Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

“Viagem pelo sistema cardiovascular…”


Não passou despercebida a exposição, no átrio da escola-sede, dos trabalhos elaborados pelos alunos de 6.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais sobre o sistema cardiovascular, que foi possível apreciar por toda a comunidade educativa entre os dias 23 de maio e 1 de junho.
De uma forma muito aprazível, esta exposição permitiu explorar vários conteúdos, tais como a constituição, morfologia e funcionamento do sistema cardiovascular, bem como os cuidados a ter para preservar a sua saúde.
Os trabalhos tridimensionais apresentados demonstraram bem a criatividade, dedicação e empenho depositados pelos alunos e seus familiares na planificação e execução deste desafio proposto pelos professores.
Foi assim possível promover a cooperação e o envolvimento da família nesta atividade, o que é sempre uma mais-valia…
Muitos PARABÉNS a todos os participantes pelo excelente trabalho desenvolvido!









Adaptado de www.afonsopaiva.pt

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Dia do Agrupamento Afonso de Paiva


O dia 1 de junho foi sinónimo de festa e boa disposição no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Logo pela manhã, e de sorriso nos lábios, os alunos foram recebidos por professores e pessoal não docente para a comemoração de mais um Dia do Agrupamento na escola-sede, onde se puderam juntar todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo.
À disposição das nossas crianças e jovens estavam inúmeras e divertidas atividades preparadas pelos vários departamentos curriculares, bem como por diversas entidades. Para os mais pequenos havia insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, pintura de seixos, bolas de sabão gigantes, a apresentação de um livro interativo (Taste4Kids) e diversas atividades desportivas. Já os mais crescidos da nossa população estudantil tiveram ao seu dispor matraquilhos humanos, atividades desportivas e de expressão artística, visionamento de curtas metragens da Pixar, ateliês diversos (“Sê tu o que és!”; “Experiencia a Diferença” e “Despertar para a Ciência”), uma “Abada de Histórias” na Biblioteca Escolar e um Coffee Break oferecido pela Escola Profissional Agostinho Roseta.
A escola esteve ainda decorada a preceito com diversas e educativas exposições de trabalhos preparadas por diversos departamentos curriculares, que puderam ser visitadas por todos os participantes.
Passou-se, assim, uma manhã repleta de aprendizagens menos teóricas, com muita diversão e boa disposição, um dia diferente no nosso percurso escolar.
À tarde, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo puderam ainda participar nas atividades organizadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no Parque da Cidade, para a comemoração do Dia Mundial da Criança.
À noite, a comunidade foi ainda brindada com um Sarau Musical de final de ano letivo, tendo o concerto sido apresentado no espaço exterior da escola-sede. A preparação do evento esteve a cargo do professor Carlos Vicente e participaram o grupo de Flautas de Bisel, o Clube Instrumental Orff; as turmas de 6.º ano, as Bandas de Turma de 7.º e 8.º anos e o Clube de Música.
Deixamos os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram nesta atividade – professores, pessoal não docente e parceiros, em especial à Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (Cataa), aos alunos do 2.º ano do Curso de Desporto e Atividade Física da ESE de Castelo Branco, à Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento (CLDS), à Associação EcoGerminar, à Escola Profissional Agostinho Roseta, à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e ao CRTIC de Castelo Branco.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva está de parabéns por mais uma iniciativa exemplarmente concretizada.
























Adaptado de www.afonsopaiva.pt

sexta-feira, 27 de julho de 2018

EB Mina – Escola Missão Continente


Ao longo do presente ano letivo, a turma do 2.º/3.º ano da escola da Mina participou no Programa Educativo “Escola Missão Continente”.
Aliando a diversão à aprendizagem, foram desenvolvidas algumas atividades interdisciplinares e alguns desafios sobre alimentação saudável e consumo responsável.
No dia 29 de maio, tivemos o prazer de receber na nossa escola uma Embaixadora Continente que conversou connosco sobre hábitos e estilos de vida saudáveis e ainda tivemos oportunidade de elaborar ementas saudáveis a partir da exploração de um jogo que foi oferecido à nossa escola.
No final, fomos contemplados um kit muito atrativo de produtos promocionais do Continente, o que nos deixou hilariantes.
Uma semana depois, fomos visitar a loja Continente da nossa cidade. Esta visita teve como objetivo conhecer parte do funcionamento e organização dos alimentos num supermercado e aprofundar conhecimentos e dicas para uma alimentação saudável e consumo consciente, abordando questões como a sazonalidade dos alimentos, a aquisição de produtos a granel, a sua reciclagem e o fim dado aos produtos em final de validade.
Mais uma vez, o Continente fez jus ao seu lema “O que rende é ir ao Continente”. Oferecendo-nos um delicioso lanche saudável e um grande saco com brindes para nos agradecer a nossa presença, mas nós é que agradecemos toda a disponibilidade e amabilidade com que nos receberam e por todos os ensinamentos que nos proporcionaram. Obrigada, Continente!










Adaptado de www.afonsopaiva.pt

terça-feira, 24 de julho de 2018

Jardim de Infância Quinta das Violetas – 2.º Prémio no concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas”


O jardim de infância Quinta das Violetas participou no Concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas”, promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura” do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Integrámos a nossa participação no projeto “Cientistas de Palmo e Meio à Descoberta do Reino Animal”, desenvolvendo o tema “ Cientistas de Palmo e Meio - experiências com leite”, com todas as crianças de 5 anos. Com a curiosidade natural dos nossos pequenos cientistas e com a participação de uma família, desenvolvemos este projeto que nos motivou e incentivou em todo o processo.
A partir de uma tradição, que neste caso foi a confeção do queijo pela avó da Carolina, a simpática e sábia avó Loreto, promovemos oportunidades de aprendizagem ativa às nossas crianças, com a realização de experiências com leite, seguindo procedimentos científicos.
O trabalho, entregue em março, foi selecionado pelo júri do concurso, tendo obtido o 2.º prémio. Foi com muito agrado que recebemos este prémio no auditório da Escola Superior Agrária, no dia 19 de maio, com um significado muito especial para as nossas crianças e educadoras pelas experiências vividas e pelas aprendizagens realizadas pelas nossas crianças, e, certamente, para as famílias dos nossos premiados, que também estiveram presentes e viveram connosco este interessante momento.
Uma outra tarefa se segue, pois o prémio recebido contém informação tão relevante, com diversos conteúdos de ciência, que nos motiva a explorar com as crianças estes materiais, e que muito contribuirão para novas aprendizagens.
Agradecemos, com muito carinho, a participação da avó Loreto, por nos revelar os seus saberes.
Ao Centro de Ciência, Tradição e Cultura” do Instituto Politécnico de Castelo Branco, expressamos o nosso agradecimento pela disponibilidade que sempre nos demonstra no apoio aos nossos projetos.









Adaptado de www.afonsopaiva.pt