Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boas Festas!

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva
 e a
Coordenação da Promoção da Educação para a Saúde
 desejam a todos um
FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

“Conversas com a Família” – Saúde Infantil

Com o objetivo de abrir espaços e caminhos para a participação da família e criar expetativas positivas na interação com o Jardim de Infância, o Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva promoveu, no dia 27 de novembro, pelas 20 horas, no auditório a Escola Afonso de Paiva, o colóquio “Conversas com a Família”, subordinado ao tema “Saúde Infantil”.

Como cooperante nesta atividade, tivemos a colaboração da pediatra Dr.ª Maria dos Anjos, que se disponibilizou para responder aos anseios e dúvidas das famílias sobre alguns aspetos da saúde infantil. Abordou temas pertinentes, tais como alimentação, enurese noturna, rotinas diárias e regras na infância, respondendo, numa linguagem simples e clara, às questões que lhe foram sendo colocadas pelos presentes.

O Departamento de Educação Pré-Escolar agradece à Drª Maria dos Anjos a sua simpatia e disponibilidade, assim como às famílias que connosco estiveram como participantes nesta atividade.

A Coordenadora do Departamento

                Isaura Gil



domingo, 15 de dezembro de 2013

Comemorado mais um "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"

No passado dia 3 de dezembro de 2013, a Direção e o Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva promoveram a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, subordinada ao tema “Unidos nas diferenças para a Cidadania”, com o objetivo de educar para a cidadania, sensibilizar a comunidade educativa para a diferença, promover a inclusão e dar visibilidade à oferta do Agrupamento na área de Educação Especial.


Para ver a reportagem fotográfica, clique aqui ou sobre a imagem.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Parlamento dos Jovens

Debate “Drogas: Evitar e enfrentar as dependências”
 
No dia 27 de novembro de 2013, pelas 15h30, realizou-se, no auditório do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na presença do Diretor do Agrupamento, Professor Rui Duarte, da Coordenadora do Projeto Parlamento dos Jovens, Professora Dulce Barata, e do Professor João Diogo, colaborador na implementação do referido Projeto, um debate intitulado “Drogas: Evitar e enfrentar as dependências”.
Para abordar esta temática, foram convidadas a Dr.ª Cecília Dias, Presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência do Distrito de Castelo Branco, e a Dr.ª Teresa Beirão, Psicóloga Clínica no Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco. Num auditório repleto de alunos, foram explanados temas como o perigo no consumo de substâncias psicoativas, que suscitaram um aceso debate. No decorrer desta sessão, foram ainda levantadas questões sobre a prevenção e o consumo de drogas e como evitar a sua utilização no meio escolar. No final do debate, procedeu-se a alguns esclarecimentos sobre o programa Parlamento dos Jovens.

                                                                                                                Professor João Diogo











quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher

Para assinalar o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher - 25 de novembro de 2013, a Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano, em colaboração com os alunos da EB S. Tiago, prepararam um movimento simbólico que consistiu na distribuição à comunidade de colheres de pau decoradas por alunos do 1º ciclo das escolas locais, entre as quais a escola básica S. Tiago e jovens do projeto “A vida a cores", gerido pela associação, às quais foram anexadas brochuras com o lema da campanha e informação útil sobre a temática da violência.

Esta iniciativa teve como principal objetivo desmitificar crenças e estereótipos e divulgar os apoios disponíveis para as vítimas de violência doméstica, sendo urgente lançar um alerta à comunidade para agir perante este flagelo!

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Nos dias 14 e 20 de novembro, a EREBAS comemorou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.
No dia 14, realizou uma atividade no auditório da Escola Afonso de Paiva para as turmas com alunos surdos e alunos com necessidades educativas especiais, através de uma sensibilização acerca da língua dos surdos. Para que os alunos “vestissem” o papel de um surdo, efetuou-se um jogo de mímica em que um aluno representava por gestos uma palavra ou conceito. As três equipas tiveram sucesso ao mimar as palavras sorteadas. Os restantes alunos (público) adivinhavam a respetiva palavra. No final, aprenderam alguns gestos/saudações com a equipa da EREBAS – formadora de Língua Gestual Portuguesa (LGP), intérprete de LGP, terapeuta da fala e professor de educação especial. A atividade culminou com a entrega de um marcador com o abecedário em LGP.
No dia 20, no Jardim de Infância Quinta das Violetas, efetuou-se uma árvore através da técnica da estampagem das mãos que simbolizavam as folhas da árvore e ao mesmo tempo o instrumento de comunicação dos surdos. Também aqui os alunos conheceram a equipa da EREBAS e com ela aprenderam alguns gestos que poderão utilizar para comunicar com o seu colega surdo.
Graças à grande aceitação, motivação e posteriores solicitações para a realização deste tipo de atividades, podemos inferir que foram um êxito.

Brevemente, efetuaremos uma visita ao Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, solicitada pelo Coordenador dos cursos aí ministrados, Carlos Jorge Fernandes, para efetuar uma sensibilização sobre a cultura dos surdos.



 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

MOVIMENTO CONTRA O DISCURSO DE ÓDIO

Ódio Não

O Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos online é uma campanha do Sector de Juventude do Conselho da Europa, que vai decorrer até 2015, e é feita pelos jovens e com os jovens, online e offline.

Mais informações aqui.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Liga Portuguesa Contra o Cancro apresenta “Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer”

I Edição do Concurso de Desenho e de Composição


O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) apresentou no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a I Edição do Concurso de Desenho e de Composição “Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer”, que visa sensibilizar para a importância da alimentação saudável na prevenção da doença e, particularmente, da doença oncológica.

“Para Bem Crescer, Bem Terás de Comer” é o nome atribuído ao I Concurso de Desenho e de Composição sobre Alimentação Saudável que a LPCC-NRC promove no ano letivo de 2013/2014. Apresentado publicamente no Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro), os resultados do concurso são apresentados a 24 de maio de 2014, data em que se assinala o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

Para mais informações, consulta a página da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Comemoração do Dia da Alimentação no JI de Freixial do Campo



No dia 16 de outubro
Foi o “Dia da Alimentação”.
Fizemos salada de fruta
Que faz bem ao coração.

Logo de manhãzinha
Começámos a trabalhar
Mas antes de cortar a fruta
Tivemos de a descascar.

Juntámos pêra,
Banana e maçã.
Pêssego e ananás
E, no fim, romã.

Sumo de laranja
Foi bom acrescentar
Para ficar deliciosa
Pronta a saborear.

Salada de fruta colorida
Saborosa parecia estar
Mas até ao almoço
Não a podíamos degustar.

Finalmente chegou a hora
De a saladinha provar
Estava docinha e gostosa
Que a queríamos comer sem parar.
 
Depois do almoço
Uma história para ouvir e ver
Falava de uma princesa
Que a sopa não queria comer

Com fantoches no fantocheiro
O Primeiro Ciclo a representar
Para os meninos e meninas
Que andam no Pré- escolar.

Depois deste dia bem passado
Ficámos todos a saber:
Temos de comer fruta e legumes
Se saudáveis quisermos ser.

                                                                                                      Alunos do 1º Ciclo
                                                                                                      Freixial do Campo

Dia Mundial da Alimentação

Projeto “O peixe é fixe!” e história “A Ovelhinha que veio para jantar”

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, os professores do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva realizaram algumas atividades, das quais destacamos a história “A OVELHINHA QUE VEIO PARA JANTAR”, contada a algumas turmas do 1.º ano, na Biblioteca de S. Tiago, e a apresentação do projeto “O PEIXE É FIXE”, no auditório da Escola Afonso de Paiva, levada a cabo pela Associação Portuguesa de Nutricionistas e pela ALIF (Associação da Indústria Alimentar pelo Frio), para o 4.º ano. Ambas as atividades tiveram como objetivo sensibilizar as crianças para os benefícios de uma alimentação correta, dando, no caso, mais destaque às frutas, aos legumes e ao peixe.

As crianças foram muito recetivas, gostaram e, ao que parece, aprenderam. Resta saber se os pais vão ser solidários com a ideia e começam a utilizar mais estes produtos nas suas receitas…. Esperamos que sim!



















Hasteamento da Bandeira Verde Eco-Escolas

GALARDÃO ECO-ESCOLAS PARA AGRUPAMENTO AFONSO DE PAIVA

 A Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva celebrou no dia 23 de outubro uma distinção pelo seu trabalho em educação ambiental, tendo hasteado a Bandeira Verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que, através desse galardão, atribui ao Agrupamento o estatuto de Eco-Escola. O acontecimento juntou professores, alunos e funcionários, tendo ainda contado com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Luís Correia, e da Engenheira Otília Caetano, representante da Autarquia no Programa Eco-Escolas.  

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva recebeu a Bandeira Verde no Encontro Nacional “Dia das Bandeiras Verdes”, como reconhecimento de todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo de 2012/2013. O prémio enquadra-se no Programa Eco-Escolas a que o Agrupamento Afonso de Paiva se candidatou em parceria com a Autarquia de Castelo Branco. O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito internacional que visa estimular ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A Bandeira Verde de novo hasteada na sede do Agrupamento foi um momento simbolicamente importante, pelo reconhecimento dos projetos desenvolvidos numa área que desde há muito constitui uma das prioridades do Projeto Educativo do Agrupamento Afonso de Paiva.


















Ficam aqui também dois pequenos vídeos da cerimónia.