Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

domingo, 12 de agosto de 2018

Dia do Agrupamento Afonso de Paiva

O dia 1 de junho foi sinónimo de festa e boa disposição no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Logo pela manhã, e de sorriso nos lábios, os alunos foram recebidos por professores e pessoal não docente para a comemoração de mais um Dia do Agrupamento na escola-sede, onde se puderam juntar todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo.
À disposição das nossas crianças e jovens estavam inúmeras e divertidas atividades preparadas pelos vários departamentos curriculares, bem como por diversas entidades. Para os mais pequenos havia insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, pintura de seixos, bolas de sabão gigantes, a apresentação de um livro interativo (Taste4Kids) e diversas atividades desportivas. Já os mais crescidos da nossa população estudantil tiveram ao seu dispor matraquilhos humanos, atividades desportivas e de expressão artística, visionamento de curtas metragens da Pixar, ateliês diversos (“Sê tu o que és!”; “Experiencia a Diferença” e “Despertar para a Ciência”), uma “Abada de Histórias” na Biblioteca Escolar e um Coffee Break oferecido pela Escola Profissional Agostinho Roseta.
A escola esteve ainda decorada a preceito com diversas e educativas exposições de trabalhos preparadas por diversos departamentos curriculares, que puderam ser visitadas por todos os participantes.
Passou-se, assim, uma manhã repleta de aprendizagens menos teóricas, com muita diversão e boa disposição, um dia diferente no nosso percurso escolar.
À tarde, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo puderam ainda participar nas atividades organizadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no Parque da Cidade, para a comemoração do Dia Mundial da Criança.
À noite, a comunidade foi ainda brindada com um Sarau Musical de final de ano letivo, tendo o concerto sido apresentado no espaço exterior da escola-sede. A preparação do evento esteve a cargo do professor Carlos Vicente e participaram o grupo de Flautas de Bisel, o Clube Instrumental Orff; as turmas de 6.º ano, as Bandas de Turma de 7.º e 8.º anos e o Clube de Música.
Deixamos os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram nesta atividade – professores, pessoal não docente e parceiros, em especial à Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (Cataa), aos alunos do 2.º ano do Curso de Desporto e Atividade Física da ESE de Castelo Branco, à Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento (CLDS), à Associação EcoGerminar, à Escola Profissional Agostinho Roseta, à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e ao CRTIC de Castelo Branco.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva está de parabéns por mais uma iniciativa exemplarmente concretizada.















Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Dia Mundial da Criança 2018


Nesta data, comemorada pela primeira vez em 1950, em que as crianças são o centro das atenções, a Câmara Municipal de Castelo Branco organizou, no dia 1 de junho, um evento cheio de alegria, cor, magia e muita animação.
Os alunos das várias escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento tiveram uma tarde animada no Parque da Cidade. Entraram no mundo dos crescidos e puderam ser pintores, expressando a sua arte, apresentadores de televisão e pasteleiros de deliciosos doces.
Os jardineiros deram vida às sementes e plantas, os carpinteiros aprenderam a martelar e os mecânicos a fazer a manutenção dos veículos automóveis.
Entre gargalhadas, correrias, saltos e muita dança, os meninos das nossas escolas adoraram a tarde que lhes foi proporcionada.
Porque ser criança é ser feliz com muito pouco, é desfrutar intensamente de todos os instantes da vida…
























Adaptado de www.afonsopaiva.pt

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

EB/JI do Castelo – Projeto “Nós e os Outros”: Atividades de maio 2018

Nesta primavera envergonhada, mas com a esperança de que o Sol nos visite este verão, a Associação Amato Lusitano proporcionou-nos uma ação sobre “Higiene e Cuidados com o Sol”, desenvolvida pela equipa da UCC - ULS de Castelo Branco.
Logo no início do mês, dia 3, também nos ajudou a fazer bonitos sacos, para oferecermos às mães.
Dia 10, foi o teatro que veio à nossa escola, pelos alunos da ETEPA, que nos apresentaram uma peça sobre “Negligência familiar”, mas de uma forma muito engraçada, a que nós adorámos assistir e depois experimentar – teatro de sombras. Chegámos à conclusão de que a Arte não tem limites e cada vez vamos experimentando novas e belas formas de comunicar.
Dia 30, tivemos nova sessão com a Raquel, técnica da Associação, e trabalhámos em grupo para falarmos, novamente, sobre “Igualdade de Géneros”.
Com os pés na terra, mas com vontade de levantar voo, dia 18, fizemos uma visita ao Aeródromo de Castelo Branco. Vimos e sentimos o ambiente que se vive nas instalações, nos aviões, no helicóptero dos bombeiros que já se encontra de prevenção para os incêndios, a vista magnífica da torre de controlo. Pena foi que não pudéssemos levantar voo.
Ponto alto, não de voarmos, mas darmos a possibilidade de voltar ao seu habitat, foi a libertação da “nossa” cegonha. Essa sim levantou voo, agradeceu e seguiu o seu caminho, no dia 11 de maio.
Bem, só nos falta dar notícias dos nossos vestidos e camisolas para o desfile “Pano Cru”. A azáfama tem sido grande, primeiro com os esboços e agora já na confeção dos mesmos. Mas o trabalho tem dado os seus frutos…Estão a ficar giros!...
http://www.afonsopaiva.pt/…/1668-eb-ji-do-castelo-projeto-n…













Adaptado de www.afonsopaiva.pt