Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

"Comer Bem, Aprender Melhor": Ação de sensibilização para pais e encarregados de educação

A educadora Madalena Nunes realizou, nos dias 22 e 23 de setembro, uma ação de sensibilização sobre o projeto "Comer Bem, Aprender Melhor" para todos os alunos do 1º ciclo da EB Afonso de Paiva e EB de São Tiago.
Esta ação teve os seguintes objetivos: alertar os pais para a importância de uma alimentação saudável, informar sobre  as regras de funcionamento do refeitório, melhorar o funcionamento do mesmo, sensibilizar para a importância do pequeno almoço e para o consumo de uma peça de fruta a meio da manhã.
Educar bem, é o melhor e o mais seguro investimento do futuro e é por isso que as escolas têm cada vez mais responsabilidade no “debitar” de informação sobre hábitos de uma alimentação saudável.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem vindo, gradualmente, a desenvolver esforços para se transformar num espaço promotor de saúde, valorizando a educação alimentar, não só através dos conteúdos curriculares, mas também através de uma oferta alimentar equilibrada e diversificada, tanto nos refeitórios como nos bares, para que os alunos sejam progressivamente capacitados para fazerem escolhas mais saudáveis. 

Sem comentários: