Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dia internacional da pessoa com deficiência

Como já aqui havia sido noticiado, teve lugar na Escola um "Sarau" comemorativo do Dia internacional da pessoa com deficiência. Fica então aqui, como prometido, a reportagem fotográfica dessa atividade do Departamento do Ensino Especial. Os nossos agradecimentos à Coordenadora por nos ter facultado as fotografias e o texto que apresentamos a seguir:

"Realizou-se, no passado dia 3 de Dezembro, no auditório do Agrupamento Afonso de Paiva, um colóquio e sarau cultural para assinalar o dia internacional da pessoa com deficiência e subordinado ao tema “Vi(ver) no teu ...nosso mundo”
O evento, que assinalou o dia internacional da pessoa com deficiência, visou integrar o plano anual de atividades da nossa escola, que tem por âmbito, no ano letivo 2012-2013, os temas centrais energia-água-floresta e resíduos.

O dia internacional da pessoa com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas.

O departamento de educação especial lembrou ainda a “ Declaração Universal dos Direitos do Homem" que diz: "... todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, logo, às crianças e jovens com NEE, deve a escola e a sociedade que os espera mais tarde, oferecer um ambiente de oportunidades, interação e desenvolvimento capaz de os tornar cidadãos que saibam comunicar e viver no seu (nosso) mundo da forma mais feliz possível, mas sempre ao seu ritmo."

Para ver a reportagem fotográfica carregue aqui ou sobre a fotografia.

Sem comentários: