Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Desporto Escolar – Afonso de Paiva conquista lugar no Corta-Mato Nacional (Retrospetiva)

No dia 5 de fevereiro, a Escola Básica Afonso de Paiva participou no Corta-Mato Distrital, realizado na zona de lazer de Castelo Branco, no âmbito do Desporto Escolar, no qual esteve representada com uma comitiva de 42 alunos e 3 professores.
Nesta prova de forte impacto regional, participaram os alunos do distrito que se haviam apurado no Corta-Mato Escolar, tendo agora disputado os títulos de campões distritais nos diversos escalões e, ainda, o apuramento para o campeonato nacional.
Salientamos a excelente organização e a mobilização de um elevado número de alunos para este grande evento desportivo que Castelo Branco voltou a acolher, organizado pelos professores de Educação Física, com a colaboração da Câmara Municipal e a Cruz Vermelha de Castelo Branco.
Felicitamos todos os alunos pela sua entrega nesta prova. Relativamente aos resultados da EB Afonso de Paiva, destacamos o 3.º lugar coletivo conquistado pela equipa de Infantis A Masculinos, composta pelos alunos Miguel Alves e Carlos Gregório, da turma 5.º 1; Guilherme Martins e Francisco Duarte, do 5.º 2; Rui Ribeiro, do 5.º 4, e Daniel Antunes, do 5.º 5. Destacou-se ainda o aluno Cristiano Torrado, aluno do 7.º 6, que ficou em 3.º lugar distrital no escalão Iniciados Masculinos, conquistando assim o apuramento para o campeonato nacional, que se realizará nos dias 23 e 24 de fevereiro, nas Açoteias – Albufeira, em simultâneo com os Campeonatos Nacionais Universitários e o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto Federado. Ao Cristiano Torrado desejamos boa sorte nessa grande competição de âmbito nacional. http://www.afonsopaiva.pt/…/1469-desporto-escolar-afonso-de…




 

































quinta-feira, 17 de maio de 2018

Equipa de Futsal Iniciados da Afonso de Paiva estreia-se com vitória na fase de grupos (Retrospetiva)

 No âmbito do Desporto Escolar, a equipa de Iniciados de Futsal da Escola Básica Afonso de Paiva jogou, no passado dia 31 de janeiro, no nosso pavilhão, pelas 14:30 horas, o primeiro encontro da fase de grupos.
O jogo realizou-se com a equipa da Escola Básica João Roiz, tendo o resultado sido de 3-0 a favor da nossa equipa. Esta teve um comportamento de grande fair play para com os elementos mais frágeis da equipa, que se sentiram de igual para igual com os restantes jogadores, tanto da nossa equipa como da adversária. De destacar a exibição dos alunos João Vicente, do 9.º 5, e João Esteves, do 9.º 4, que marcaram um e dois golos, respetivamente. De notar, também, a grande réplica da equipa da escola João Roiz, que falhou um penálti, o que poderia ter alterado o rumo do jogo.
O próximo encontro será no dia 21 de fevereiro com a equipa da Escola António Sena Faria de Vasconcelos, nessa escola.





segunda-feira, 14 de maio de 2018

Palestra – “As Famílias de Hoje”



A equipa de docentes do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) do Departamento de Educação Especial do AE Afonso de Paiva tem o prazer de convidar a comunidade educativa a assistir à palestra “As Famílias de Hoje”, que decorrerá no próximo dia 15 de maio de 2018, no auditório da Escola Básica Afonso de Paiva, das 18h00 às 19h30.
Este encontro, destinado às famílias e à comunidade educativa em geral, terá como oradora Telma Alexandre, psicóloga do SNIPI no distrito de Castelo Branco, que nos falará do contexto e dos desafios que se colocam às famílias na atualidade.
Contamos com todos!
Foto de Agrupamento Afonso de Paiva.

16ª edição da Marcha Pelo Coração

"É já no dia 27 de maio que se realiza a Marcha Pelo Coração, evento promovido pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e pelo Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
A participação é gratuita e a organização oferece a t´shirt oficial aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que se inscrevam junto dos seus professores.
Esta é a imagem de fundo da t´shirt."


Retirado da página da APEF

Foto de Apef Castelo Branco.

1.ª concentração distrital de Badminton para Infantis (Retrospetiva)


EB Afonso de Paiva acolheu 1.ª concentração distrital de Badminton para Infantis
Realizou-se, no dia 30 de janeiro, na Escola Básica Afonso de Paiva, a primeira concentração distrital de Badminton para o escalão de Infantis (Misto), organizada pelos professores de Educação Física desta escola, no âmbito do quadro competitivo distrital do Desporto Escolar, tendo a Afonso de Paiva acolhido equipas de diversas escolas e localidades da região.
O dia foi marcado, como sempre, pelo bom espírito desportivo de todos os participantes, o convívio e a promoção da prática desportiva – em particular, nesse dia, do badminton, uma modalidade à qual muitos alunos e alunas têm aderido. No caso da EB Afonso de Paiva, desta vez, a representação dos alunos foi menor do que o habitual – nuns casos por motivos de doença, noutros por falta de autorização de encarregados de educação, entre outros constrangimentos. No entanto, relativamente aos resultados alcançados pelos nossos alunos, salientamos o 3.º lugar conquistado pelo aluno David Ribeiro e o 9.º lugar alcançado pelo aluno Guilherme Lourenço, ambos do 6.º 6.
O trabalho de alunos e professores continua, preparando a participação na próxima concentração deste escalão, que também se realizará na nossa escola, estando prevista para 28 de fevereiro.











EB S. Tiago – O (en)canto da tradição (Retrospetiva)

A tradição é para cumprir e nós lá vamos cumprindo. O cantar das Janeiras pelos alunos da EB de São Tiago realizou-se no dia 31 de janeiro. Primeiro fomos levar as canções até à sede do nosso Agrupamento e depois, já na nossa escolinha, cantámos com alegria as canções que aprendemos este ano. Sim, porque todos os anos as Janeiras são diferentes. Há quadras muito engraçadas!
Depois da atuação, uma cestinha correu pelos presentes para receber as guloseimas e o dinheirinho que é costume receber-se nesta altura. Para o ano haverá mais; assim hajam canções e professores para nos ensinarem...