Escola Básica Afonso de Paiva - Castelo Branco
______________________________________________________

Breve introdução - a necessidade da existência do Projeto

A Escola, entendida como espaço de cidadania, de convívio e de educação, necessita de um Projeto que sugira temas prioritários a abordar no âmbito da "Educação para a Saúde", dinamize atividades que promovam a saúde individual e/ou coletiva de todos os que fazem parte da comunidade educativa e que faça a articulação das iniciativas entre os vários ciclos de escolaridade. Face à legislação em vigor, os temas considerados prioritários são a "Alimentação e Actividade Física", "Consumo de substâncias psicoativas", "Sexualidade", "Infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH/SIDA" e "Violência em meio escolar". A seleção dos conteúdos para cada um destes temas teve em consideração as caraterísticas da Comunidade Educativa do Agrupamento e as especificidades das áreas onde serão prioritariamente desenvolvidos - nas disciplinas curriculares (C. Naturais ou outras), em Cidadania e Desenvolvimento, no Vós Alunos e/ou como atividade extracurricular.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Vive na boa! – jogo digital na área da educação para a saúde


images
 Numa iniciativa da HUMANUS – Associação Humanidades, acaba de ser lançado um jogo digital, testado e adaptado em contexto escolar, sobre igualdade de género, sexualidade responsável, prevenção do consumo de drogas, alimentação saudável e atividade física/desporto.
O jogo «Vive na boa!»disponível em linha para utilização pelas escolas, é um jogo do tipo «role-play» em que, ao longo do seu desenvolvimento, cada personagem é chamada a dar opinião sobre temas diversos e a ter diferentes atitudes.
O jogo permite o acesso a uma biblioteca sobre temas como a roda dos alimentos, receitas saudáveis, excesso de peso e obesidade, mitos sobre as drogas, evolução da história das ideias sobre feminino e masculino, direitos sexuais e reprodutivos, planeamento familiar, interrupção voluntária da gravidez, entre vários outros.
(Adaptado da página da Biblioteca: ver aqui)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional da Trissomia 21

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Trissomia 21. E porquê o dia 21 de Março para assinalar a Trissomia 21? Trata-se da data em que, há 50 anos, foi publicada a descoberta da sua causa, isto é, da existência de um cromossoma extra naquele que devia ser o par de cromossomas número 21.
Pode também ser designado Mongolismo (por analogia com a semelhança que os indivíduos portadores desta condição apresentam com as pessoas da Mongólia) ou Síndrome de Down e, para além das caraterísticas fisionómicas peculiares, traduz-se também num défice cognitivo e perturbações comportamentais. 
Trata-se de uma situação que acarreta algumas adaptações a nível social, familiar e escolar, pelo que devemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para ajudar os indivíduos com este síndrome  na sua integração na sociedade.


Links para outras notícias relacionadas:

- Diferenças
- Jornal Expresso
- Página de Saúde do Sapo
- SIC Notícias
- Down cooking

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

No próximo dia 2 de Abril, Terça-feira, irá celebrar-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. No sentido de ajudar nesse processo de consciencialização, e tendo em consideração que é uma problema que afeta um cada vez maior número de indivíduos, o Departamento de Educação Especial, em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde, vai desenvolver um conjunto de atividades que envolvem as diferentes escolas do Agrupamento. Assim, para além de diversas sessões de esclarecimento com as turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo, apresentadas pela ex-professora da Escola EB 2,3 Afonso de Paiva e ela própria mãe de um menino diagnosticado com autismo, Daniela Santos, será apresentado, ao longo de todo o dia, às turmas do 9º ano, o filme de animação "Mary and Max - Uma amizade diferente" que descreve a relação por correspondência de uma criança australiana com um indivíduo americano portador do Síndrome de Asperger (uma forma de Autismo). Na sequência desta celebração, serão também realizadas ações de sensibilização, no dia 3 de Abril,  junto dos alunos do primeiro ciclo das Escolas EB1 da Mina e EB1 do Castelo, onde a professora se deslocará.
De forma a tornar este dia ainda mais especial, apela-se a todos os alunos, professores e restante comunidade educativa no sentido de trazerem vestidos, no dia 2 de Abril, uma peça de vestuário de cor azul, cor que foi escolhida para simbolizar esta data tão importante.
 
Participem ativamente, ajudando-nos a tornar o mundo um local mais acolhedor para as pessoas com Autismo! 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Rastreio dentário na Escola

 No dia 27 de Fevereiro, veio à nossa escola a higienista do Centro de Saúde para ver como estavam os dentes dos alunos. Segundo as palavras da mesma, aos alunos a que foram diagnosticadas cáries ou outros problemas, serão enviados cheques dentários, de forma a que possam, em consulta da especialidade, tratar os mesmos.