Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________
Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da comunidade educativa do agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - atualmente apenas na dísciplina de Ciências Naturais e/ou como atividade extracurricular.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Crianças dos jardins de infância do AE Afonso de Paiva em encontro com a Proteção Civil

No dia 25 de maio, os jardins de infância do Agrupamento participaram num encontro com a Proteção Civil, planificado no Plano de Atividades.
Enquanto educadores preocupados em transmitir valores de cidadania e de respeito pela natureza, orientámos o nosso projeto para ajudar as crianças a compreender e valorizar os serviços da Proteção Civil na Comunidade. Interpretar sentimentos e emoções dos outros em situações de catástrofe ajuda-as no seu processo de crescimento, promovendo condutas de entreajuda.
A nosso pedido, a Proteção Civil organizou este encontro, englobando diversos organismos que integram os serviços de proteção à Comunidade. Com o transporte dos grupos assegurado pelas Juntas de Freguesia de Castelo Branco e Sarzedas e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, os grupos reuniram-se no aeródromo de Castelo Branco.
Cada organismo efetuou uma demonstração dos serviços prestados à Comunidade. Organizaram-se por espaços, onde estavam expostos os respetivos veículos e materiais, interagindo com as crianças, que tiveram oportunidade de observar e manipular os utensílios necessários para cada atividade. As crianças tiveram, ainda, a possibilidade de conhecer o helicóptero do GIPS e de assistir a uma demonstração com os cães da GNR, observar os veículos e materiais dos Bombeiros, dos Canarinhos, dos Sapadores e da GNR, assistir a um filme sobre condutas a ter em caso de terramotos e visitar o carro do Comando de Operações de Socorro.
Prensando no futuro, os educadores destacam o papel desenvolvido por todos os organismos da Proteção Civil, que tornou esta ação muito positiva, promovendo aprendizagens muito significativas que frutificarão nas atitudes e comportamentos dos nossos alunos.
Será do interesse de todos nós ter em conta a disponibilidade revelada pela Proteção Civil para novos encontros.
A todo os que tornaram possível este encontro deixamos o nosso Bem-Haja!






























Adaptado de www.afonsopaiva.pt

sábado, 18 de agosto de 2018

31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco


Comemorou-se, no passado dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. No Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, o dia assinalou-se um pouco mais cedo, a 30 de maio, com várias sessões de esclarecimento acerca dos malefícios do tabaco no auditório da escola-sede, por uma equipa de profissionais de saúde do Centro de Saúde de São Miguel, de Castelo Branco, responsável pelas consultas de cessação tabágica.
As sessões centraram-se nos efeitos que o cigarro tem no nosso organismo, bem como em imagens e campanhas antitabágicas. Não querendo recorrer a um lugar comum, deve ser dito que, ainda assim, cada imagem valeu por mil palavras e certamente dissuadiu a maioria dos presentes de alguma vez darem início a tão nefasto vício. Bem audíveis na plateia foram também as diversas manifestações de rejeição perante essas visualizações.
No final, todos tiveram direito a uma fita comemorativa do Dia Mundial Sem Tabaco, a ser colocada no pulso, para não esquecer.
Parabéns aos organizadores e, em especial, às oradoras por terem transmitido tão bem a sua mensagem.










Adaptado de www.afonsopaiva.pt

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

“Sê tudo o que És” e “Experiencia a Diferença”


No dia 1 de junho comemorou-se o Dia do Agrupamento. Para assinalar a efeméride, o Departamento de Educação Especial, em parceria com o SPO, desenvolveu duas atividades que se interligaram: “Sê tudo o que És” e “Experiencia da Diferença”.
Na atividade “Sê tudo o que És” foi visionado o filme “A Estrela que tu ÉS”. Após a visualização do filme, os alunos escreveram mensagens alusivas à vida, à aceitação e à forma como cada ser humano é único nas suas diferentes componentes. O resultado final traduziu-se num cartaz que foi exposto no hall de entrada da Escola Afonso de Paiva.
Num outro espaço decorreu a atividade “Experiencia a Diferença”, onde foi apresentada uma mostra de tecnologias de apoio para pessoas com limitações. Estas permitem que os indivíduos se sintam confortáveis, seguros e o mais autónomos possível. Algumas das tecnologias foram manuseadas pelos alunos.
Para a realização desta atividade contámos com a colaboração do CRTIC de Castelo Branco, a quem agradecemos a disponibilidade demonstrada.
As atividades tiveram como público-alvo alunos do 5.º ano e do 8.º ano de escolaridade, que, no decorrer das sessões, se revelaram atentos e interessados.










Adaptado de www.afonsopaiva.pt