Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Em mais de 20 países, crianças e jovens em ação por um mundo mais sustentável


World Days of Action / Dia internacional das Eco-Escolas

No próximo dia 7 de novembro celebra-se aquele que é o primeiro de muitos Dias Mundiais de Ação, em que as crianças de estabelecimentos de ensino que fazem parte do Programa Eco-Escolas,  se juntam numa jornada global de contribuição ativa para a construção de mundo melhor. Das Bahamas ao Cazaquistão, do Quênia ao Japão , jovens vão participar em ações lideradas por estudantes para um mundo mais sustentável,
Em Portugal  mais de 150 Eco-Escolas já se comprometeram a participar através de realização de diversas ações de intervenção na comunidade.

O Dia Internacional das Eco-Escolas (World Days of Action) é uma iniciativa Foundation for Environmental Education (FEE) que coordena a rede Eco-Schools internacional em 52 países. Em Portugal o Eco-Escolas e o World Days of Action- Dia internacional das Eco-Escolas são dinamizados pela  Associação Bandeira Azul(ABAE).

Este dia é concebido para capacitar crianças e jovens para a mudança necessária a um mundo mais sustentável, envolvendo-os em aprendizagens ativas  e orientadas para a ação.
 Jan Eriksen, presidente da (FEE), refere a propósito do WDA: "Inspirar os jovens numa idade em que a educação ambiental pode ter um impacto substancial sobre o seu comportamento na vida adulta, é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta. Ao educar e apoiar as nossas crianças através do primeiro do que esperamos venham a ser muitos Dias Internacionais das Eco-Escolas, o Eco-Escolas está a fazer a diferença agora e para o futuro."

Histórias, vídeos e fotos sobre o Dia Internacional das Eco-Escolas em todo o mundo vão ser apresentadas no site internacional Eco-Escolas: www.eco-schools.org/wda
 Estudantes e professores de diferentes cidades e países também poderão comunicar através do site para inspirar, aprender e criar sinergias entre Eco-Escolas de todo o mundo.

As ações lideradas pelas Eco-Escolas portuguesas serão ainda premiadas pela  Staples Portugal - através da atribuição de cheques –desconto no valor global de 2000€.

* As escolas que até agora se inscreveram para participar no Dia Internacional das Eco-Escolas são de: Bahamas, Bulgária, China, Croácia, Chipre, República Checa, Inglaterra, França, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, Jordânia, Cazaquistão, , Letónia, Lituânia, Malta, Holanda, Quénia e Portugal.
 

Sem comentários: