Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

Projeto “O peixe é fixe!” e história “A Ovelhinha que veio para jantar”

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, os professores do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva realizaram algumas atividades, das quais destacamos a história “A OVELHINHA QUE VEIO PARA JANTAR”, contada a algumas turmas do 1.º ano, na Biblioteca de S. Tiago, e a apresentação do projeto “O PEIXE É FIXE”, no auditório da Escola Afonso de Paiva, levada a cabo pela Associação Portuguesa de Nutricionistas e pela ALIF (Associação da Indústria Alimentar pelo Frio), para o 4.º ano. Ambas as atividades tiveram como objetivo sensibilizar as crianças para os benefícios de uma alimentação correta, dando, no caso, mais destaque às frutas, aos legumes e ao peixe.

As crianças foram muito recetivas, gostaram e, ao que parece, aprenderam. Resta saber se os pais vão ser solidários com a ideia e começam a utilizar mais estes produtos nas suas receitas…. Esperamos que sim!



















Sem comentários: