Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

sábado, 18 de agosto de 2018

31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco


Comemorou-se, no passado dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. No Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, o dia assinalou-se um pouco mais cedo, a 30 de maio, com várias sessões de esclarecimento acerca dos malefícios do tabaco no auditório da escola-sede, por uma equipa de profissionais de saúde do Centro de Saúde de São Miguel, de Castelo Branco, responsável pelas consultas de cessação tabágica.
As sessões centraram-se nos efeitos que o cigarro tem no nosso organismo, bem como em imagens e campanhas antitabágicas. Não querendo recorrer a um lugar comum, deve ser dito que, ainda assim, cada imagem valeu por mil palavras e certamente dissuadiu a maioria dos presentes de alguma vez darem início a tão nefasto vício. Bem audíveis na plateia foram também as diversas manifestações de rejeição perante essas visualizações.
No final, todos tiveram direito a uma fita comemorativa do Dia Mundial Sem Tabaco, a ser colocada no pulso, para não esquecer.
Parabéns aos organizadores e, em especial, às oradoras por terem transmitido tão bem a sua mensagem.










Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

“Sê tudo o que És” e “Experiencia a Diferença”


No dia 1 de junho comemorou-se o Dia do Agrupamento. Para assinalar a efeméride, o Departamento de Educação Especial, em parceria com o SPO, desenvolveu duas atividades que se interligaram: “Sê tudo o que És” e “Experiencia da Diferença”.
Na atividade “Sê tudo o que És” foi visionado o filme “A Estrela que tu ÉS”. Após a visualização do filme, os alunos escreveram mensagens alusivas à vida, à aceitação e à forma como cada ser humano é único nas suas diferentes componentes. O resultado final traduziu-se num cartaz que foi exposto no hall de entrada da Escola Afonso de Paiva.
Num outro espaço decorreu a atividade “Experiencia a Diferença”, onde foi apresentada uma mostra de tecnologias de apoio para pessoas com limitações. Estas permitem que os indivíduos se sintam confortáveis, seguros e o mais autónomos possível. Algumas das tecnologias foram manuseadas pelos alunos.
Para a realização desta atividade contámos com a colaboração do CRTIC de Castelo Branco, a quem agradecemos a disponibilidade demonstrada.
As atividades tiveram como público-alvo alunos do 5.º ano e do 8.º ano de escolaridade, que, no decorrer das sessões, se revelaram atentos e interessados.










Adaptado de www.afonsopaiva.pt

domingo, 12 de agosto de 2018

Dia do Agrupamento Afonso de Paiva

O dia 1 de junho foi sinónimo de festa e boa disposição no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Logo pela manhã, e de sorriso nos lábios, os alunos foram recebidos por professores e pessoal não docente para a comemoração de mais um Dia do Agrupamento na escola-sede, onde se puderam juntar todos os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo.
À disposição das nossas crianças e jovens estavam inúmeras e divertidas atividades preparadas pelos vários departamentos curriculares, bem como por diversas entidades. Para os mais pequenos havia insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, pintura de seixos, bolas de sabão gigantes, a apresentação de um livro interativo (Taste4Kids) e diversas atividades desportivas. Já os mais crescidos da nossa população estudantil tiveram ao seu dispor matraquilhos humanos, atividades desportivas e de expressão artística, visionamento de curtas metragens da Pixar, ateliês diversos (“Sê tu o que és!”; “Experiencia a Diferença” e “Despertar para a Ciência”), uma “Abada de Histórias” na Biblioteca Escolar e um Coffee Break oferecido pela Escola Profissional Agostinho Roseta.
A escola esteve ainda decorada a preceito com diversas e educativas exposições de trabalhos preparadas por diversos departamentos curriculares, que puderam ser visitadas por todos os participantes.
Passou-se, assim, uma manhã repleta de aprendizagens menos teóricas, com muita diversão e boa disposição, um dia diferente no nosso percurso escolar.
À tarde, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo puderam ainda participar nas atividades organizadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no Parque da Cidade, para a comemoração do Dia Mundial da Criança.
À noite, a comunidade foi ainda brindada com um Sarau Musical de final de ano letivo, tendo o concerto sido apresentado no espaço exterior da escola-sede. A preparação do evento esteve a cargo do professor Carlos Vicente e participaram o grupo de Flautas de Bisel, o Clube Instrumental Orff; as turmas de 6.º ano, as Bandas de Turma de 7.º e 8.º anos e o Clube de Música.
Deixamos os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram nesta atividade – professores, pessoal não docente e parceiros, em especial à Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (Cataa), aos alunos do 2.º ano do Curso de Desporto e Atividade Física da ESE de Castelo Branco, à Amato Lusitano Associação de Desenvolvimento (CLDS), à Associação EcoGerminar, à Escola Profissional Agostinho Roseta, à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e ao CRTIC de Castelo Branco.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva está de parabéns por mais uma iniciativa exemplarmente concretizada.















Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Dia Mundial da Criança 2018


Nesta data, comemorada pela primeira vez em 1950, em que as crianças são o centro das atenções, a Câmara Municipal de Castelo Branco organizou, no dia 1 de junho, um evento cheio de alegria, cor, magia e muita animação.
Os alunos das várias escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento tiveram uma tarde animada no Parque da Cidade. Entraram no mundo dos crescidos e puderam ser pintores, expressando a sua arte, apresentadores de televisão e pasteleiros de deliciosos doces.
Os jardineiros deram vida às sementes e plantas, os carpinteiros aprenderam a martelar e os mecânicos a fazer a manutenção dos veículos automóveis.
Entre gargalhadas, correrias, saltos e muita dança, os meninos das nossas escolas adoraram a tarde que lhes foi proporcionada.
Porque ser criança é ser feliz com muito pouco, é desfrutar intensamente de todos os instantes da vida…
























Adaptado de www.afonsopaiva.pt