártico em 1959. Este enorme continente tornou-se assim a maior massa de terra no mundo que não possui uma bandeira ou um símbolo que represente propriedade ou soberania. Após quase cinquenta anos, o Tratado da Antártida continua a brilhar como um raro farol de cooperação internacional. Para celebrar este marco da paz na nossa civilização e dar esperança e inspiração para as gerações futuras, pede-se às escolas de todo o mundo que promovam uma lição sobre a Antártida e elaborem bandeiras. Estas são depois entregues a cientistas que se deslocam a esse continente para desenvolverem os seus trabalhos de investigação durante o verão austral. Após o regresso do portador da bandeira, são disponibilizadas as fotos do local onde a mesma esteve e é entregue um certificado com as coordenadas exatas da sua viagem ao sul.



A bandeira elaborada pelos alunos da EB1 de Sarzedas seguiu viagem com uma dupla de cientistas: Rachel, da Universidade de Leeds, e Izzy, da Universidade de Bristol. Antes da partida, a Rachel mandou a seguinte mensagem para os alunos:

“Quando estivermos lá, iremos desde The Falklands para o continente antártico no navio RRS Ernest Shackleton. No caminho, iremos atravessar o gelo marinho, onde iremos fazer medições de radar e medir as propriedades da neve (temperatura, salinidade, densidade, etc.). O radar atua como um "mini satélite" e o objetivo é melhorar as medições de satélite sobre o gelo marinho ".

Após o regresso, a Izzy mandou a seguinte mensagem para os alunos:

“Olá! Obrigado pela bandeira, ela foi levada para a plataforma de gelo Brunt na Antártida! Nós somos cientistas do gelo a bordo do navio RRS Ernest Shackleton, e estivemos a investigar o gelo marinho que rodeia a Antártida, usando um instrumento de radar. Queremos descobrir quão grosso é o gelo do mar, porque é uma parte importante do clima da Terra.”

Escusado será dizer que a alegria dos alunos foi enorme quando viram as fotos da sua bandeira no continente mais a sul do mundo. http://www.afonsopaiva.pt/…/1504-eb1-de-sarzedas-na-antarti…