Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rastreio visual gratuito da Óptica Lucas

Esta segunda-feira, dia 26 de Novembro, tivemos na Escola dois Optometristas a fazer um rastreio visual aos alunos do 9º Ano. Esta atividade, realizada gratuitamente pela Óptica Lucas, teve como finalidade fazer o despiste de problemas a nível da visão entre os alunos das turmas daquele nível de escolaridade e será repetida, para os 5º e 7º Anos nos próximos períodos letivos.
É de salientar o saudável convívio entre os alunos que esperavam a sua vez (última foto).




terça-feira, 20 de novembro de 2012

"Fumar fica-te a matar"

A Pulmonale (Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro), com os apoios da Global Lung Cancer Coalition (GLCC), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Lilly Portugal, assinala, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão (Lung Cancer Awareness Month). O mês escolhido foi Novembro. Fica aqui um dos posters usados na campanha.


Prevenção do Abuso contra as Crianças

Por razões várias, não nos foi possível lembrar aqui esta efeméride no próprio dia. Mas, por outro lado, este tipo de situações não devem ser tidas em consideração num único dia do ano mas sim todos os dias ao longo do mesmo. Por isso aqui fica a chamada de atenção: não façamos nem deixemos fazer mal às crianças!


O Coordenador do PES

Uma dica para todos os pais... e não só!

A revista Educadores de Infância apresenta uma secção onde vai lançando algumas dicas. Gostei desta e resolvi partilhá-la aqui.


O Coordenador do PES

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Em mais de 20 países, crianças e jovens em ação por um mundo mais sustentável


World Days of Action / Dia internacional das Eco-Escolas

No próximo dia 7 de novembro celebra-se aquele que é o primeiro de muitos Dias Mundiais de Ação, em que as crianças de estabelecimentos de ensino que fazem parte do Programa Eco-Escolas,  se juntam numa jornada global de contribuição ativa para a construção de mundo melhor. Das Bahamas ao Cazaquistão, do Quênia ao Japão , jovens vão participar em ações lideradas por estudantes para um mundo mais sustentável,
Em Portugal  mais de 150 Eco-Escolas já se comprometeram a participar através de realização de diversas ações de intervenção na comunidade.

O Dia Internacional das Eco-Escolas (World Days of Action) é uma iniciativa Foundation for Environmental Education (FEE) que coordena a rede Eco-Schools internacional em 52 países. Em Portugal o Eco-Escolas e o World Days of Action- Dia internacional das Eco-Escolas são dinamizados pela  Associação Bandeira Azul(ABAE).

Este dia é concebido para capacitar crianças e jovens para a mudança necessária a um mundo mais sustentável, envolvendo-os em aprendizagens ativas  e orientadas para a ação.
 Jan Eriksen, presidente da (FEE), refere a propósito do WDA: "Inspirar os jovens numa idade em que a educação ambiental pode ter um impacto substancial sobre o seu comportamento na vida adulta, é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta. Ao educar e apoiar as nossas crianças através do primeiro do que esperamos venham a ser muitos Dias Internacionais das Eco-Escolas, o Eco-Escolas está a fazer a diferença agora e para o futuro."

Histórias, vídeos e fotos sobre o Dia Internacional das Eco-Escolas em todo o mundo vão ser apresentadas no site internacional Eco-Escolas: www.eco-schools.org/wda
 Estudantes e professores de diferentes cidades e países também poderão comunicar através do site para inspirar, aprender e criar sinergias entre Eco-Escolas de todo o mundo.

As ações lideradas pelas Eco-Escolas portuguesas serão ainda premiadas pela  Staples Portugal - através da atribuição de cheques –desconto no valor global de 2000€.

* As escolas que até agora se inscreveram para participar no Dia Internacional das Eco-Escolas são de: Bahamas, Bulgária, China, Croácia, Chipre, República Checa, Inglaterra, França, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, Jordânia, Cazaquistão, , Letónia, Lituânia, Malta, Holanda, Quénia e Portugal.